Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

PRAÇA DA REPÚBLICA DA ARMÊNIA foi aprovada em projeto de lei na Câmara Municipal de Campo Grande - MS


Vereador Jamal, Imad, arquiteto Leandro Jorge Puxian e vereador Paulo Siufi, presidente da Câmara Municipal (Foto: Izaías Medeiros)

Foi aprovado em sessão ordinária desta terça-feira (18), em primeira discussão e votação, o Projeto de Lei n. 6.820/10, de autoria dos vereadores Paulo Siufi (PMDB) e Dr. Jamal Salem (PR), que altera a denominação da Praça Giocondo Orsi, localizada entre as ruas Naviraí, Genebra e Marlene, na Vila Margarida, para “República da Armênia”.

A proposta apresentada por Siufi visa homenagear os descendentes de armênios que se instalaram em Campo Grande. Os armênios formam uma nação e um grupo étnico originário do Cáucaso e do Planalto Armênio. Enquanto uma grande quantidade deles permaneceu no local, especialmente na Armênia, muitos se espalharam por todo o mundo, como resultado da diáspora Armênia.

No Brasil a comunidade Armênia reúne entre 90 e 130 mil pessoas, que se concentram principalmente nas cidades de São Paulo e Osasco, onde se dedicam sobretudo ao comércio, especialmente de calçados.
O vereador Dr. Jamal Salem, um dos autores do Projeto, destacou em Plenário que Campo Grande possui diversas famílias descendentes de armênios, como os Balabanian, Pedrossian, Zahran, Orsi, entre outras famílias, que muito contribuíram com o desenvolvimento da região.

De acordo com Siufi, em Campo Grande os armênios e seus descendentes contribuíram significativamente para o processo construtivo da cidade, tendo trabalhado em diversos empreendimentos, principalmente no setor do comércio nas Ruas 14 de Julho, Dom Aquino, 7 de Setembro, assim como na Rua 26 de Agosto. “Os armênios por serem um povo sério, trabalhador, de bom gênio, serenos e moderados têm demonstrado ao longo desses anos amor a esta cidade, tendo contribuído visivelmente para o seu desenvolvimento, motivos pelos quais se justifica aprovação desse projeto”, afirmou Siufi.
Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal
Acesse o site:
http://www.camara.ms.gov.br/index.php?conteudo=texto&tb=noticia&id=165805

O projeto foi um pedido do arquiteto Leandro Jorge Puxian que sente orgulho dos passos do avô Toros, que construiu um dos primeiros prédios na Rua Dom Aquino, por volta de 1950 e do pai Jorge Kevork, que edificou várias casas nos ídos de 1980, contribuindo largamente para o desenvolvimento de Campo Grande.Na época em que o prédio foi edficado o material era importado, vindo de navio e trem.

Toros Puxian chegou à Campo Grande por volta de 1929 onde se estabeleceu, fugido da guerra impetrada pelos turcos contra os armênios, denomindado o primeiro genocídio do século XX. Aí conheceu Frida, também vinda da Armênia, que se tornou sua espsoa e tiveram três filhos: Artur, advogado; Lourdes, contabilista e concertista de piano e Jorge, empresário do ramo de calçados e depois do setor alimentício.
Veja matéria no jornal Folha do Povo:
http://www.folhadopovo.com.br/edicoes/3660/22.jpg