Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

terça-feira, 9 de junho de 2020

Isso tudo é seu - SÔNIA PUXIAN


Isso tudo é seu

E aproximando-se do sábio o discípulo inciou a conversa: "Mestre, eu sou alguém que no decurso da minha longa existência sempre me aprimorei. Plantei e distribui amor, benevolência, bom humor, entendimento, compreensão, sabedoria  a cada passo. O que me chama atenção é que muitas vezes fica tudo perdido, não encontra eco. E isso me preocupa. Será um desperdício?".

O sábio pensativo e admirado com o que ouvira questionou de imediato: "Você já se deu conta do tamanho da sua grandeza?". O discípulo como que surpreso respondeu: "Sim". E o sábio complementou: "Pois é! O fato de entender que isso tudo é seu já é uma riqueza de incontável valor e lembre-se, ninguém pode tirar de você, alegre-se".

O discípulo mostrou-se estimulado e prosseguiu: "Mestre acontece que muitas vezes eu percebo que isso tudo fica sem valor no turbilhão de desentendimentos em que vivemos. As pessoas perderam a noção dos valores humanos". E disse mais: "Quando vejo a indiferença e falta de entendimento eu sinto que essas qualidades se perdem".

E o sábio de imediato retrucou: "Você já se deu conta que não é necessário que todos entendam que as suas qualidades são grandiosas? Poucos têm esse entendimento. Dificilmente quem está abaixo vai reconhecer". E o discípulo foi se sentindo mais e mais valorizado e compreendido, afinal ele estava revelando sentimentos pessoais e grandiosos diante de alguém que conversava a mesma linguagem e dividia o mesmo entendimento.

"Que bom", disse o discípulo ao mestre, agora mais tranquilo. "Bom saber que a minha riqueza interior tem muito valor e tem alguém que a entende e valoriza. Estou  aliviado ao saber que nem todos são iguais".

E o sábio completou: "As coisas grandes são para os grandes, são para poucos". E prosseguiu: "De que vale derramar pérolas a quem não reconhece o seu valor?". Cada vez mais tranquilo o discípulo foi absorvendo a riqueza das palavras do sábio, afinal a conversa era de igual para igual.
"Como seria bom se as pérolas que distribuímos fossem igualmente recebidas com amor e agradecimento", disse o discípulo. E o sábio de pronto respondeu: "Mas isso acontece! Porém assim como poucos sabem dessa importância, apenas a poucos elas devem ser distribuídas. É essa questão que diferencia os mais evoluidos dos demais".

O discípulo absorveu cada palavra com muita intensidade e gratidão. E o sábio complementou: "Nem todos entendem o que é amor, sabedoria, bondade, complacência, benevolência e tantas outras qualidades, portanto elas não encontram eco". E o discípulo foi se sentindo mais e mais compreendido. É como se um peso saísse de suas costas! Essa conversa o fez ver que o fato de ele ser dono de tantas qualidades não o permitiria mais sentir-se fraco pela falta de reconhecimento.

E foi justamente isso que o sábio complementou em suas palvras: "O que você busca, reconhecimento? Bah! Deixa isso pra lá! Não perca tempo procurando o que você já tem. Só os grandes reconhecem os grandes, porque são iguais! Lembre-se sempre disso. E o sábio reforçou: "Siga o seu caminho. É o caminho certo, do bem, do amor, do conhecimento, da sabedoria, do crescimento. Isso tudo é seu!".

O discípulo respirou aliviado e com o coração repleto de amor e gratidão  agradeceu o sábio pelas ricas palavras e recebeu as pérolas do sábio.   Sua mensagem serviu para direcionar sua vida para caminhos mais brilhantes ainda afinal ele entendeu que a maior riqueza ele já possuia: amor, benevolência, respeito, bom humor, entendimento, compreensão, sabedoria e muitas pessoas de igual valor reconhecem esses atributos valiosos. O sábio foi um deles.

Queridos leitores nesse texto entreguei minhas pérolas a cada um de vocês. Tenham dias felizes e grandes realizações. Esse texto foi escrito ao som da música clássica "Pomp and Circunstance", de Elgar o que motivou ainda mais minha inspiração...
Sônia Puxian - Jornalista