Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

domingo, 28 de setembro de 2008

ARÃO ANTONIO MORAES é reeleito presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores

O presidente e suinocultor Arão Antonio Moraes foi reconduzido ao cargo da presidência da Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores

Durante a posse da nova diretoria da Asumas, Tereza Cristina comemorou a certificação oficial de MS como área livre de aftosa que passa a valer a partir do dia 1º de outubro

A secretária de Produção e Turismo do Estado, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, disse sim ao pedido do presidente reeleito da Associação Sul-matogrossense de Suinocultores (Asumas), Arão Antonio Moraes, e vai buscar um meio de beneficiar com verbas do projeto “Leitão Vida”, desenvolvido pelo governo do Estado desde 1993, apenas os produtores associados à Instituição. “Nós vamos procurar uma forma para que todos se associem e não seja contra a lei”, disse Tereza Cristina, durante a cerimônia de posse da nova diretoria, no dia 24 de setembro, em Campo Grande - MS.

A secretária lembrou a importância da suinocultura na diversificação da produção agropecuária e comemorou a decisão da Organização Internacional de Epizotias (OIE) em recolocar MS na lista de países exportadores de carne. “Dia 1º sai a nossa liberação por escrito, o que ajuda a suinocultura no Estado também”, disse Tereza Cristina, sob aplausos da platéia de produtores.

A nova diretoria da Asumas tem importantes desafios pela frente, principalmente os ambientais. ”Para aumentar a produção de suínos será preciso recorrer à Secretaria de Meio Ambiente”, diz Moraes. Até agora este não tem sido um impedimento para a suinocultura no Estado, cujos abatedouros quantificam 84 mil cabeças por mês e um número igual é vendido para outros lugares do País. A quantidade de matrizes (fêmeas reprodutoras) é estimada entre 40 e 50 mil segundo informações da Asumas. “30 matrizes geram 1 emprego direto e 10 indiretos”, calcula o presidente.

”O setor tem tido um crescimento em qualidade e quantidade”, conta Moraes, e cita dois exemplos de cidades que têm se beneficiado com este cenário como Dourados, segunda maior cidade do Estado, que deve receber um investimento de 40 milhões, e São Gabriel do Oeste, onde são negociadas mil e duzentas cabeças por dia e 40% da arrecadação tributária vem da suinocultura. O presidente vê a diferença entre o mercado atual e o dos anos 80, quando chegou a Campo Grande. “Naquela época era difícil vender 50 suínos, mas hoje a minha granja vende mil e quinhentas cabeças por dia na cidade”.

Vários parceiros da Asumas estiveram presentes à posse da nova diretoria, da instituição. Entre eles, Roberto Bacha, Diretor Presidente da Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (IAGRO), Orlando Baez, Superintendente Federal de Agricultura em MS, e Eduardo Riedel, Vice-Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), parceira da Asumas também no combate à febre aftosa que atingiu rebanhos suínos e bovinos em 2005. “Nós trabalhamos juntos para buscar um resultado positivo para a sanidade animal em MS”, disse Riedel.

O Presidente da Asumas atribui à FAMASUL a recuperação da entidade, após anos de letargia, e agradece aos “bons municiadores”, ou seja, os parceiros da Asumas.
O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Rubens Valentini, destacou a união das associações de todo o País. “Trabalhamos juntos para tornar a atividade cada vez mais estável”, disse Valentini.
A nova diretoria ficou assim constituída:
Presidente: Arão Antonio Moraes;
Vice-presidente: Arlindo Willemann;
Vice-presidente tecnológico e de registro genealógico: Fernando de Castro;
Vice-presidente de Comércio e Produção: Levy Dias;
Vice-presidente de Organização e Desenvolvimento: Otávio Vieira de Melo.
O mandato é relativo ao período de 2008 a 2010. Moraes esá à frente da Associação desde 2006.
Fonte: FAMASUL