sexta-feira, 29 de julho de 2011
PAIXÃO E AMOR NÃO SE MISTURAM
A cada semana eu escolho um tema do seu interesse e seleciono imagens para enriquecer ainda mais a sua leitura. Dessa vez escolhi Santa Rita de Caldas para ilustrar a página. Em maio acontece a Festa da padroeira da cidade, que se inicia com a quinzena à santa, depois a novena e durante este período ocorrem leilões de gado, desfile de cavaleiros e carros de boi.
Pôr-do-sol desenha cenários únicos em meio à vegetação
Milhares de romeiros visitam a cidade onde a padroeira Santa Rita é conhecida pelas inúmeras graças atendidas
Santa Rita de Caldas distante 265 km de São Paulo situa-se na região sul de Minas Gerais
Ar puro e tranqüilidade se unem para transmitir bem estar
***********************************************************************************
O tema dessa semana é "Amor e Paixão"
TROCA DE AMOR
“Quem ama de verdade não se machuca, nem machuca o outro. É claro que existem conflitos e crises entre duas pessoas que se amam, mas sempre há uma reparação, e as próprias crises contribuem para um aprofundamento da relação. Para mim, a verdadeira troca de amor, que começa com o amor por si mesmo, é a resposta tanto para a paz interior que buscamos quanto para a paz no mundo”. Louise Hay, do livro: Aprendendo a Gostar de Si Mesmo.
AMOR OU PAIXÃO
A relação entre duas pessoas esbarra algumas vezes na mesma dúvida: amor ou paixão? Os dois se confundem, mas na verdade existe uma diferença. Segundo o dicionário Aulete temos a seguinte definição para amor: “Sentimento que faz alguém querer o bem de outrem ou de alguma coisa; afeto profundo, devoção de uma pessoa a outra - amor materno; sentimento terno e caloroso de uma pessoa por outra, inclusive de natureza física e sexual; cuidado, zelo, dedicação...”.
SENTIMENTO FORTE
Paixão: “Emoção ou sentimento muito forte (amor, ódio, desejo etc.), capaz de alterar o comportamento, o raciocínio, a lucidez; amor ou atração (inclusive sexual) muito intensos; grande entusiasmo, calor, emoção; gosto muito pronunciado ou predileção por algo; opinião contra ou a favor de alguma coisa, sem base racional...”
ESTOU APAIXONAO
O amor é racional e ponderado e a paixão é avassaladora e passageira. É comum o jovem dizer: “Estou apaixonado”. Ele mesmo revela que é uma paixão, que muitas vezes se confunde com amor. Não raro nos deparamos com situações onde esse jovem que se dizia ‘apaixonado’ termina a relação de uma hora para outra, sem causa aparente. O que leva as pessoas a agirem dessa maneira? As causas podem ser várias, mas uma coisa é certa: não existia amor.
A FILA ANDA
Hoje em dia a duração da relação entre os enamorados é passageira. Qualquer motivo é desculpa para colocar fim na relação. As exigências são muitas e a facilidade de encontrar outro par facilita essa mudança em pouco tempo. Parece que nada mais tem consistência. É a era do ficar, beijar e passar adiante... “A fila anda”, como dizem os jovens. Até onde?
ARROGÂNCIA
Há algum tempo, assistindo o filme “Alexandre o Grande”, anotei uma frase que me fez pensar: “Às vezes esperar o melhor dos outros é arrogância”. O que significa isso? Talvez o melhor de alguém seja tão difícil de encontrar, que seria arrogância acreditar que pudesse acontecer. Profundo!
ANSIEDADE
Para se livrar da ansiedade, em primeiro lugar é preciso entendê-la. A ansiedade é o resultado de um processo de aceleração de nossa mente. Ela é desencadeada pelo contato com o novo, com o desconhecido que, geralmente, representa uma ameaça para a nossa estabilidade. Ao preferir o conhecido, a mente humana cria a ilusão de que temos que controlar tudo. Isso nos infringe a obrigação de antecipar os acontecimentos como se isso fosse nos livrar de todos os males.
INSEGURANÇA
Quando as sensações de instabilidade e de insegurança são classificadas em nossa mente como algo desagradável, das quais temos que nos livrar o mais rapidamente possível, começam a surgir os quadros ansiosos. Pensamentos negativos, associados à sensação de perigo iminente, agitação e inquietação são algumas das tensões psíquicas que fazem parte desse processo.
ANOTE AÍ
Dia desses perguntei a uma moça o que é felicidade. Ela respondeu: “Não esquento a cabeça com nada! Não sou apegada a bens materiais”. E destacou também a importância do amor na vida das pessoas. “Tem que se amar primeiro para depois amar o próximo. Estar de bem consigo mesmo é a grande chave para ser feliz. Estar bem por dentro”. Isso ninguém pode te dar, ninguém pode tirar.
ALIMENTAÇÂO
O que você come á a porta de entrada para a sua saúde. Para mantê-la em alta evite frituras e gordura e abuse de frutas e verduras. Só através de uma seleção rigorosa no seu cardápio é que o seu corpo vai estar de bem com a vida. Tente! Os resultados são positivos. E não se esqueça da caminhada básica. Ela também completa o quadro de uma saúde perfeita. E lembre-se do mais importante: alimente o seu espírito com boa leitura e assuntos agradáveis.
“Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te”. Friedrich Nietzsche
Matéria publicada no Facebook, Google Buzz e Twitter da jornalista
$ônia Puxian
Assinar:
Postagens (Atom)