Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

sábado, 21 de abril de 2018

WhatsApp? Hehehe...


Foto: Studio $P
Hummm... Pois é! Ele é soberano, afinal estão todos atentos às suas ordens. E elas chegam através de texto, voz, imagem, vídeo, chamadas telefônicas e por aí vai. Não pense que você vai se livrar do recado que chegou ou fingir que não viu. Os sinais de envio e recebimento ficam todos à mostra.
            Daí pra obedecer e responder é coisa de minuto. Não adianta dizer que   não viu quando você já abriu a mensagem; não adianta dizer que estava ocupada e não percebeu, porque fica tudo registrado. Claro que não é muito fácil deixar de lado o que estava fazendo e ficar teclando ou gravando mensagens, até mesmo porque na maioria das vezes os contatos são muitos e requerem atenção redobrada.
            Você já se perguntou se é vantagem mesmo ter o WhatsApp? É claro que sim, mas só não dá pra negar que é uma função a mais que se abraça ao longo do dia, sem intervalo para o almoço, jantar ou lanche. São 24 horas no ar, até mesmo durante a noite, e se não quiser ficar à mercê de suas ordens, desligue-o.
            Mas será que dá pra desligar o celular por conta do acúmulo de mensagens que chegam pelo WhatsApp e requerem sua atenção? Pois é! Se vai atender a tudo e a todos fique alerta, porque o “android” cumpre à risca as ordens que lhe chegam. E lembre-se: “se deixar o som alto ele fica apitando a cada novo envio de mensagem”. Vai encarar? É um fiel súdito que cumpre à risca todas suas obrigações. 
            Agora você já tentou driblar o que ele ordena ou envia? Não tem como, fica tudo registrado e marcado com data e hora. Claro que você pode apagar, mas a escolha é sua. A sua função é mais simples do que você imagina, o seu aparelho é fiel, não modifica nada, transmite com precisão e fidelidade qualquer recado, envia fotos, vídeos, mensagens de bom dia, boa noite e por aí vai.
Mas será que você está disponível pra ficar lendo mensagens que chegam o dia todo? Ugh! Resultado: “Você vai andar no Shopping teclando respostas aos amigos, vai trombar distraidamente em alguém porque estava enviando mensagens, (isso acontece com frequência), vai desviar de um carro que freou à sua frente porque estava distraído lendo recados, ou vai ter uma refeição entrecortada porque falava ao celular”.  
                        E olha que isso acontece também na direção. Quantas vezes pessoas dirigem falando ao celular ou até mesmo digitando mensagens. Dia desses em São Paulo uma SUV dirigida por uma moça vinha trafegando lentamente pela rua. Num dado momento ao fazer a conversão à esquerda ela chocou-se com o veículo que vinha na transversal e nem se deu conta, porque o vidro estava fechado, continuou andando lentamente como vinha fazendo. O carro foi arrastado por alguns metros e só depois que ela percebeu algo errado e parou.
            Os vidros escuros protegem de muita ação, inclusive a fala ao celular ou digitação de mensagens no WhatsApp. Não tem como controlar ou acabar com essa epidemia afinal sem o celular fica impossível sair, seja do escritório ou de casa. Algumas vezes as pessoas ao saírem de casa voltam, porque esqueceram o celular.
Todas essas cenas são presenciadas ao longo do dia e por vários momentos entre várias pessoas e porque não dizer na maioria delas. Ele não é o seu chefe, mas manda em você; não é o seu patrão, mas lhe dá ordens; não paga o seu salário, mas você gasta dinheiro para abastecê-lo. 
Pra finalizar o mundo virtual está dando o que falar, o que pensar, o que fazer e o que não fazer, mas tem hora que as pessoas falam o que não podem; ouvem o que não querem, ou fazem o que não podiam ter feito, aí é tarde demais porque já aconteceu e a culpa nem sempre é do celular.... Ótimos dias a todos! Ah dá uma olhadinha no celular para ver se chegou mensagem pelo WhatsApp, hehehe...  Desejo ótimos dias a todosss! É uma ordem.
Sônia Puxian - Jornalista