Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

SEBRAE espera receber 25 mil pessoas na Feira do Empreendedor durante os quatro dias

Campo Grande - A Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae em Mato Grosso do Sul na capital Campo Grande, até a abertura oficial, marcada para as 19h30 de ontem (22), já havia recebido 6 mil visitantes. A informação foi divulgada durante a abertura pelo diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. “Em 2008, a Feira do Empreendedor em Mato Grosso do Sul foi considerada a melhor daquele ano e a qualidade é superada a cada edição, como vemos este ano”, apontou o diretor.

A Feira do Empreendedor segue até domingo (25 de julho), das 14 às 22h, no Centro de Exposições Albano Franco. A entrada é gratuita.Carlos Alberto ainda lembrou que durante a crise econômica de 2009 o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil não aumentou e, mesmo assim, foram criados 1 milhão de novos empregos. “Quando o Brasil não cresceu, as pequenas empresas cresceram e empregaram. Hoje, vivemos um momento especial, em que temos a criação do Empreendedor Individual, com a meta de cadastrar 1 milhão de novos empresários. Em Mato Grosso do Sul, esse número é de 13 mil e na Feira são 500 novos empresários que vão gerar receita e empregos”, observou.

O início da cerimônia foi marcado pela passagem de uma comitiva pantaneira. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Luiz Claudio Sabedotti Fornari, comparou a comitiva a uma empresa. “Os pantaneiros que saem para a comitiva precisam ter gerência e técnica para não perderem o rebanho. Existe uma interação entre os pantaneiros, os animais e o meio ambiente”, destacou.

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, comentou a meta de visitas para a Feira do Empreendedor. “A meta da Feira é receber 25 mil visitantes em quatro dias. São pessoas com vontade de empreender e tenho certeza que novamente teremos uma avaliação positiva”, afirmou Nelson. O governador do estado, André Puccinelli, colocou o trabalho como fator essencial para o sucesso do evento. “Vamos trabalhar para garantir novamente o destaque a Mato Grosso do Sul", disse.

A proposta da Feira do Empreendedor é oferecer oportunidades tanto para empresários quanto para quem planeja abrir seu próprio negócio. O evento acontece até domingo, dia 25 de julho, e está aberto ao público. A programação está no site http://fe.sebraems.com.br.Serviço:Sebrae em Mato Grosso do Sul - (67) 3389-5499

Fonte:Agência SEBRAE

ORGÂNICOS oferecem opção de renda e produção saudável


Ator e produtor rural Marcos Palmeira compartilha sua experiência com a agricultura orgânica (Foto:Elcilne Holsback)

FEIRA DO EMPREENDEDOR

“Produção orgânica é viável, é rentável e a natureza agradece”. Seguindo este lema o ator e produtor rural Marcos Palmeira, realizou seu sonho de possuir uma propriedade rural totalmente natural, livre da utilização de agrotóxicos e com a integração como forte aliada. Proprietário da fazenda Vale das Palmeiras, localizada em Teresópolis (RJ), o produtor apresentou sua experiência e os bons resultados desse cultivo, durante a palestra Sistemas Agroecológicos de Produção, realizada na tarde desta quinta-feira (22) durante a Feira do Empreendedor, do Sebrae/MS.

O produtor, que defende a valorização pessoal e a preservação à natureza, apresentou aos participantes sua história, que teve início com a conscientização de seus funcionários. “Quando adquiri a fazenda, percebi que os agricultores não consumiam a produção da horta e pomar, isso porque eles sabiam os riscos dos agrotóxicos utilizados. A partir daí, percebi a importância dos alimentos produzidos sem veneno e decidi mudar a rotina do cultivo”, explica.

Com o apoio do sócio e engenheiro agrônomo Aly Ndiaye, Marcos Palmeira revolucionou o cultivo de hortaliças e legumes, adotou o replantio de florestas, a fabricação do adubo utilizado, a utilização dos próprios animais no combate às pragas e provou que a simplicidade e o respeito ao meio ambiente também podem oferecer bons resultados financeiros. “A produção orgânica não é novidade, é apenas um resgate da forma como nossos avós e bisavós trabalhavam na roça, sem o uso de produtos tóxicos, sem a destruição do meio ambiente. Isso reflete diretamente nos resultados da produção animal e na mesa e na saúde da população”.

Atualmente, a marca Vale das Palmeiras é a responsável por grande parte do abastecimento de orgânicos no Rio de Janeiro. Cerca de 86% de sua produção é destinada aos supermercados. “Ainda há o mito que os orgânicos são caros e inacessíveis. Cada dia mais esse mito se dissolve e tanto a população, quanto o produtor, percebem que sem gastar com agrotóxicos, a produção é mais barata, com produtos de qualidade e saudáveis. Temos que valorizar a terra, é dela que tiramos o que comemos”, finaliza Marcos Palmeira.

PAIS – O Programa de Agroecologia Integrada Sustentável (PAIS) e os grandes benefícios desse tipo de prática foram amplamente apresentados pelo engenheiro agrônomo Aly Ndiaye, que mostrou aos participantes o quanto é importante para os produtores de orgânicos, se adequar ao projeto e apontou o PAIS como um grande aliado ao produtor rural “O trabalhador do campo ainda é muito esquecido e o PAIS vem como um experimento de tecnologia social simples e eficaz”, garante.

Vale lembrar que a partir de 31 de dezembro de 2010, entra em vigor o decreto que torna obrigatória a necessidade de certificação para que um produto possa assumir a nomenclatura de “orgânico”. Produtos com selos de certificadoras não reconhecidas pelo governo ou sem qualquer tipo de certificação poderão ser multados e retirados de circulação.

A certificação é necessária para que, ao adquirir um alimento orgânico, o consumidor tenha garantia que ele foi produzido, processado ou armazenado sem o uso de adubos químicos ou defensivos agrícolas.

Serviços – A Feira do Empreendedor acontece até o dia 25 de julho, das 14 às 22 horas, no Centro de Exposições Albano Franco. A entrada é gratuita.

Para esta sexta-feira (23), a palestra magna: estratégia de Diferenciação – Caso de Sucesso Le Lis Blanc, traz a empresária de moda Traudi Guida, às 19h30.

Durante todo o horário de funcionamento da Feira do Empreendedor, são realizadas diversas palestras, oficinas, capacitações e rodadas de negócios nos 11 salões do evento.

São patrocinadores da Feira do Empreendedor 2010: Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Senar, Funar, Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB-MS/ Sescoop-MS), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Federação do Comércio de Bens e Serviços do MS (Fecomercio), Gol, Shopping Norte Sul Plaza, Sistema FIEMS, Banco do Brasil, Prefeitura de Campo Grande, Prefeitura de Dourados, Prefeitura de Três Lagoas e Governo do Estado de MS.
Fonte: Agência SEBRAE