Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

sábado, 2 de outubro de 2010

CÂMARA MUNICIPAL de Campo Grande faz homenagem especial a imigrantes

Fotos: $ônia Puxian

Dr. Paulo Siufi, presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, preside mesa de honra

Arquiteto Leandro Puxian recebe a placa das mãos do Dr.Paulo Siufi

Dança do Ventre agrada e anima os convidados

Bailarina dança entre os presentes e agita a noite

Homenageados de honra e convidados especiais lotam a Câmara

Quando a emoção fala mais alto o resultado é esse: coração acelerado, lágrimas furtivas escorrendo pelo rosto, arrepios invadindo o corpo. Motivo? Você já vai saber.

Em comemoração ao Dia da Imigração Síria, Libanesa, Turca e Palestina, a Câmara Municipal de Campo Grande homenageou na noite de 29 de setembro, representantes das quatro colônias em reconhecimento aos diversos e relevantes serviços prestados à Capital. Na oportunidade, estiveram presentes os vereadores João Rocha, Carlão, Dr. Loester, Dr. Jamal Salém e demais autoridades. A solenidade festiva reuniu personalidades de destaque da sociedade campograndense.


Dr. Paulo Siufi, Sônia Puxian, Zeina Siufi e Leandro Puxian

Sônia, Leandro e Jorge Puxian

Momento especial de muita emoção

O propositor da congratulação, vereador e presidente da Câmara Municipal, Paulo Siufi recordou, em breves palavras, o caminho realizado durante a sua passagem pelos referidos países homenageados, juntamente com a sua esposa Zeina Siufi e os três filhos. “Estive no Líbano, lá os tanques de guerra, os saldados armados, as barreiras militares nos intimidam, mas nos estimulam a lutarmos pela paz.

Na Síria uma culinária irretocável. Em Istambul, na Turquia, estivemos literalmente entre o ocidente e o oriente, sem perder as raízes, com a língua e cultura própria. A palestina do meu irmão, amigo Dr. Jamal. estivemos reunidos com autoridades, com a embaixadora do Brasil e presidentes de autarquias. Ouvi o clamor do povo palestino. O clamor desolado pelo muro da vergonha, que tanto nos envergonha. Não defendo o lado de cá ou de lá, defendo o ser humano. Passei por uma transformação nas águas do Rio Jordão e do Mar Morto, uma esperança no calor do deserto”, disse Siufi.

Para Marcelo Monteiro Salomão, que fez o pronunciamento em nome dos homenageados, disse estar orgulhoso por representar personalidades distintas em um evento que celebra a luta e a vitória dos que vieram atrás de um sonho. “A missão de representar os homenageados é mais difícil, do que me imaginava, contudo me sinto honrado por fazer parte desse seleto grupo de personalidades, não pelo motivo que fizeram vir ao Brasil , mas pelas ações que fizeram nesta terra”, destacou Salaomão.

“Atravessando mares em navios de segunda e terceira classe, já se vão mais de 100 anos de que adotamos e fomos adotados pela terra abençoada que é o Brasil. Nenhum momento deixamos de trazer em nosso peito a sua cultura, a arte de sua pátria mãe. Senhores imigrantes e descentes, a vossa pátria tem orgulho de todos vocês. Deixando vossas marcas em diversos setores das nações. Com passar dos anos consolidariam suas ações como profissionais liberais e políticos”, disse o Presidente da Associação Libanesa, Eid Toufic Anbar, ao fazer uso da palavra.(Assessoria Câmara Municipal)

Campo Grande tornou-se mais valiosa com a chegada desses imigrantes que trouxeram na bagagem o seguinte lema: “Trabalhar, acreditar, progredir e vencer”. Parabéns!


Leandro Jorge Puxian é filho de Jorge e $ônia Puxian e neto de Toros Puxian e Frida Puxian que vieram de Hadjim , na Armênia.
Após se estabelecerem em Campo Grande construíram aqui, nos idos dos anos 50, um dos primeiros prédios, o Edifício Puxian , o 1º com sacadas no Centro Oeste Brasileiro. A inauguração festiva foi marcada pela presença de autoridades militares e civis , com destaque para o Ilustríssimo Cônsul do Líbano, Assaf Trad , avô do atual Prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho.

Toros Puxian foi um dos pioneiros no ramo de calçados ao montar a primeira loja "Calçados Nova Armênia", na Rua 14 de Julho e mais tarde na Rua Dom Aquino. Frida Puxian sua esposa foi professora em vários países, entre eles a França e depois veio lecionar no Brasil. Esses imigrantes tiveram papel fundamental no desenvolvimento de Campo Grande trazendo na bagagem o ideal de crescer, prosperar e vencer. O fruto de seu trabaho é público e notório até os dias de hoje, refletido no edifício construído na rua mais movimentada da Capital e que abriga grandes negociantes.
Seguindo os passos de seus avós e do pai, Leandro especializou-se no ramo de construção. Antes disso ele trabalhou no comércio de calçados, roupa e comida no centro de Campo Grande, mantendo a tradição e pioneirismo no comércio da Rua Dom Aquino por mais de 60 anos consecutivos desde a época de seus avôs e pais.

Leandro é também Venerável Mestre da Maçonaria, um dos mais jovens a ocupar esse cargo, que exerceu por dois anos consecutivos ao ser reeleito por unanimidade.

Confira nome dos homneageados e quem fez a entrega:
Airton Saraiva e Ademar Ale Carlão - Boutros Asmar
Carlão - Jonnas Domingos
Cristõvão Silveira e Paulo Siufi - Eduardo Alexandre Jorge Warde
Flavio César - Nazih El Kadri
Flavio César - Juliano Tannus
Herculano Borges - Jamal Alvarenga Abess
Herculano Borges - Elias Saad Neto
Jamal Salem - Badere Machini
Jamal Salem - Mahmoud Youssef Sharain Salim
Jamal Salem - Joseph Sguir (In Memorian)
Jamal Salem - Talal Suleiman Mahmoud
Jamal Salem - Yahya Muhd Omar Said
João Rocha e Paulo Siufi - Jorge Kalache
João Rocha e Paulo Siufi - Alberto Kalache
Lidio Lopes - Soraya Saad Sayegh
Lidio Lopes - Victor Anache Ferzeli
Dr. Loester - Antonio Urt Filho
Paulo Siufi - Leandro Jorge Puxian
Paulo Siufi - Maruãn Omais
Paulo Siufi - Georges Elias Haddad
Paulo Siufi - Eduardo Youssef Ibrahim
Paulo Siufi - Bernardo Elias Lahdo
Paulo Siufi - Arthur Altounian
Paulo Siufi - Marcelino Chehoud Ibrahim
Paulo Siufi - Michel Grosn
Paulo Siufi e Jamal Salem - Ibrahim Kamel Mahjub
Paulo Siufi e Jamal Salem - João Jamil Anache
Paulo Siufi e Jamal Salem - Omar Fares
Paulo Siufi e Jamal Salem - Pierre Adri
Profª Rose - Marcelo Monteiro salomão
Prof ª Rose - Nidal Abdulahad Nunes Rios
Vanderlei Cabeludo e Dr. Paulo Siufi - Maurício de Baroos Jafar

Confira mais imagens

Leandro, Dr. Paulo Siufi, Jorge e Sônia Puxian

Leandro, Himad e esposa

Bruno, Leandro, Valteci, Jorge e Devair

Bernardo Lahdo, Leandro e Sônia

Valteci, Devair, Leandro, Bruno Arantes

Artur e Elisa Altounian

Sônia, Leandro, Imad, Bernardo Lahdo, Dr. Jamal, Abud Lahdo

Uma bela pizza foi servida para encerrar a noite festiva

Nenhum comentário: