Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

domingo, 24 de junho de 2007

"Graal das Metáforas" é o novo livro de Rubênio Marcelo













Com o amplo Teatro Fernanda Montenegro (MACE) literalmente lotado, aconteceu, na noite de 05/06 p.p., em Campo Grande, o lançamento do Livro “Graal das Metáforas” do escritor Rubenio Marcelo. Foi um evento brilhante em todos os aspectos e digno de entrar para os anais da Literatura no Estado. Com as presenças de acadêmicos, poetas, escritores, jornalistas, convidados, e inúmeras autoridades de diversos segmentos da sociedade, a concorrida solenidade cultural foi coroada de pleno êxito. Os trabalhos de apresentação da pauta foram conduzidos pelo Cerimonial da UNIDERP.

Com prefácio do acadêmico Jorge Antonio Siufi, apresentação da acadêmica Enilda Mougenot Pires, além de comentários/"orelhas" de José Pedro Frazão e Ronaldo Cunha Lima, e posfácio de Adelaido dos Anjos, “Graal das Metáforas” - publicado com todos os padrões de modernidade pela Editora Viena (SP) - é o sétimo livro do acadêmico e poeta Rubenio Marcelo, que é também Secretário-Geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. A obra apresenta belíssimos sonetos e outros poemas da fase atual de produção do autor.

Falando sobre este novo livro de Rubenio Marcelo, a ilustre escritora e acadêmica Maria da Glória Sá Rosa (Profª Glorinha) enfatiza: “Rubenio Marcelo envereda por novos caminhos, surpreende o leitor com uma linguagem enxuta em que o uso de símbolos dá nova cor e brilho às idéias e sensações que ressurgem no espelho mágico da poesia”.

Reginaldo Araújo, presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, ressalta: “Ler poemas e sonetos de Rubenio Marcelo é ouvir a voz da natureza rindo e cantando”. A acadêmica e professora Raquel Naveira afirma, na obra: “Rubenio Marcelo deseja saciar a sede de beleza nas sagradas águas da Poesia e nos oferece a taça como novo cavalheiro do rei Artur. Seu trabalho poético traduz assim a eterna busca de si mesmo e do Ideal literário”.

O sonetista Geraldo Ramon Pereira assevera: “É admirável a arte com que o poeta Rubenio Marcelo consegue dosar, numa mesma poesia, o lógico e o incerto, o real e o imaginário, o racional e o subjetivo... Resultando daí uma química emocional que arrebata e transcende prazerosamente o leitor”.

O renomado poeta Ronaldo Cunha Lima, da Academia Paraibana de Letras, afirma, em seu comentário: “Ouvir Rubenio Marcelo, assim liberto em livro, é como escutar cantigas do vento à beira-mar, apascentando os olhos da gente com a sutilidade de seus versos”.

Já o acadêmico poeta Guimarães Rocha destaca: "Com forte linguagem de comparação, ora dialética, ora tensional ou distendida, Rubenio Marcelo lembra, às vezes, na ânsia libertária, o mais vibrante de todos os poetas brasileiros, o baiano abolicionista Antônio de Castro Alves, outras o pernambucano Manuel Bandeira, usando o verso livre, mas também as formas fixas da arte poética".

Em Campo Grande a obra pode ser adquirida nas Livrarias Lê (Shopping e Rua Antº Maria Coelho), Livraria Espaço Vip (Aeroporto), ou na própria Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.
Fonte: site da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras