Fotos: Divulgação
O Campo das Vacas, criação do artista plástico Antonio de Olinda
Na cor do café, a Vaca Nespresso criada por Renata Gaia
por Majô Levenstein
Com os 456 anos da cidade de São Paulo, o público foi presenteado com a maior exposição a céu aberto do mundo. Pela segunda vez, até 21 de março, a CowParade alegrará as ruas com um inusitado rebanho colorido e irreverente com cerca de 90 vacas em tamanho natural, feitas em fibra de vidro, criadas especialmente para o evento e assinadas por artistas plásticos, designers, grafiteiros, arquitetos que vivem e são apaixonados por São Paulo.
A CowParade, mostrará obras assinadas por Inez Saragoza, Sônia Menna Barreto, Maramgoní, Marcelo Faisal, Marcello Serpa, Hans Hossi, Morandini, Reynaldo Berto, Luciana Mariano, C. Sidoti, Antonio de Olinda, Glauco Diógenes, Lucas Pennachi, Toligadoboe, entre outros.
As vaquinhas estarão espalhadas pela cidade em pontos de grande fluxo de público, como Av. Paulista, Av. Brig. Faria Lima, Oscar Freire, Av. Cidade Jardim, Av. Henrique Schaumann, estações do Metrô, rodoviárias, museus, shoppings, parques e praças.
As obras que serão expostas, foram patrocinadas por 27 empresas privadas, além das produzidas pela TopTrends, detentora dos direitos de produção do evento no Brasil. Todas as 90 criações da CowParade serão leiloadas ao final da exposição, em abril, e a renda será destinada a obras sociais da Fundação Gol de Letra e ONG Florescer, de Paraisópolis.
Números e curiosidades da CowParade
*Arrecadou US$ 21 milhões para ações de responsabilidade social no mundo todo;
* Movimenta US$ 75 milhões em produtos de licenciamento;
* Foi eleita como uma das 10 maiores ideias de marketing entre mil, em 200, pelo jornal Advertising Age;
* A exposição já passou por 58 cidades pelo mundo;
* Já foram criadas 4.400 vacas;
* São Paulo foi a primeira cidade da América do Sul a receber a exposição.
A PsiCOWdelic, de Glauco Diógenes, diretor de arte, ilustrador e designer gráfico/>
A CowParade começou em 1998 quando o artista suíço Pascal Knapp criou diversas esculturas em formato de vaca com a intenção de provocar o riso. Em 2000, os direitos das esculturas foram comprados pela americana CowParade Holding Inc. e outras 4 mil vacas foram criadas e expostas em 58 cidades do mundo.
É um dos poucos projetos que envolvem a comunidade por inteiro: empresas, artistas locais, terceiro setor e o público, todos trabalhando em conjunto para a criação e o sucesso do evento cujo objetivo é valorizar a arte, embelezar a cidade, proporcionar uma forma de entretenimento e democratizar a cultura.
Fonte: MSN