Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

sábado, 24 de novembro de 2012

BONITO É LINDO!

Fotos: Sônia Puxian (Permitida reprodução desde que citada a fonte: "$ônia Puxian - jornalista")
 Águas cristalinas do Rio Formoso encantam pela transparência e beleza  
 Local aprazível para passar o dia, nadar e conviver de perto com a Natureza de Bonito

BONITO OFERECE PROGRAMAÇÃO VARIADA

Uma das principais atrações turísticas de Mato Grosso do Sul, distante aproximadamente 320 km de Campo Grande, Bonito atrai milhares de turistas de várias partes do mundo, o ano todo. Clima temperado e calor intenso em algumas épocas do ano Bonito refresca seus visitantes com emocionantes banhos de cachoeira, mergulhos no Aquário Natural onde o contato com os peixes fascina mergulhadores, passeios de bote nas corredeiras, entre outros. A programação variada permite muitas opções para todos os gostos. Nem o príncipe Harry, herdeiro da família real de Londres, filho da princesa Diana e príncipe Charles, resistiu ao passeio até Bonito. Eu também estive por lá em várias ocasiões... BONITO!
 Piraputangas dividem espaço com turistas do mundo todo
 Veja quem me recepcionou e pousou para fotos...
 Pés folgados e felizes na refrescante água do Rio Formoso no Balneário Municipal de Bonito. Muito bom! A grande presença de calcáreo na região favorece a transparência das águas
Beija flor aparece para ser fotografado em alto estilo, esperei muito pra clicar o melhor momento
POTENCIAL TURÍSTICO
Bonito é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul, polo do ecoturismo em nível mundial, onde suas principais atrações são as paisagens naturais,  mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas, entre outros e fica próximo a Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena. É o principal município que integra o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apresentando grande potencial turístico.

Com o objetivo de incrementar o ecoturismo o Programa de Desenvolvimento do Turismo, recentemente recebeu investimentos de mais de R$ 130 milhões em obras e programas de saneamento, pavimentação como incentivo ao ecoturismo na região da Serra da Bodoquena.

HISTÓRIA
O núcleo habitacional que se transformaria na sede do Município de Bonito, iniciou-se em terras da Fazenda Rincão Bonito, que possuía uma área de 10 léguas e meia e foi adquirida do Sr. Euzébio pelo Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, que aí se aportara em 1869 e é considerado o desbravador de Bonito, tendo sido também seu primeiro escrivão e tabelião. A Lei Estadual nº 693, de 11 de junho de 1915, cria inicialmente o Distrito de Paz de Bonito, com área desmembrada do Município de Miranda e a este subordinado administrativamente.

Em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

ABUNDÂNCIA DE CALCÁREO
O Município de Bonito pertence à Bacia Hidrográfica do Paraguai, Sub-bacia do Miranda. Os rios da região têm origem em rochas calcáreas. Em Bonito os rios possuem características peculiares: águas transparentes devido à geologia da região onde há muitas rochas, principálmente o calcário, cuja procedência vem do fundo do mar. Os principais rios são: Formoso, Prata, Perdido, Mimoso, Peixe, Ahumas, Olaria e Miranda.

 Mesmo fora do asfalto a paisagem é encantadora, em meio à vegetação abundante
 Caminhos de terra levam a passeios inesquecíveis, entre eles a Gruta do Lago Azul
 Do alto da árvore o porteiro do céu cuida da Natureza
Olha ela aí de novo me oferecendo uma folha... Hora do almoço!
 Balneário Municipal espaço para nadar, praticar esportes, lanchar, almoçar e dividir emoção
Na saída um cumprimento para o porteiro do céu que preserva seu espaço a qualquer custo
CLIMA E TEMPERATURA
Bonito apresenta um clima tropical na faixa dos 32°C e o período de chuvas vai de novembro a abril.

RELEVO E ALTITUDE
A Serra da Bodoquena situada na borda sudeste do Complexo do Pantanal é formada pelas cidades de Bonito, Jardim e Bodoquena. Possui altitude de 315 metros.

VEGETAÇÃO
A análise da vegetação do município revela o domínio da savana (cerrado) nas fisionomias arbórea densa, gramíneo-lenhosa (Campo Limpo) e contato com floresta estacional e floresta estacional decidual. Conta com o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, criado em novembro de 2000, com 76.400 ha. Com o passar do tempo, esta vegetação natural vem sendo descaracterizada cedendo lugar às atividades agropecuárias, ampliando o domínio da pastagem.

CACHOEIRAS
Nas regiões mais montanhosas de Bonito as águas vão descendo pelos morros e ao encontrarem  obstáculo o cálcio que estava em suas águas se precipita e aos poucos forma uma queda, que com o passar dos anos se transforma em cachoeira. Bonito possui cachoeiras com características peculiares: algumas são de tamanho reduzido, com volume de água também reduzido, outras aumentam de tamanho dependendo da localização. Outra peculiaridade são as plantas que crescem sobre elas. o que faz o visitante ter a impressão que as cachoeiras estão vivas.
Por hoje é só, obrigada pela companhia e muitas alegriassssss a todos.
Selecionei essas fotos e reportagem com muito carinho para vocês, caros leitores, sempre  presentes nas páginas desse veículo de comunicação que une mundo e pessoas. Sou feliz por isso...

Divulgado no Twitter e Facebook da jornalista