Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

AVENIDA AFONSO PENA VAI RECEBER SINALIZAÇÃO MODERNA

Foto: David Majella

Foto: $ônia Puxian


Revitalizada, com recapeamento e reurbanização do canteiro central, a Avenida Afonso Pena está prestes a ganhar novas melhorias. Dentro de 90 dias, a principal avenida da cidade receberá novo e moderno sistema de sinalização horizontal e vertical. Na via, serão substituídos três semáforos e feita implantação de temporizadores para pedestres (com botoeiras, para orientação sonora de pessoas com deficiência visual) nos cruzamentos com a Avenida Calógeras e com as Ruas 14 de Julho, 13 de Maio e Rui Barbosa. Segundo o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Trindade, a previsão é de que sejam investidos R$ 680 mil, incluindo R$ 380 mil liberados pelo Detran-MS, por meio de convênio.

A ação faz parte de uma política da atual gestão de melhorias em sinalização em toda a cidade. Não só na Avenida Afonso Pena, o prefeito Nelson Trad Filho determinou à Agetran que também seja reforçada a sinalização em todo o município, principalmente no entorno de escolas. “Se o tempo ajudar, espero que até o início das aulas o serviço esteja concluído, garantindo assim maior segurança para os alunos”, destaca o prefeito.

Modernização - O maior investimento será na troca das faixas de sinalização, que contarão com material mais resistente, o elasto plástico - também usado na Via Morena e na Avenida Duque de Caxias - que embora seja mais caro, tem maior durabilidade. Faixas pintadas com o material chegam a durar cinco anos, enquanto a tinta comum exige manutenção praticamente a cada oito meses. “Também temos a preocupação de reforçar a sinalização para orientar os pedestres a fazer uma travessia segura”, destaca Rudel.

A sinalização semafórica será padronizada, com a troca dos equipamentos de três cruzamentos (com as avenidas Visconde de Taunay e Ernesto Geisel e com a Rua Alagoas). Enquanto o recapeamento da Afonso Pena foi executado, a Agetran substituiu todo o cabeamento subterrâneo, pintou os braços dos semáforos e trocou as lâmpadas antigas por lâmpadas leds. A troca da fiação evita curtos-circuitos em períodos de chuva, quando a água pode infiltrar na tubulação e interromper o funcionamento dos equipamentos.
Fonte: SCS