Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

ANOTE AÍ - na ponta da caneta

$ônia Puxian
A AMAZÔNIA É NOSSA?
Essa pergunta desperta muitas dúvidas. E não é pra menos. Pelo que se ouve falar e pelo que a imprensa divulga a coisa está mais séria do que parece. Eu andei pesquisando sobre o assunto e anotei alguns itens de fundamental importância para entender melhor o que acontece por lá.

PRIVATIZAÇÂO
Veja os dados que eu encontrei na Internet, veiculados no jornal Hoje do dia 11 de novembro de 2007: “O governo começa a privatização das reservas florestais na Amazônia. Pelo edital de licitação, que acaba de ser divulgado, três empresas vão explorar a madeira e todos os recursos naturais de uma floresta nacional de Rondônia, durante 40 anos. Noventa e seis mil hectares da Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia, vão ser entregues à iniciativa privada em três lotes. O governo espera assinar os contratos em março do ano que vem”.


EXPLORAR
E mais: “As empresas poderão explorar por até 40 anos produtos florestais como madeira, óleos, sementes, resinas, além de oferecer serviços como turismo ecológico e esportes de aventura. Em contrapartida, terão que investir no desenvolvimento social da região e seguir certos critérios”.

DERUBAR CINCO ÁRVORES
E pra completar: “A empresa só poderá derrubar cinco árvores a cada mil existentes numa área de um hectare, que corresponde a um campo de futebol. Onde o crescimento das espécies demorar 30 anos, a área terá de ser dividida em 30 partes, e só uma delas poderá ser explorada a cada ano. Parte do dinheiro obtido com a venda da madeira será repassado ao governo, que deve aplicá-lo na conservação de florestas e na fiscalização”, dizia a matéria.

QUEM VAI CONFERIR
Isso quer dizer que eles entram, se apossam e exploram. Quem vai conferir o número de árvores derrubadas? E a preservação da área como fica... Aí está a resposta encontrada na mesma matéria: “Essa área tem a fiscalização feita por um controle por satélite das atividades, tanto dos veículos que circulam na área quanto da atividade florestal em si, além de ser vistoriada pelo Ibama e pelo serviço florestal e com auditorias independentes a cada três anos”, afirmou o diretor geral do serviço florestal brasileiro, Tasso Azevedo”.

DESMATAMENTO
Mas tem outro detalhe: o projeto foi criticado por especialistas. O engenheiro florestal e professor da Universidade de Brasília, Eleazar Volpato, acredita que antes de conceder florestas públicas, o governo deveria impedir o desmatamento em áreas que já estão nas mãos da iniciativa privada. “Se o tratamento a ser dado for o que até hoje tem sido dado, eu não tenho nenhuma dúvida que nós vamos assistir a um desastre”, sentenciou.

BOI PIRATA
Já no site do Ministério do Meio Ambiente eu anotei a seguinte informação: “O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou no dia 2 de junho que o governo vai deflagrar este mês a operação - chamada por ele de "boi pirata" - para apreender gado criado em propriedades ilegais do ponto de vista ambiental e fundiário nos estados da Região Amazônica. A medida faz parte das ações para conter a tendência de desmatamento no bioma, confirmada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A partir do segundo semestre, as ações de combate ao corte da floresta também receberão reforço de 500 homens do Ministério da Justiça, oriundos de batalhões especializados, que serão o embrião do Guarda Nacional Ambiental. Minc também adiantou que 116 operações de fiscalização serão realizadas na região pelo Ibama até julho”.

PREOCUPANTE
E ainda: “Os alertas de tendência de desmatamento aumentaram de 4.974 km2, entre agosto de 2006 e julho de 2007, para 5.850 km2, entre agosto de 2007 e abril de 2008, o que, segundo o ministro, aponta para um provável aumento do desmatamento consolidado em 2008. "O dado é preocupante. Não vamos brigar com os termômetros e chorar a seiva derramada. Vamos agir", disse Minc, acrescentando, no entanto, que dificilmente haverá, em 2008, uma área desmatada menor que 11 mil km2, como o registrado em 2007, acrescentou Minc.

TERRA PROMETIDA
Pois é! Notícia, informação e pouca ação concreta. Quem cuida dessa riqueza? Quem controla as fronteiras? Como fica a exploração indevida desse manancial natural que envolve árvores, plantas medicinais, alimento, água, além do ar puro que lhe conferiu o título de Pulmão do Planeta... Ninguém sabe ao certo. Mas uma coisa é certa: os jornais noticiam a chegada de estrangeiros interessados em comprar terras na Amazônia, e o pior de tudo: estão comprando grandes glebas de nossa Terra Prometida. Nossa? Prometida a quem? Acordem... ACUDAM!