Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

sábado, 25 de setembro de 2021

Ciúme exagerado? Bah! Deixa pra lá


Pois é! Parece simples, mas não é! Parece sem importância, mas não é! E o que é então? É algo que incomoda, atrapalha a relação e acontece  com frequência entre namorados, marido e mulher, amigos, irmãos, parentes, trabalho e por aí vai.... E mais, tem que ter a devida atenção e cuidado pra não ser motivo de discórdia e rompimento de relação.  
Mas como lidar com isso? A maioria entende que essa questão é fácil de resolver! Uma conversa esclarecedora entre os envolvidos é suficiente pra mostrar onde está o exagero e como lidar com essa questão. Seja por que o outro demorou pra chegar em casa; seja porque alguém no trabalho mostrou mais serviço e ganhou a preferência na hora do aumento do salário, entre outros. 

Mas isso tudo procede ou é exagero? Seria normal se não incomodasse tanto, mas o que ocorre é que a cada passo mais motivos vão surgindo e ganhando força. Aí, o que era uma relação a princípio saudável começa a se ver às voltas com desentendimentos cada vez mais frequentes. Que pena!

Será que tem jeito? Na hora do confronto parece que vai tudo pelos ares e a relação vai terminar. Com os ânimos exaltados e as explicações sem alcance para acalmar a situação fica tudo perdido e rodando sem chegar a lugar algum. Consequência? Mais desentendimento!

Pois é! Parece fácil, mas não é! Quem vive essa situação sabe o quanto ela é desgastante e desnecessária. Nada que com uma boa conversa não se ajeite a situação conflitante, mas se isso for insuficiente, o caminho é buscar entender melhor o que provoca tanto ciúme. 

Na relação entre namorados e marido e mulher não adiante cobrar do outro aquilo que falta em você. A mania de interferir no modo de ser do outro e exigir mudanças atrapalha a relação. Cada qual é um ser único e tem o seu próprio caminho a seguir. Cada qual tem o direito de escolher a sua rota,  embora estejam unidos em uma relação afetiva. Querer mudar o outro é enveredar por caminhos contrários que não levam a lugar algum. Muitas vezes  resultado é intolerância e desconforto.

A fonte do amor deve ser alimentada por um sentimento de liberdade por ambos os lados e a certeza de que seja qual for o caminho a seguir cada qual vai trilhá-lo com liberdade, na sua totalidade e com muito amor entre si. Ciúme exagerado? Bah! Deixa  pra lá!  

Cultive o amor que é a chave da felicidade e especialize-se no respeito mútuo que é a porta de entrada para a união duradoura. "Ser" e "deixar ser" é condição fundamental para a relação dar certo. Essa história de querer transformar o outro em “alguém como você quer” pode atrapalhar o convívio.  

E não adiante tentar agradar o tempo todo porque chega uma hora que cai na monotonia e na obrigação de continuar agradando... UFA! Cansativo, portanto deixe falar a voz do coração e a verdade da emoção na hora de se mostrar. “Cada um é cada um e ninguém muda ninguém a menos que a própria pessoa o queria”. Pelo que a vida nos ensina o melhor a fazer é respeitar o jeito de ser do e fazer ajustes onde é possível. 

Viva o dia de hoje e abandone as coisas do passado, principalmente as amarguras e decepções. Viver o momento atual é aproveitar o que a vida te oferece agora e levar em conta o que pode ser construído para o futuro. Dê o melhor de si e conscientize-se de que o passado não volta e o futuro ainda não chegou, portanto não perca tempo com o tempo que não está aí. Viva já e seja agradecido sempre... 

Só pra registrar, encontrei casualmente na rua um leitor assíduo que me cumprimentou sorridente e disse: “Leio todos seus artigos e me ajudam muito, continue escrevendo para nos tornar cada vez mais  felizes”. Gostei de ouvir isso​! Tenham dias lindos, grandes realizações e muito amor....
Sônia Puxian - Jornalista                                                    Publicado em 24 setembro 2021