Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

MUSEU DAS CULTURAS DOM BOSCO, em Campo Grande - Mato Grosso do Sul

Texto e fotos: $ônia Puxian

A onça pintada faz parte do acervo e não poderia ficar de fora

Na hora de se enfeitar e colorir os artistas esbanjam criatividade

Esculturas em variados formatos revelam a criatividade do artista

Objetos em cerâmica lindamente moldados e pintados à mão retratam a arte indígena

O material exposto é cuidadosamente acondicionado para ser exposto ao público

Coluna semanal no jornal FOLHA DO POVO

Na "Vitrine de Fotos" de hoje você vai apreciar a seqüência das imagens do “Museu das Culturas Dom Bosco” apresentadas na semana anterior, revelando a beleza e tradição do povo indígena. Passeando pelas imagens e apreciando a leitura você registra as dicas de hoje, com alguns itens que vão tornar seu dia-a-dia mais feliz. Anote aí: “Quando a saúde está boa o resultado é alegria de viver”. Viva bem!

PORTA DE ENTRADA
Você sabe alimentar-se direito? Muitas vezes sim, outras não. Fumar, consumir bebidas alcoólicas, dormir tarde, trabalhar muito, alimentar pensamentos negativos, tudo isso não vai trazer benefícios para o seu bem estar. O corpo é a porta de entrada para a saúde, desde que seja bem tratado. Como? Alimentando-se corretamente; praticando exercícios e caminhadas regularmente; reservando momentos para o laser e divertimento; dormindo regularmente no mesmo horário e, sobretudo tendo pensamentos positivos e otimistas.

CARDÁPIO SAUDÁVEL
Quanto à alimentação convém preparar um cardápio saudável onde frutas e legumes ocupem a preferência na hora de se alimentar. Massas, pães e doces devem ser abolidos do cardápio saudável, mas se for o caso de você apreciar muito uma bela macarronada, utilize o macarrão integral e bom proveito. Ah, prefira-o com molho de tomates naturais por serem mais saudáveis.

AVEIA E GRÃOS
Faça constante uso de grãos e aveia. Quer saúde? Leve esses ingredientes para o topo da lista. Está na moda consumir linhaça, seja em óleo, grãos ou farinha. Essa nova descoberta promete excelente resultados para evitar o colesterol e até emagrecer. Outro componente bastante em voga é o Ômega 3: faz bem para o coração, abaixa o triglicérides, rejuvenesce, traz disposição e energia, além de colaborar para o emagrecimento.


INTEGRAL
Com relação ao pão prefira o integral, ele contém os grãos que tanto beneficiam o organismo. E prefira requeijão light, ricota, queijos brancos com baixo teor de gordura e leite desnatado. Pra que tudo isso? Pra reduzir o temido colesterol... Pois é, hoje em dia uma série de compromissos invadem o dia-a-dia das pessoas no tocante à alimentação: evite isso, tome aquilo, e assim por diante. Acaba virando um ritual cansativo realizar uma refeição correta, nem sempre agradável...


ALERTA
Se você começar alternar o horário de ir para a cama seu relógio biológico começa a falhar e nem sempre você vai conseguir um sono saudável. Aí reside o perigo de entrar a famosa insônia. Se o seu corpo responde ao mesmo horário todos os dias é o sono natural que exige que você se recolha e durma bem. Mas se começar a alterar o horário vai gerar um desequilíbrio. Importante: não vá para a cama se o sono não estiver a caminho. A cama não é o melhor lugar para esperar ele chegar.

BOM LIVRO
A leitura é um bom método pra relaxar a mente. Mas atenção: leitura amena e tranqüila... O livro é o grande amigo do homem em todas as horas, principalmente antes de dormir. Selecione um bom livro e receba-o de braços abertos.

VOCÊ SABIA?
O chá verde emagrece. Por quê? Ele queima as calorias pelo fato de acelerar o metabolismo, além de desintoxicar e facilitar a digestão. Se consumindo frio ele atua com mais intensidade pelo fato de ter que aquecê-lo na temperatura do corpo, o que aumenta ainda mais o metabolismo. Mas atenção o seu consumo pode acelerar o coração, causar agitação e insônia. Não consuma-o a noite, nem em excesso e utilize-o sempre com acompanhamento médico.

LEMBRETE
Cuide também de sua mente. Ela é a dona do seu destino. O que você pensa vai determinar seu futuro e presente. O pensamento é o condutor do seu bem estar, porque tudo tem início na mente: coisas boas e ruins. Quem é o porteiro? Você! Portanto não deixe que coisas ruins invadam o seu bem mais precioso: seus pensamentos. Se isso acontecer substitua-os logo por outros melhores. Você pode, você deve. E lembre-se: o seu pensamento é que cria o seu sentimento de alegria ou tristeza. Vale a pena ficar no comando da portaria das suas emoções e pedir a referência do visitante. Se for boa pode entrar...

CONTA GOTAS
• Jericoacoara, em Fortaleza é um dos lugares que mais venta no mundo. A sua praia atrai os praticantes de surf, windsurf e também outros esportes radicais como o rallye e sandboard em suas dunas.
• A cidade mais arborizada do Brasil é Goiânia e do mundo é Edmonton, no Canadá.
• Rir é o melhor remédio: use e abuse, não tem contra-indicação!
• Chá verde emagrece, pois tira o desejo de comer e diminui a ansiedade.
• Tomar uma colher de sopa de óleo de coco antes da refeição emagrece.

PRA PENSAR
“O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz”. Aristóteles

Divulgado no Twitter e FACEBOOK da jornalista