Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

VIRTUDES E EFEITOS COLATERAIS da nova forma de fazer jornalismo

O Jornalide, 5ª Jornada Acadêmica do Curso de Jornalismo da Anhanguera-Uniderp, está com as inscrições abertas

Os acadêmicos do Curso de Jornalismo da Anhanguera-Uniderp prepararam três dias de jornada, com palestras e oficinas diferentes e distribuídas em vários horários, para facilitar o acesso ao máximo de atividades. Os inscritos irão iniciar o 30 de novembro com dois palestrantes nacionais, e nos dias 1º e 2 de dezembro, podem fazer atividades pela manhã, tarde e noite.

A idéia central do evento é colocar em debate a nova forma do jornalismo contemporâneo. “Não que se tenha perdido a essência do jornalismo nos últimos tempos, mas não há como negar que as redes sociais, a nova ortografia, a facilidade proporcionada pelas novas tecnologias têm provocado avanços recheados de virtudes e efeitos colaterais”, afirma o professor da Disciplina de Projeto de Extensão à Comunidade, Carlos Kuntzel. E para trazer acadêmicos de todas as universidades, profissionais e interessados em comunicação para um encontro com esta realidade, é que os alunos do sexto semestre de Jornalismo da Anhanguera-Uniderp planejaram uma jornada diferente.

Para a abertura do evento, no dia 30, às 19 horas, o auditório do Bloco V da universidade será palco para uma palestra com o Jornalista Sandro Vaia, que vai falar do jornalismo e os novos meios. Sandro Vaia é a história do jornalismo do Brasil há meio século. Foram 37 anos de Grupo Estado, com destaque para os últimos seis, quando assumiu a direção de redação do Estado de S. Paulo. Inovador, dinâmico e crítico, acaba de lançar o livro “A Ilha Roubada - Yoani, a blogueira que abalou Cuba”, da editora Barcarolla. A proposta, segundo a acadêmica e uma das organizadoras do evento, Luzia Gonçalves, é que Sandro Vaia mescle sua própria história dentro do jornalismo com a modernização a que se chegou na atualidade.

Às 20h30 será a vez da Jornalista Thaís Naldoni, que irá falar das tendências do Jornalismo Digital e aplicação em redes sociais. A rapidez em apuração e textos, capacidade de organização textual, texto direto, informativo, sem "firulas", ter boas noções gramaticais e capacidade de atuar sob pressão, além das características de um profissional do on-line, darão o foco da palestrante, que vai falar ainda sobre as consequências da “farra” do copia e cola e das notícias mal apuradas, e muito mais sobre tudo o que envolve esse novo jornalismo. Thaís Naldoni é jornalista conceituada nesse meio, teve passagens pela Folha Online e Sportv, pela Revista Imprensa, foi apresentadora do programa “Imprensa na TV”, coordenadora de comunicação corporativa do Terra Networks e, atualmente, é gerente de Jornalismo da Imprensa Editorial Ltda.

Encerrado o primeiro dia de evento, os inscritos se preparam para uma agenda concorrida no dia seguinte. Às 8 horas, terão oficina com Marcos Vollkopf, na qual, depois de uma instrução bem detalhada do fotógrafo, os participantes saem para clicar nas ruas da cidade. O resultado da missão será analisado por Marcos Vollkopf e as fotos serão reveladas para uma exposição no dia seguinte. Enquanto isso, outra turma de oficineiros estará reunida com Jair Damasceno, Performer, Ator e Professor de Teatro. Diretor de Processos Criativos em Artes Cênicas. Compositor Coreográfico, que dará uma oficina sobre a linguagem corporal, elemento fundamental da comunicação humana.

Já no período da tarde, às 13 horas, a Fonoaudióloga Ariane Alves, ministra a oficina “A voz como instrumento de comunicação”. Nesta oficina com Ariane Alves, que é fonoaudióloga da Rede Mato-grossense de Televisão e especialista em Voz, os participantes terão, além da teoria, dicas práticas para melhorar a fala e valorizar este instrumento de comunicação. Na sequência, os participantes podem se dirigir ao estúdio da Rádio Uniderp FM, para a oficina “Nas ondas do rádio”, com o Jornalista Clayton Sales e o Técnico de Áudio Ciro Alex, que irão trabalhar particularidades do rádio e dar dicas técnicas de edição de áudio.

Simultaneamente a esta oficina, o Jornalista, especialista em media trainning, Paulo Cardoso, ministra a “De frente para a câmera”. Nesta oficina os participantes vão poder melhorar as suas habilidades no relacionamento com a imprensa ou com os assessorados, conhecendo detalhes de como se portar ou ensinar alguém a se portar diante de uma câmera. No período noturno deste mesmo dia, cada inscrito pode escolher entre umas das sete oficinas disponíveis, que são: ”Mudaram as regras ortográficas e não podemos errar mais”, com a Jornalista e Mestre em Letras, Vanessa Amin, ou a oficina de Multimídia, com o Cineasta Givago de Oliveira, “Quem mexeu no meu ipod”; ou conhecer tudo sobre Direito Autoral e Dano Moral – aspectos práticos, com o Advogado, José Carlos dos Santos.

E não para por aí, o Jornalista e Publicitário Tatá Marques vai falar de inovação com a oficina “Jornalismo sem fronteira”; a Jornalista Jacqueline Bezerra Lopes irá mostrar tudo sobre Reportagens Especiais e Investigativas; os Jornalistas Neiba Ota e Waldemar Gonçalves vão falar da experiência inédita do Diário Digital, a revolução do jornalismo on-line; ou ainda, o inscrito poderá participar da oficina da Jornalista e Assessora, Jacqueline Cordeiro, “Comunicação no Terceiro Setor, uma ferramenta estratégica”. Essa oficina pretende esclarecer e acrescentar conhecimentos nesta área, mostrando que a comunicação e o mercado de trabalho evoluíram muito neste setor e, portanto, é preciso adotar uma nova forma de fazer Comunicação, como sinônimo de estratégia.

No dia seguinte é a vez da Jornalista Angelica Sigarini sair para rua com uma turma para a oficina “Repórter Multimídia em busca da telereportagem”. Alunos e profissionais irão praticar tele pelas ruas de Campo Grande com uma profissional acostumada com as dificuldades dos acadêmicos e com preparo para a simulação de situações concretas do cotidiano do jornalista. O objetivo é buscar a notícia na rua, no lugar onde ela acontece. E este material captado será utilizado à tarde para a oficina de edição em telejornalismo.

Ainda no período da manhã, das 8 às 11 horas, 10 participantes poderão acompanhar a rotina de trabalho do Fotógrafo e Publicitário Picarelli Jr, com dicas em busca da melhor imagem.

No último dia, também, às 18h30min, será aberta a exposição de fotografias produzidas nas oficinas. Haverá também exposição de fotos do Fotoclube Pantanal e, ainda, um balcão de pré-sindicalização e sindicalização do Sindicato de Jornalistas de MS (Sindijor-MS).

Isso tudo será o cenário de início das atividades noturnas que contará com a palestra de motivação e stand up de Anderson Barão, que de forma muito divertida, vai ministrar a palestra motivacional que o tem levado para vários municípios, dentro e fora do Mato Grosso do Sul. Barão é o principal fomentador do sistema chamado "Humor Corporativo", onde faz praticamente um Stand-Up Comedy juntando assuntos de interesse dos participantes, ou seja, gargalhadas e aprendizado juntos em alta performance. Seu trabalho é reconhecido no Brasil e no exterior, em empresas e grupo de médio e grande porte. Na sequência, o jornalista Wagner Jean Rodrigues apresenta o stand up cultura "As coisas não estão bem claras”, que explora essas e outras questões, vídeo game é mesmo feito para crianças? Hoje a televisão não é educativa? A luta do preconceito que parte de uma mudança na língua portuguesa.

Encerrada esta etapa, todos poderão apreciar o que foi produzido em vídeo pelos alunos da oficina realizada pela manhã e editada à tarde. E, para fechar o evento, uma apresentação cultural com a banda Classic Blues e sorteio de vários prêmios, oferecidos pelos apoiadores do evento como o Comper, Anajustra, Sindicato dos Empregados no Comércio, Araci Willig Cabeleireira, Drogaria São Bento, Midiamax, Jornalista Isabela Ferreira e vereador Paulo Siufi.

Todo o evento pode ser acompanhado, desde já, pelo Facebook. Cada participante está sendo divulgado no perfil Jornada Acadêmica e na página Jornalide 2011 – Anhanguera-Uniderp. As inscrições podem ser feitas com a comissão organizadora da turma N60 de Jornalismo ou na Coordenação do Curso de Jornalismo. Mais informações pelos telefones (67) 9295 3570 – 9295 7430 – 3348 8094. O valor do investimento é de R$ 30 para profissionais e interessados e de R$ 20,00 para acadêmicos e estudantes em geral.

Divulgado no Twitter e Facebook da jornalista