Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

TESOURO SEM IGUAL - Publicado no jornal Correio do Estado

Comentou certa vez o discípulo, com o sábio: “Mestre, desde a minha infância eu orei a Deus pedindo sabedoria, e Ele me deu. Hoje, pergunto a Deus o que fazer com ela”. E o sábio perguntou: “Por quê?”. O discípulo respondeu: “Por onde quer que eu ande encontro grosseria, falta de educação, falta de respeito, maledicência. As pessoas perderam a noção do certo e errado, encontram sempre uma maneira de passar o outro pra trás... Isso me deixa indignado. Ao aplicar a minha sabedoria ela se perde em meio a isso tudo”.

O sábio respondeu: “Filho, a sabedoria é a mais alta aquisição que um ser humano pode ter. É um tesouro sem igual, de valor incalculável. Muitos a desejam, poucos a têm. Aplica sempre a sua sabedoria, pois ela te faz sentir-se mais valioso. Não importa quem a entenda ou não. A cada qual segundo o seu merecimento, e o seu é maior”. O discípulo alegrou-se.

 “Veja o sol”, prosseguiu o sábio. “Ele é soberano e nasce a cada dia, cumprindo a sua missão. Não importa que haja nuvens, elas estão sempre abaixo dele. O sol não se importa se alguém prefere chuva ou calor, ele cumpre o seu papel de aquecer e iluminar o planeta seguindo sua rota diária sem alterar qualquer movimento. Ele não se preocupa em agradar a todos, nem se esforça para descobrir o que é melhor para alguém insatisfeito, ele apenas segue sua rotina. Pense nisso e brilhe cada vez mais... Deixe as nuvens abaixo de você”, finalizou o sábio. O discípulo agradeceu e saiu da presença do mestre com a alma engrandecida e feliz.

O brilho pessoal é algo intransferível e admirado por muitos, mas algumas vezes ofusca e irrita quem está no escuro. Importante lembrar a mensagem do sábio referente ao brilho do sol, que brilha independente das nuvens.

Preste atenção em suas atitudes e ações. Nem sempre as coisas boas são valorizadas. É claro que isso não implica em deixar de lado o que é bom, mas valorizar quem está ao lado para receber o que você tem de bom. Muitas vezes desperdiçamos nossas qualidades em situações desfavoráveis. Valorize-se, dê o melhor de si pra quem é o melhor, só assim estarás evitando o desperdício.

E atenção: “Se você optar pelas coisas boas elas virão até você”. E é claro que é preciso ter sabedoria e discernimento para resolver os impasses do dia-a-dia. Mas resolver problemas nos deixa mais fortes e confiantes. Dedique algum tempo do seu dia para uma meditação audaciosa do que está te incomodando e entregue a solução do problema para o momento certo, o tempo vai agir. Quando você menos esperar a resposta virá ao seu encontro e como que num passe de mágica o que te incomodava vai perder força. 

A vida é um aprendizado onde muitas lições são colocadas ao seu dispor. Algumas fáceis de resolver, outras não. E de repente ela te coloca diante de uma prova de fogo... O que fazer? Bem, tem horas que as pessoas se assustam e pensam que não vão dar conta do recado. É importante seguir passo a passo as regras que a própria vida te impõe, levar em conta o lado bom do problema e solucionar com sabedoria.

A serenidade também é uma ferramenta importante, ela dá o devido suporte para saber contornar a situação com calma e buscar a solução adequada. Ao término do meu curso de II Grau recordo-me da rica mensagem deixada pela professora de Língua Portuguesa, no último dia de aula: “Lembrem-se sempre disso: É preciso ter serenidade para aceitar as coisas que não podem ser mudadas, coragem para mudar o que pode ser mudado e sabedoria para discernir um do outro”. Essa frase sempre me acompanhou!

 É preciso alimentar os pensamentos e a emoção com conteúdo saudável e forte para encarar as situações do dia-a-dia e as investidas que surgem de repente.  Especialize-se na sua força interior e na capacidade de construir suas próprias muralhas para impedir a entrada de nuvens. E continue a brilhar mais e mais. Pra finalizar a frase de Aristóteles: “O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz”. Tenham ótimos dias e muito brilho... UAU!
Publicado no jornal Correio do Estado 06.10.16