Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

terça-feira, 24 de julho de 2007

PRIMEIRA LOJA MAÇÔNICA DE CG agora é patrimônio histórico

Prefeito de Campo Grande - MS, Nelson Trad Filho assina o documento de tombamento do prédio


Governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli
Deputada estadual Celina Martins Jallad, que propôs o tombamento do prédio
O historiador Hildebrando Campestrini recebe a medalha constitucionalista
Arquiteto Leandro Puxian; presidente do Tribunal de Justiça - MS, João Carlos Brandes; governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli e autoridades militares


MOMENTO HISTÓRICO
Campo Grande viveu um momento histórico e único, no dia 11 de julho. O acontecimento de fundamental importância para a História do Estado ficou gravado na memória de todos que dele participaram: o tombamento do prédio da Loja Maçônica Oriente Maracajú, localizado na Avenida Calógeras, no centro de Campo Grande, por proposição da deputada estadual Celina Martins Jallad. A abertura oficial da solenidade foi feita pelo venerável da Loja Maçônica, Ciro Yonamine.
Com o prédio devidamente inscrito nos respectivos Livros de Tombo do Estado, passa a ser proibida a sua demolição, destruição ou mutilação, ampliação, modificação da fachada e do telhado, e reforma de piso, sem prévia autorização da Secretaria de Estado de Cultura.


HISTÓRIA VIVA
O prefeito Nelson Trad Filho assinou o decreto de tombamento do prédio da Loja Maçônica Oriente Maracajú, e destacou: “Declarar um prédio como parte do patrimônio histórico é muito importante porque chama a atenção da população e relembra a todos nós uma parte da história que permanece viva e está presente entre nós. Por aqui passaram pessoas ilustres que ajudaram a contar sobre esse movimento que, mais tarde, inspirou a criação do Estado de Mato Grosso do Sul”.
Com a assinatura, o prédio passa a ser declarado bem de interesse histórico e cultural, integrando-se às comemorações da luta pela democratização do país e, também, garantia dos valores dos homens e das coisas que fizeram a história sul-mato-grossense. (CG Notícias)

MATO GROSSO DO SUL
“No dia nove de julho de 1932, começava em São Paulo a Revolução Constitucionalista, apoiada pelo sul de Mato Grosso, cujas lideranças instalavam no dia 11 de julho de 1932 neste templo maçônico, o governo do Estado de Maracajú. Esta foi a primeira tentativa concreta de autonomia do sul. Essa epopéia cívica de redemocratização do país durou apenas 82 dias, mas ganhou força suficiente para, meio século após, fazer surgir o Estado de Mato Grosso do Sul”, explicou o historiador Hildebrando Campestrini, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul. (CG Notícias)


ENTREGA DE MEDALHAS
Ainda durante a noite de festa, a Loja Maçônica entregou 16 medalhas constitucionalistas para homenagear autoridades locais, como o prefeito Nelsinho Trad, o governador André Puccinelli, os presidentes da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos, da Câmara Municipal, Edil Albuquerque, do Tribunal de Justiça, João Carlos Brandes Garcia, oficiais do exército entre outros. As medalhas foram entregues pelo veterano do movimento Constitucionalista, Agostinho Alves da Mota, sob os acordes do hino de Mato Grosso do Sul executado pela banda do Exército.
A noite de festa reuniu autoridades de todas as esferas de governo, além de representantes de instituições, líderes da sociedade civil e veteranos do movimento constitucionalista.
(CG Notícias)

10º IMÓVEL TOMBADO
O prédio da Loja Maçônica ocupa, agora o décimo imóvel tombado na Capital, entre o que já estão documentados como patrimônio histórico, como o Obelisco, o Museu José Antonio Pereira, a Morada dos Baís, o Monumento símbolo da UFMS (paliteiro) entre outros. (CG Notícias)

ARREPIOS
Para mim que pude presenciar um ato de significante importância como esse, não restou outra alternativa senão conter os arrepios que me percorreram a alma e fizeram estremecer a emoção da cabeça aos pés.
Eu sempre valorizei a Cultura, a tradição de um povo e tudo o que se refere à sua manifestação e continuidade. E nesse dia pude participar ao vivo, de uma cerimônia que se perpetuará na lembrança de minhas ricas experiências vividas ao longo da carreira jornalística.

COLUNAS
A imponência do Templo Maçônico, o requinte das colunas geometricamente distribuídas pelo espaço majestoso do ambiente, os degraus que levam ao plano mais alto onde se sentam as autoridades, a pintura no teto fazendo alusão ao céu, definem a seriedade e o respeito que se deve ter ao adentrar um local tão sério, que guarda histórias muitas vezes não reveladas...

DR WILSON BARBOSA MARTINS
A presença do ex-governador Dr. Wilson Barbosa Martins, que também recebeu a medalha constitucionalista, valorizou ainda mais a importante celebração.
Tudo muito bem planejado e preparado para que o acontecimento fosse devidamente registrado. E assim foi...
Na esquina da Avenida Afonso Pena com a Avenida Calógeras já se percebia uma movimentação diferente, com o trânsito semi fechado através de cordas de isolamento, para receber os convidados especiais frente à Loja Maçônica.

11 de JULHO DE 1932
O ar de festa e celebração já tinha início na entrada, onde foi descerrada a fita que deixou à mostra a placa com os dizeres: “NESTE PRÉDIO, EM 11 DE JULHO DE 1932, POR OCASIÃO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA, FOI INSTALADO O GOVERNO DO ESTADO DE MARACAJÚ”. Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul