Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Mato Grosso do Sul - 43 anos de progresso e desenvolvimento

 

Foto: Studio $P

Terra de imensas áreas verdes, grandes mananciais de água, vastas terras férteis, lindo pôr-do-sol, céu azul, grande número de araras dividindo o espaço urbano com o contínuo movimento de vai e vem de pessoas e carros, restaurantes com comidas típicas de várias regiões, a tradicional feira noturna, o comércio forte e próspero desenvolvido por gente da terra e um sem número de imigrantes: árabes, armênios, sírios, libaneses, paraguaios, japoneses, portugueses, turcos, italianos, entre outros, tudo de acordo com um único objetivo: crescer e desenvolver.

           E isso aconteceu de forma rápida e contagiante. Campo Grande é um exemplo disso. Quem aqui chegou por volta de 1977 bem sabe o tamanho do crescimento acelerado. O empenho de cada campo-grandense, fruto de muita dedicação e responsabilidade para que a cidade se desenvolvesse a passos largos, foi público e notório.

            A chegada de imigrantes de várias regiões também emprestou um novo cenário de crescimento com um colorido especial. Na bagagem a vontade de trabalhar serviu de combustível para levar adiante o sonho de crescer e prosperar. No ideal de vida eles trouxeram a força do trabalho, a coragem de lutar e a certeza de que para vencer é preciso batalhar muito. Resultado? Sucesso!

            Mato Grosso do Sul, criado em 11 de outubro de 1977,  é dono de uma parte do Pantanal, cidades lindas e admiradas por turistas de grande parte do mundo, com destaque para Bonito, Corumbá, Bodoquena, Piraputanga, entre outras; é um dos grandes produtores de gado, grãos, eucalipto, suínos, e tem uma parte do Aquífero Guarani presente em sua região, com uma área de 213.700 Km². E dessa forma o Estado, hoje com 43 anos, destaque no Agronegócio, com exportação substancial de seus produtos, comemora mais um aniversário no dia 11 de outubro.

            Rios importantes cortam suas terras e levam vida por onde passam, com destaque para: rio Aquidauana, Paraná, Taquari, Rio Verde, Coxim, Rio Negro; Rio Apa, Rio Aporé, entre outros.  O espaço seria pouco para descrever tamanha beleza onde a Natureza desenhou cenários únicos de esplendor e encantamento.

            Quem se lembra de Bonito? Impossível esquecer! Quem conhece Corumbá? Seus lindos passeios de chalana pelo rio Paraguai degustando peixes deliciosos; Carnaval animado que atrai grande número de turistas a cada ano; a riqueza dos minérios dessa região... São tantos atributos que é impossível nominar todos.   

            Como falar de Mato Grosso do Sul sem citar Pedro Pedrossian que governou por três vezes o Estado, sendo que a primeira ainda era Mato Grosso. Suas obras perpetuaram sua ação e determinação em fazer dessa cidade um marco de crescimento e desenvolvimento sem igual. O seu nome será sempre lembrado a cada passo, através de seus grandes feitos, com destaque para o Parque das Nações Indígenas; Parque dos Poderes; Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão; UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Hospital Regional Maria Aparecida Pedrossian entre outros. Suas obras traduzem a sua dedicação, com a certeza de que esse seria um Estado grandioso e próspero, como se confirma atualmente.

            A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias nos honra em ocupar um cargo de destaque e elevar o nome de Mato Grosso do Sul, como representante do Agronegócio em nosso país; igualmente destaque para os senadores Nelsinho Trad e Simone Tebet. Quanto orgulho e satisfação para os campo-grandenses ter representantes de alto nível levando o Estado para o mundo conhecer melhor.

            Existem muitos motivos para comemorar e celebrar o aniversário de Mato Grosso do Sul e o maior deles é morar nesse pedaço do Paraíso onde todos esses atributos da Natureza nos presenteiam a cada passo, com destaque para o Agronegócio que encabeça a lista da alta produtividade do setor no país.   

            Parabéns Mato Grosso do Sul! É uma honra fazer parte da sua história e acompanhar o seu crescimento a cada ano. Tenham todos muitas alegrias e grandes realizações...

                                                                                                                      Sônia Puxian - Jornalista