Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

GUIMARÃES ROCHA lança o livro “Momentos Solenes de uma Voz Engajada”, em tom festivo



O poeta e escritor Guimarães Rocha lançou na noite do dia 10 de novembro, em Campo Grande, o livro “Momentos Solenes de uma Voz Engajada”, obra que apresenta uma trajetória de lutas e posicionamentos do autor comprometido com o desenvolvimento da arte cultura em Mato Grosso do Sul. Compareceram à solenidade críticos literários, jornalistas, artistas e apreciadores da literatura produzida no Estado, além dos familiares do autor.

O escritor e juiz aposentado José do Couto Vieira Pontes, fundador da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), que prefaciou o livro, disse que sentiu-se honrado com a tarefa. “Fiquei muito satisfeito em fazer esse trabalho porque trata-se de um escritor de grande valor em nosso estado, além de ser uma voz engajada por aqui. Ele ainda conseguiu reunir vários discursos em gêneros literários muito antigos e importantes, como é o caso da retórica e a oratória”, avaliou.

Para o escritor Fadel Iunes, procurador de Justiça aposentado e membro da Academia Maçônica de Letras, Guimarães Rocha sabe como ninguém transmitir toda a alma e dedicação para a sua escrita. “Atualmente, ele coloca Mato Grosso do Sul em um patamar onde estão escritores de grande renome nacional”. Em relação à batalha de Guimarães Rocha pelo reconhecimento e valorização da literatura regional, Fadel Iunes disse que o escritor e poeta “plantou uma semente que irá germinar e ser deixada como exemplo para os acadêmicos da ASL das próximas gerações”.

Já o Chefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Coronel Luiz Carlos Garcia Gomes, acredita que o trabalho de Guimarães Rocha é algo pioneiro dentro da Polícia, e que, por ser uma ação diferenciada, é, algumas vezes, incompreendida. “Às vezes, as pessoas não entendem o Guimarães como poeta, não no sentido amplo da palavra. Mas eu considero muito importante que ele mantenha essas ações, essas atividades literárias, ainda mais sendo representante da Polícia Militar [Guimarães Rocha é membro da reserva da PM de Mato Grosso do Sul] na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras”.

Coronel Garcia ainda acrescentou que a dedicação de Guimarães Rocha com a literatura fez com que ele deixasse um legado dentro da Polícia Militar. “Outros policiais estão seguindo esse exemplo, declamando poesias, e vemos que o Guimarães está fazendo história dentro da PM, e incentivando mais trabalhadores a seguirem nesse caminho”.
Campo Grande Notícias