Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

"Reticências..." - Publicado no jornal Correio do Estado

Pois é! O Brasil vive agora um momento de impasse muito grande onde o futuro se espelha num presente incerto e duvidoso, já maculado pelo passado de deslizes. Qual será o rumo desse gigante?

Onde estará a resposta para, ao menos, algumas dessas incertezas... Onde estará o destino dessa nação que clama em altos brados por dias melhores... O cansaço dessa gente tomou conta da nação e agora quer respostas e resultados...

E, no turbilhão dos acontecimentos, operações da Polícia Federal deflagram situações de corrupção em todos os cantos e a cada nova descoberta o encanto do brasileiro de ter um país estabilizado vai por água abaixo...

Nos noticiários: alta do dólar, inflação, demissões no trabalho, elevação nos impostos, tudo isso já saturou a tranquilidade de cada cidadão brasileiro que está no limite de sua capacidade de tolerância... A televisão, rádio, jornais, revistas, Internet atingem diariamente milhares de brasileiros com notícias de corrupção, violência, assalto, inflação descontrolada, desvio de dinheiro... UFA! Nem vou continuar a lista, porque faz mais mal do que bem. Que tal ouvir algum dia: O Brasil está crescendo, o dólar baixou, a economia está estabilizada, a inflação está controlada, a oferta de emprego aumentou, diminuiu a onda de assaltos, as indústrias voltaram a operar normalmente, o mercado de trabalho está aquecido, a corrupção acabou... Ops! Olha quanta coisa boa, mas quando?

E, como a lama que resultou do rompimento das barragens da Mineradora Samarco arrasou Mariana e desceu varrendo tudo à frente, assim está a situação atual do Brasil, sendo devastado em vários setores da economia numa avalanche despencada de situações incomuns que arrancam do peito do brasileiro o sonho de viver num país sadio e arrastam para longe o sonho de tantos jovens .

A saúde do Brasil está em risco, enquanto isso os ricos comandam o poder, que se concentra nas mãos da minoria. E a maioria torce para ver seu país melhor e deseja que encontre o seu caminho e recupere a saúde.

O povo não quer partidos, não quer promessas, não quer impasses, tudo isso ele já tem. Ele quer mudanças para melhor, sabendo que a cada dia em que ele vá para o seu trabalho ele tenha a certeza de que o seu esforço será compensado no final do mês, com um salário justo e equilibrado, com um bom atendimento no setor da saúde, segurança e assim por diante. A mudança tem que gerar paz e bem estar para o povo que luta por seus direitos, para que sejam direitos.

Enquanto isso o tempo corre e pedala cobre o cenário desconcertante, incerto e confuso que se instalou com o pedido de impeachment. Quem diria! Incertezas, dúvidas, temor invadem o silêncio da situação e mais uma vez o tempo vai ser o juiz dessa questão, pois só ele vai trazer respostas... Em que momento as reticências cederão espaço para respostas e soluções?

Como diz a frase de Abraham Lincoln: "Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo". E outra do mesmo autor: "Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder".

Só pra registrar dias desses uma leitora se aproximou de mim e disse: "Leio todos os seus textos, gosto do jeito como escreve, parece que está conversando direto com a gente". Ela acertou!

Eu me sinto tão a vontade no momento em que escrevo, que é como se eu estivesse numa sala de estar conversando com o leitor. "As palavras brotam espontâneas e naturalmente, sem tomar partido ou posição. Simplesmente traduzo o sentimento do povo brasileiro, que luta por dias melhores. Apenas isso". E como o momento é de espera, reticências...

Ótimos dias a todos e muitas alegrias a todos em qualquer situação...
Publicado no jornal Correio do Estado: 11.12.2015
http://www.correiodoestado.com.br/opiniao/sonia-puxian-reticencias/265299/

PF investiga superfaturamento em obras de transposição do São Francisco

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (11) a Operação Vidas Secas Sinhá Vitória, que investiga o superfaturamento de obras de engenharia executadas por empresas em dois dos 14 lotes da transposição do Rio São Francisco. Empresários do consórcio OAS/Galvão/Barbosa Melo/Coesa utilizaram empresas de fachada para desviar cerca de R$ 200 milhões das verbas públicas.

Os valores eram destinados à transposição do rio, no trecho que vai do agreste de Pernambuco até a Paraíba. Os contratos investigados, até o momento, são de R$ 680 milhões.

Segundo a PF, as investigações apontaram que algumas empresas ligadas à organização criminosa estariam em nome de um doleiro e também envolvem um lobista, ambos investigados na Operação Lava Jato.

Estão sendo cumpridos 32 mandados judicias, sendo 24 de busca e apreensão, quatro de condução coercitiva e quatro de prisão, em Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio grande do Sul, Bahia e Brasília. Cerca de 150 policiais federais participam da operação.

Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, fraude na execução de contratos e lavagem de dinheiro.

A PF explicou que o nome da operação, Sinhá Vitória, representa a mulher do sertão, que não se rende à miséria. Uma personagem descrita no livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, como uma mulher forte, que fazia as contas do pagamento recebido do dono da fazenda onde trabalhavam sempre chegando à conclusão de que eram roubados.
Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-12/policia-federal-investiga-superfaturamento-na-transposicao-do-rio-sao