Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

SANTOS TEM O MAIOR JARDIM PRAIANO DO MUNDO


Santos fica distante 77 Km da Capital Paulista e a extensão de seus jardins é de 5.335 metros

Museu de Pesca de Santos situado na Ponta da Praia

O tubarão não poderia ficar de fora e marca presença no Museu

Peixe espada atrai atenção das crianças pelo formato

Esqueleto da baleia “Balaenoptera physalus”, com 23 metros de comprimento, pesando sete toneladas

CARO LEITOR
Bom dia! É muito bom sentar-me frente ao computador e marcar mais um encontro com você. Esse momento me faz feliz, afinal fazemos uma visita virtual: “Eu escrevo e você lê”. Os temas são escolhidos ao longo da semana e nesse momento eu seleciono o melhor para a sua leitura. Na Vitrine de Fotos de hoje você aprecia imagens que eu fiz no Museu de Pesca situado na Ponta da Praia em Santos, distante 77 km da Capital Paulista. Santos possui o maior jardim praiano do mundo, confirmado em 2.002, pela equipe do Livro dos Recordes: “Guiness Book of Records”, com extensão de 5.335 metros, totalizando 218,8 mil m².

IMPORTANTE
A função básica do Museu do Instituto de Pesca é desenvolver ações científico-culturais, levando a comunidade a se conscientizar da importância da preservação e utilização racional do ambiente aquático. O Museu tem também outro importante papel, ao se relacionar com a Cidade de Santos desde o início do período desenvolvimentista, uma vez que o prédio, construído no local de uma fortificação datada do século XVIII (Forte Augusto), abrigou inicialmente a Escola de Aprendizes-Marinheiros, depois uma Escola de Pesca e, finalmente, um dos primeiros Institutos de Pesquisa na Baixada Santista.

PENSAMENTO POSITIVO
E agora anote aí as dicas da semana: “Tudo em nossa vida tem como mestre o tempo, mas muita coisa nem o tempo consegue parar: o pensamento é uma delas. E já que ele move tudo, que tal governar os seus pensamentos para obter resultados positivos? Está em suas mãos. O pensamento é algo que ninguém tem acesso a não ser você mesmo. Habilite-se e cuide desse manancial de poder”.

IMAGINAÇÃO
Segundo Joseph Murphy: “Dirija seus pensamentos para a solução do problema. Pense na felicidade que lhe trará a solução perfeita. Imagine a sensação agradável que será possuir a perfeita solução do problema. Pensando na solução, você ativa a inteligência do subconsciente, que tudo sabe, tudo vê e tudo pode”. A imaginação é tudo! Ela pode construir sonhos e realizar projetos com facilidade, desde que a intenção em torná-los reais seja forte.

OLHAR PARA DENTRO
O importante é olhar para dentro de si mesmo e ver o que existe de bom. Todos têm potencial para desenvolver algum tipo de talento. Muitas vezes não se sabe o caminho a percorrer, mas afastar a dúvida é a melhor saída.

MENTE E CORPO
A saúde também é governada pelo pensamento e também pela dieta. O que você come vai determinar o grau de saúde do seu corpo e mente. Mente sã em corpo são. Que tal prestar atenção no que você come? Anote aí algumas dicas...

ABAIXO DE 200mg
O colesterol é um elemento importante para o organismo, pois é utilizado para vários processos bioquímicos, como por exemplo, na formação de membranas celulares e produção de hormônios. O colesterol é indispensável, devendo ser mantido dentro da normalidade, isto é, abaixo de 200 mg/dl. Quanto maior a concentração de colesterol no sangue, maior será sua deposição nas paredes das artérias, o que leva à arteriosclerose, enfarte do miocárdio, lesões no cérebro e nos vasos.

EXERCITE-SE
É importante a prática de exercícios aeróbicos pelo menos durante uma hora, três vezes por semana: caminhar, andar de bicicleta, nadar... Evite o fumo e bebidas alcoólicas; mantenha-se no peso ideal; evite ingestão de gorduras saturadas: manteiga, banha, carne vermelha, leite integral (preferir desnatados), queijos amarelos; evitar enlatados e frios; utilizar óleos vegetais no preparo dos alimentos: soja, milho, girassol, arroz; alimentar-se de cereais integrais, farinha de aveia, bolachas tipo crackers, legumes, saladas verdes, frutas, frangos sem pele, peixes marinhos.

OSTEOPOROSE
E na lista de prevenção a osteoporose também ocupa lugar de importância. Você sabe o que é? É uma doença na qual os ossos perdem força e se tornam mais suscetíveis a fraturas. Depois da menopausa, o corpo produz menos estrógeno, e assim a perda da massa óssea é mais rápida do que o corpo pode substituí-la.

PREVENÇÃO
Mantenha uma alimentação saudável, rica em cálcio e vitamina D. É importante ingerir frutas, legumes, grãos, cereais, derivados do leite e tomar mais de dois copos de leite por dia; evitar o fumo, reduzir o consumo de álcool, café e chá; fazer exercícios regulares com peso moderado é outra medida eficaz. A maioria das mulheres no período pós menopausa precisam de 1.200 mg de cácio por dia. Você pode aumentar essa ingestão consumindo leite desnatado, queijo, brócolis, cereais e suco de laranja com adição de cálcio.

ANSIEDADE
E pra finalizar saiba o que é ansiedade e como lidar com ela. A ansiedade é o resultado de um processo de aceleração de nossa mente. Ela é desencadeada pelo contato com o novo, o desconhecido que, geralmente, representa uma ameaça para a nossa estabilidade. Quando essa instabilidade, agitação e inquietação associadas à sensação de perigo iminente ocupam a mente, o resultado é ansiedade. Elimine pensamentos negativos e de temor.

Tenha ótimos dias e excelente saúde...

sábado, 3 de dezembro de 2011

TER DINHEIRO É MUITO BOM


CONTROLAR FINANÇAS
Quando o assunto é dinheiro todo mundo gosta. Ter dinheiro é muito bom, mas conservar é que são elas. Muitas vezes as pessoas passam da conta e o limite vai por água abaixo. É melhor controlar as finanças e deixar o saldo sempre positivo. De nada adianta ter muito dinheiro e gastar mais do que ganha. É importante fazer um balanço mensal das despesas e guardar um pouco todo mês. Só assim seu dinheiro vai crescer e render. E na “Vitrine de Fotos” de hoje selecionei imagens que vão tornar sua leitura mais amena e agradável, com uma ligeira pitada de humor. Bom proveito!
Fotos: $ônia Puxian

Festa no quintal reúne vizinhos, mas a mãe fica perto das crias

Jardins ornamentais enfeitam e valorizam qualquer ambiente

Lá vai o galo apressado e arrumado, para a festa

Cadê a turma? Estou perdido...

Iguana procura seu caminho, mas está indo pelo lado errado

Jornal Folha do Povo

DINHEIRO
E por falar em dinheiro anote aí uma dica de T. Harv Eker, no livro “Os Segredos da Mente Milionária”: “Se você está juntando dinheiro para os dias difíceis, o que acabará conseguindo? Dias difíceis! Pare de fazer isso. Em vez de economizar para tempos ruins, concentre-se em guardar para os dias felizes ou para o dia em que você alcançar a sua liberdade financeira. Nesse caso, pela lei da intenção, é exatamente isso o que obterá”.

E MAIS
“O seu campo focal determina o que você encontrará na vida. Concentre-se nas oportunidades e verá oportunidades. Atenha-se aos obstáculos e terá obstáculos. Não estou lhe dizendo para não tomar cuidado com os problemas. Trate deles à medida que forem aparecendo, no momento presente. Mas mantenha os olhos postos nas suas metas, permaneça em movimento rumo aos seus objetivos”, diz T. Harv.

APOSTE EM SI MESMO
É mais fácil continuar levando a vida na mesmice do que apostar no novo e desconhecido. Agindo assim nada vai mudar, nem você vai sair do lugar de conforto. Muitos preferem continuar levando a vida de sempre, tudo igual, recebendo salário contado e pagando as contas na medida. Aventurar-se numa nova empreitada gera medo e insegurança. Arriscar-se pode mudar tudo e levar ao caminho de sucesso e grandeza. Faça a sua escolha! Aposte em si mesmo.

SE DESEJA FICAR RICO
Anote aí o que diz T. Harv: “Quer um conselho? Se você deseja ficar rico, concentre-se em ganhar, conservar e multiplicar o seu dinheiro. Se prefere ser pobre, dedique-se a gastá-lo. Independentemente de quantas dezenas de livros você leia e de quantos cursos sobre sucesso você faça, tudo se resume a isso. Lembre-se: aquilo que você focaliza se expande”. Preste atenção!

BENEFÍCIOS
Nem sempre as pessoas param para analisar o seu modo de pensar frente ao dinheiro. Muitas trazem consigo manias errôneas de lidar com ele seguindo o exemplo dos pais. Para alguns o dinheiro não traz felicidade, para outros é preciso trabalhar duro para ganhar bem. Tudo fica registrado na memória. Resultado? Dificuldade em alcançar um patamar satisfatório. Lembre-se, o que pensares com freqüência acabará se tronando real. Mude o seu ponto de vista em relação ao dinheiro e goze dos seus benefícios.

DICA IMPORTANTE
“As pessoas ricas procuram a companhia de vencedores, enquanto as de mentalidade pobre preferem estar perto de perdedores. Por quê? É uma questão de conforto. Os ricos sentem-se bem com o sucesso dos outros, consideram-se dignos de estar com eles. Quem pensa pequeno está sempre desconfortável ao lado de indivíduos bem-sucedidos, seja porque tem medo de ser rejeitado, seja porque se sente deslocado. Para se proteger, o seu ego partem para o julgamento e a crítica”, diz T. Harv Eker.

ABASTEÇA SUA ENERGIA
O esforço está sempre presente em cada ato do dia-a-dia. Seja no trabalho, na vida pessoal, em casa, com os amigos... É preciso saber impor limite a toda e qualquer situação. De nada adianta ultrapassar suas forças ao atender todos os pedidos se o seu corpo está fatigado. Não faça mais do que pode, não se doe mais do que deve, senão alguém vai ter que cuidar de você. Faça o bem, atenda aos pedidos dos outros, mas deixe um espaço para reabastecer sua energia.

NEM DE MAIS, NEM DE MENOS
Corpo e mente caminham juntos. Se você pensar demasiadamente em coisas ruins irá atraí-las. Se cobrar muito do corpo, o cansaço e o estresse te dominarão. É melhor encontrar o equilíbrio em tudo: dar e receber; pensar e realizar; trabalhar e descansar. Somente assim a vida fluirá de maneira saudável e feliz. Abraços especiais para as leitoras: Elisa Barbosa e Ana Jamil. FELICIDADES...

Divulgado no Twitter e Facebook da jornalista

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

VIRTUDES E EFEITOS COLATERAIS da nova forma de fazer jornalismo

O Jornalide, 5ª Jornada Acadêmica do Curso de Jornalismo da Anhanguera-Uniderp, está com as inscrições abertas

Os acadêmicos do Curso de Jornalismo da Anhanguera-Uniderp prepararam três dias de jornada, com palestras e oficinas diferentes e distribuídas em vários horários, para facilitar o acesso ao máximo de atividades. Os inscritos irão iniciar o 30 de novembro com dois palestrantes nacionais, e nos dias 1º e 2 de dezembro, podem fazer atividades pela manhã, tarde e noite.

A idéia central do evento é colocar em debate a nova forma do jornalismo contemporâneo. “Não que se tenha perdido a essência do jornalismo nos últimos tempos, mas não há como negar que as redes sociais, a nova ortografia, a facilidade proporcionada pelas novas tecnologias têm provocado avanços recheados de virtudes e efeitos colaterais”, afirma o professor da Disciplina de Projeto de Extensão à Comunidade, Carlos Kuntzel. E para trazer acadêmicos de todas as universidades, profissionais e interessados em comunicação para um encontro com esta realidade, é que os alunos do sexto semestre de Jornalismo da Anhanguera-Uniderp planejaram uma jornada diferente.

Para a abertura do evento, no dia 30, às 19 horas, o auditório do Bloco V da universidade será palco para uma palestra com o Jornalista Sandro Vaia, que vai falar do jornalismo e os novos meios. Sandro Vaia é a história do jornalismo do Brasil há meio século. Foram 37 anos de Grupo Estado, com destaque para os últimos seis, quando assumiu a direção de redação do Estado de S. Paulo. Inovador, dinâmico e crítico, acaba de lançar o livro “A Ilha Roubada - Yoani, a blogueira que abalou Cuba”, da editora Barcarolla. A proposta, segundo a acadêmica e uma das organizadoras do evento, Luzia Gonçalves, é que Sandro Vaia mescle sua própria história dentro do jornalismo com a modernização a que se chegou na atualidade.

Às 20h30 será a vez da Jornalista Thaís Naldoni, que irá falar das tendências do Jornalismo Digital e aplicação em redes sociais. A rapidez em apuração e textos, capacidade de organização textual, texto direto, informativo, sem "firulas", ter boas noções gramaticais e capacidade de atuar sob pressão, além das características de um profissional do on-line, darão o foco da palestrante, que vai falar ainda sobre as consequências da “farra” do copia e cola e das notícias mal apuradas, e muito mais sobre tudo o que envolve esse novo jornalismo. Thaís Naldoni é jornalista conceituada nesse meio, teve passagens pela Folha Online e Sportv, pela Revista Imprensa, foi apresentadora do programa “Imprensa na TV”, coordenadora de comunicação corporativa do Terra Networks e, atualmente, é gerente de Jornalismo da Imprensa Editorial Ltda.

Encerrado o primeiro dia de evento, os inscritos se preparam para uma agenda concorrida no dia seguinte. Às 8 horas, terão oficina com Marcos Vollkopf, na qual, depois de uma instrução bem detalhada do fotógrafo, os participantes saem para clicar nas ruas da cidade. O resultado da missão será analisado por Marcos Vollkopf e as fotos serão reveladas para uma exposição no dia seguinte. Enquanto isso, outra turma de oficineiros estará reunida com Jair Damasceno, Performer, Ator e Professor de Teatro. Diretor de Processos Criativos em Artes Cênicas. Compositor Coreográfico, que dará uma oficina sobre a linguagem corporal, elemento fundamental da comunicação humana.

Já no período da tarde, às 13 horas, a Fonoaudióloga Ariane Alves, ministra a oficina “A voz como instrumento de comunicação”. Nesta oficina com Ariane Alves, que é fonoaudióloga da Rede Mato-grossense de Televisão e especialista em Voz, os participantes terão, além da teoria, dicas práticas para melhorar a fala e valorizar este instrumento de comunicação. Na sequência, os participantes podem se dirigir ao estúdio da Rádio Uniderp FM, para a oficina “Nas ondas do rádio”, com o Jornalista Clayton Sales e o Técnico de Áudio Ciro Alex, que irão trabalhar particularidades do rádio e dar dicas técnicas de edição de áudio.

Simultaneamente a esta oficina, o Jornalista, especialista em media trainning, Paulo Cardoso, ministra a “De frente para a câmera”. Nesta oficina os participantes vão poder melhorar as suas habilidades no relacionamento com a imprensa ou com os assessorados, conhecendo detalhes de como se portar ou ensinar alguém a se portar diante de uma câmera. No período noturno deste mesmo dia, cada inscrito pode escolher entre umas das sete oficinas disponíveis, que são: ”Mudaram as regras ortográficas e não podemos errar mais”, com a Jornalista e Mestre em Letras, Vanessa Amin, ou a oficina de Multimídia, com o Cineasta Givago de Oliveira, “Quem mexeu no meu ipod”; ou conhecer tudo sobre Direito Autoral e Dano Moral – aspectos práticos, com o Advogado, José Carlos dos Santos.

E não para por aí, o Jornalista e Publicitário Tatá Marques vai falar de inovação com a oficina “Jornalismo sem fronteira”; a Jornalista Jacqueline Bezerra Lopes irá mostrar tudo sobre Reportagens Especiais e Investigativas; os Jornalistas Neiba Ota e Waldemar Gonçalves vão falar da experiência inédita do Diário Digital, a revolução do jornalismo on-line; ou ainda, o inscrito poderá participar da oficina da Jornalista e Assessora, Jacqueline Cordeiro, “Comunicação no Terceiro Setor, uma ferramenta estratégica”. Essa oficina pretende esclarecer e acrescentar conhecimentos nesta área, mostrando que a comunicação e o mercado de trabalho evoluíram muito neste setor e, portanto, é preciso adotar uma nova forma de fazer Comunicação, como sinônimo de estratégia.

No dia seguinte é a vez da Jornalista Angelica Sigarini sair para rua com uma turma para a oficina “Repórter Multimídia em busca da telereportagem”. Alunos e profissionais irão praticar tele pelas ruas de Campo Grande com uma profissional acostumada com as dificuldades dos acadêmicos e com preparo para a simulação de situações concretas do cotidiano do jornalista. O objetivo é buscar a notícia na rua, no lugar onde ela acontece. E este material captado será utilizado à tarde para a oficina de edição em telejornalismo.

Ainda no período da manhã, das 8 às 11 horas, 10 participantes poderão acompanhar a rotina de trabalho do Fotógrafo e Publicitário Picarelli Jr, com dicas em busca da melhor imagem.

No último dia, também, às 18h30min, será aberta a exposição de fotografias produzidas nas oficinas. Haverá também exposição de fotos do Fotoclube Pantanal e, ainda, um balcão de pré-sindicalização e sindicalização do Sindicato de Jornalistas de MS (Sindijor-MS).

Isso tudo será o cenário de início das atividades noturnas que contará com a palestra de motivação e stand up de Anderson Barão, que de forma muito divertida, vai ministrar a palestra motivacional que o tem levado para vários municípios, dentro e fora do Mato Grosso do Sul. Barão é o principal fomentador do sistema chamado "Humor Corporativo", onde faz praticamente um Stand-Up Comedy juntando assuntos de interesse dos participantes, ou seja, gargalhadas e aprendizado juntos em alta performance. Seu trabalho é reconhecido no Brasil e no exterior, em empresas e grupo de médio e grande porte. Na sequência, o jornalista Wagner Jean Rodrigues apresenta o stand up cultura "As coisas não estão bem claras”, que explora essas e outras questões, vídeo game é mesmo feito para crianças? Hoje a televisão não é educativa? A luta do preconceito que parte de uma mudança na língua portuguesa.

Encerrada esta etapa, todos poderão apreciar o que foi produzido em vídeo pelos alunos da oficina realizada pela manhã e editada à tarde. E, para fechar o evento, uma apresentação cultural com a banda Classic Blues e sorteio de vários prêmios, oferecidos pelos apoiadores do evento como o Comper, Anajustra, Sindicato dos Empregados no Comércio, Araci Willig Cabeleireira, Drogaria São Bento, Midiamax, Jornalista Isabela Ferreira e vereador Paulo Siufi.

Todo o evento pode ser acompanhado, desde já, pelo Facebook. Cada participante está sendo divulgado no perfil Jornada Acadêmica e na página Jornalide 2011 – Anhanguera-Uniderp. As inscrições podem ser feitas com a comissão organizadora da turma N60 de Jornalismo ou na Coordenação do Curso de Jornalismo. Mais informações pelos telefones (67) 9295 3570 – 9295 7430 – 3348 8094. O valor do investimento é de R$ 30 para profissionais e interessados e de R$ 20,00 para acadêmicos e estudantes em geral.

Divulgado no Twitter e Facebook da jornalista

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

MUSEU DAS CULTURAS DOM BOSCO, em Campo Grande - Mato Grosso do Sul

Texto e fotos: $ônia Puxian

A onça pintada faz parte do acervo e não poderia ficar de fora

Na hora de se enfeitar e colorir os artistas esbanjam criatividade

Esculturas em variados formatos revelam a criatividade do artista

Objetos em cerâmica lindamente moldados e pintados à mão retratam a arte indígena

O material exposto é cuidadosamente acondicionado para ser exposto ao público

Coluna semanal no jornal FOLHA DO POVO

Na "Vitrine de Fotos" de hoje você vai apreciar a seqüência das imagens do “Museu das Culturas Dom Bosco” apresentadas na semana anterior, revelando a beleza e tradição do povo indígena. Passeando pelas imagens e apreciando a leitura você registra as dicas de hoje, com alguns itens que vão tornar seu dia-a-dia mais feliz. Anote aí: “Quando a saúde está boa o resultado é alegria de viver”. Viva bem!

PORTA DE ENTRADA
Você sabe alimentar-se direito? Muitas vezes sim, outras não. Fumar, consumir bebidas alcoólicas, dormir tarde, trabalhar muito, alimentar pensamentos negativos, tudo isso não vai trazer benefícios para o seu bem estar. O corpo é a porta de entrada para a saúde, desde que seja bem tratado. Como? Alimentando-se corretamente; praticando exercícios e caminhadas regularmente; reservando momentos para o laser e divertimento; dormindo regularmente no mesmo horário e, sobretudo tendo pensamentos positivos e otimistas.

CARDÁPIO SAUDÁVEL
Quanto à alimentação convém preparar um cardápio saudável onde frutas e legumes ocupem a preferência na hora de se alimentar. Massas, pães e doces devem ser abolidos do cardápio saudável, mas se for o caso de você apreciar muito uma bela macarronada, utilize o macarrão integral e bom proveito. Ah, prefira-o com molho de tomates naturais por serem mais saudáveis.

AVEIA E GRÃOS
Faça constante uso de grãos e aveia. Quer saúde? Leve esses ingredientes para o topo da lista. Está na moda consumir linhaça, seja em óleo, grãos ou farinha. Essa nova descoberta promete excelente resultados para evitar o colesterol e até emagrecer. Outro componente bastante em voga é o Ômega 3: faz bem para o coração, abaixa o triglicérides, rejuvenesce, traz disposição e energia, além de colaborar para o emagrecimento.


INTEGRAL
Com relação ao pão prefira o integral, ele contém os grãos que tanto beneficiam o organismo. E prefira requeijão light, ricota, queijos brancos com baixo teor de gordura e leite desnatado. Pra que tudo isso? Pra reduzir o temido colesterol... Pois é, hoje em dia uma série de compromissos invadem o dia-a-dia das pessoas no tocante à alimentação: evite isso, tome aquilo, e assim por diante. Acaba virando um ritual cansativo realizar uma refeição correta, nem sempre agradável...


ALERTA
Se você começar alternar o horário de ir para a cama seu relógio biológico começa a falhar e nem sempre você vai conseguir um sono saudável. Aí reside o perigo de entrar a famosa insônia. Se o seu corpo responde ao mesmo horário todos os dias é o sono natural que exige que você se recolha e durma bem. Mas se começar a alterar o horário vai gerar um desequilíbrio. Importante: não vá para a cama se o sono não estiver a caminho. A cama não é o melhor lugar para esperar ele chegar.

BOM LIVRO
A leitura é um bom método pra relaxar a mente. Mas atenção: leitura amena e tranqüila... O livro é o grande amigo do homem em todas as horas, principalmente antes de dormir. Selecione um bom livro e receba-o de braços abertos.

VOCÊ SABIA?
O chá verde emagrece. Por quê? Ele queima as calorias pelo fato de acelerar o metabolismo, além de desintoxicar e facilitar a digestão. Se consumindo frio ele atua com mais intensidade pelo fato de ter que aquecê-lo na temperatura do corpo, o que aumenta ainda mais o metabolismo. Mas atenção o seu consumo pode acelerar o coração, causar agitação e insônia. Não consuma-o a noite, nem em excesso e utilize-o sempre com acompanhamento médico.

LEMBRETE
Cuide também de sua mente. Ela é a dona do seu destino. O que você pensa vai determinar seu futuro e presente. O pensamento é o condutor do seu bem estar, porque tudo tem início na mente: coisas boas e ruins. Quem é o porteiro? Você! Portanto não deixe que coisas ruins invadam o seu bem mais precioso: seus pensamentos. Se isso acontecer substitua-os logo por outros melhores. Você pode, você deve. E lembre-se: o seu pensamento é que cria o seu sentimento de alegria ou tristeza. Vale a pena ficar no comando da portaria das suas emoções e pedir a referência do visitante. Se for boa pode entrar...

CONTA GOTAS
• Jericoacoara, em Fortaleza é um dos lugares que mais venta no mundo. A sua praia atrai os praticantes de surf, windsurf e também outros esportes radicais como o rallye e sandboard em suas dunas.
• A cidade mais arborizada do Brasil é Goiânia e do mundo é Edmonton, no Canadá.
• Rir é o melhor remédio: use e abuse, não tem contra-indicação!
• Chá verde emagrece, pois tira o desejo de comer e diminui a ansiedade.
• Tomar uma colher de sopa de óleo de coco antes da refeição emagrece.

PRA PENSAR
“O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz”. Aristóteles

Divulgado no Twitter e FACEBOOK da jornalista

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PADRE BENEDITO CELEBRA MISSA DA PAZ na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande - MS



No próximo dia 20 de novembro, às 17 horas, na Praça Rádio Clube, será celebrada a Missa da Paz com Padre Benedito – Não Existe um Caminho para a Paz, a Paz é o Caminho. O evento será aberto ao público e deve reunir mais de cinco mil pessoas de Campo Grande e do interior do Estado.

As caravanas já estão se organizando para participarem da missa, que celebrado pelo Padre Benedito, tem reunido multidões em busca da cura e libertação. O padre está há dois anos na Diocese de Jardim, no Mato Grosso do Sul, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Dois Irmãos do Buriti, sob a orientação de D. Jorge, bispo de Jardim. Pe. Benedito é da nova geração de padres, que utilizam as ferramentas do Espírito Santo, os carismas para a busca da santidade e do povo de Deus.

Padre Benedito é oriundo da Diocese de Santo Amaro, em São Paulo, que é Diocese do Padre Marcelo Rossi. Padres Benedito e Marcelo Rossi publicaram juntos o livro “Traficando Almas”, que conta à conversão de ex-traficantes e ex-prostitutas para os desígnios de Deus. Por estas e outras realizações, Padre Benedito tem sido acompanhado por multidões.

Matéria divulgada no Twitter e Facebook da jornalista

terça-feira, 8 de novembro de 2011

ENCONTRO COM A MÚSICA CLÁSSICA

Fotos: $ônia Puxian

Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Campo Grande foi palco do "Encontro com a Música Clássica", nos dias 4 a 9 de novembro, em sua quinta edição, consolidando-se como um evento de integração da arte na América Latina. A presença de artistas brasileiros e de outros países privilegiou a música de concerto e o diálogo entre variados gêneros musicais. Durante os seis dias foram oferecidas oficinas e workshops gratuitos além de apresentações no Teatro Glauce Rocha e no sábado no bairro Maria Aparecida Pedrossian, ao ar livre, oferecendo um contato direto com o público, que se encantou.
Divulgação

O Encontro com a Música Clássica foi idealizado em 2007 pelo maestro Eduardo Martinelli formado em violão erudito pela Faculdade de Música de Santos, em 1998. Paralelamente estudou violoncelo, violino e regência de orquestra. Em 2007 assumiu como titular a regência da Orquestra Sinfônica de Campo Grande realizando concertos com grandes mpusicos brasilerios e de papíses como EUA, Itália, Coréia do Sul, Argentina, Suíça, Canadá, Paraguai, Bolívia e Uruguai. É maestro da Orquestra Barroca de Mato Grosso do Sul com a qual participou do VIII Festival Internacional de Música Barroca na Bolívia em 2010.
É regente também da Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues, maestro e coordenador pedagógico da Orquestra Infanto-Juvenil do GIC Viver Bem em Campo Grande,da Orquestra de Cordas da Fundação Nelito Câmara de Ivinhema e diretor artístico do I Festival Cidade das àguas de Mpusica Erudita, em Tres Lagoas (MS).


Maestro convidado, João Guilherme Ripper é compositor, diretor da Sala Cecília Meirelles no Rio de Janeiro e tem suas obras interpretadas por importantes orquestras. Essa apresentação aconteceu no domingo, 6 de novembro e lotou a platéia

Solista Pieter Rahmeyer, ao centro com o violão, abrilhantou o espetáculo. Graduado no curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), participou de vários master classes com Turíbio Santos, José Antonio Escobar, Fábio Zanon, entre outros. Atualmente leciona nas Escolas de Música Arte Viva e Tom Maior, em Campo Grande

Platéia lotada ficou atenta ao espetáculo grandioso e envolvente


Jovens exibiram seu talento nas cordas e deram um show de habilidade

O "Encontro com a Música Clássica" aconteceu em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e FUNDAC - Fundação Municipal de Cultura.

Contou com o apoio apoio cultural da UFMS, TV Morena, Orquestra Sinfônica de Campo Grande, Consulado do Paraguay/Campo Grande MS; vereadores Athayde Nery, Grazielle Machado, Paulo Siufi; SESI, SIM e Viver Bem.

Maréria divulgada no Twitter e Facebook da jornalista

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Embrapa e Ramires promovem dia de campo sobre floresta e pecuária

No próximo dia 8 de dezembro, a Embrapa Gado de Corte promove a primeira edição do Dia de Campo Florestal – Sistemas Silvipastoris na Fazenda Nova Brilhante, sede da Ramires Reflorestamentos, em Ribas do Rio Pardo (MS).

Nesse dia, os pesquisadores da Embrapa vão apresentar experimentos com espécies forrageiras e leguminosas em consórcio com floresta plantada de eucalipto. A proposta é estudar o aumento da produtividade de gado de corte em sistemas silvipastoris.

Com organização da Painel Florestal, o evento deve atrair 150 pessoas para uma programação intensa de apresentações. Entre os temas que serão abordados estão produção de mudas, controle de incêndios florestais e combate a formigas.

Para os participantes serão disponibilizados três ônibus com saídas de Campo Grande e Ribas do Rio Pardo, cidades localizadas à 45 quilômetros da fazenda.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site www.diadecampoflorestal.com.br.

O 1º Dia de Campo Florestal conta com o apoio da Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore) e do Sebrae/MS.

Matéria divulgada no Twitter e Facebook da jornalista

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

QUANDO O ASSUNTO É ARTE A RESPOSTA É DEDICAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E SUCESSO

Fotos: $ônia Puxian

Esse é o espetáculo "Brasil, um Caso de Amor", que faz parte do projeto Viver Bem,
onde vários países foram apresentados nas coreografias

As crianças estavam bem preparadas e fizeram uma apresentação impecável

Leveza nos passos e suavidade na dança

Cada país com sua música e traje típicos

A orquestra regida pelo maestro Eduardo Martinelli encantou a todos

Matéria publicada no jornal Folha do Povo

Sincronismo nos passos demonstrou qualidade na apresentação

CULTURA RESGATA DIGNIDADE
Na "Vitrine de Fotos" de hoje você vai apreciar as belas imagens do espetáculo “Brasil, Um Caso de Amor” do projeto Viver Bem. Essas ações buscam usar a arte como fio condutor no resgate da dignidade humana, e tiveram início no bairro Nova Lima, com o balé clássico. Esses trabalhos começaram em 1998 com o objetivo de estimular e promover o incentivo à cultura. Dez anos mais tarde, em julho de 2008 surgiu a Orquestra Jovem para agregar mais uma opção artística de levar a beleza da música erudita até a periferia da cidade. A apresentação agradou o público que lotou o teatro Glauce Rocha na noite desta segunda-feira. Parabéns aos organizadores e professores.

CONTROLAR FINANÇAS
Quando o assunto é dinheiro todo mundo gosta e gasta. Ter dinheiro é muito bom, mas conservar é que são elas. Muitas vezes as pessoas passam da conta e o limite vai por água abaixo. É melhor controlar as finanças e deixar o saldo sempre positivo. De nada adianta ter muito dinheiro e gastar mais do que ganha. É importante fazer um balanço mensal das despesas e guardar um pouco todo mês. Só assim seu dinheiro vai crescer e render.

DINHEIRO
E por falar em dinheiro anote aí uma dica de T. Harv Eker, no livro “Os Segredos da Mente Milionária”: “Se você está juntando dinheiro para os dias difíceis, o que acabará conseguindo? Dias difíceis! Pare de fazer isso. Em vez de economizar para tempos ruins, concentre-se em guardar para os dias felizes ou para o dia em que você alcançar a sua liberdade financeira. Nesse caso, pela lei da intenção, é exatamente isso o que obterá”.

BENEFÍCIOS
Nem sempre as pessoas param para analisar o seu modo de pensar frente ao dinheiro. Muitas trazem consigo manias errôneas de lidar com ele seguindo o exemplo dos pais. Para alguns o dinheiro não traz felicidade, para outros é preciso trabalhar duro para ganhar bem. Tudo fica registrado na memória. Resultado? Dificuldade em alcançar um patamar satisfatório. Lembre-se, o que pensares com freqüência acabará se tronando real. Mude o seu ponto de vista em relação ao dinheiro e goze dos seus benefícios.

ENQUANTO ISSO
Na fila do supermercado um senhor de idade comentava: “Não gosto que o caixa fique me devendo troco. As empresas têm obrigação de dar o troco exato para o cliente”. Muitas vezes quando o consumidor faz questão dos centavos dá a impressão que é mesquinho. Mesquinho é quem fica devendo troco e nem pede licença. Ouve-se muito: “Posso ficar devendo os centavos?”. Só faltava essa. Conta esses centavos de cada cliente no final do dia, mês e ano...

E MAIS
“O seu campo focal determina o que você encontrará na vida. Concentre-se nas oportunidades e verá oportunidades. Atenha-se aos obstáculos e terá obstáculos. Não estou lhe dizendo para não tomar cuidado com os problemas. Trate deles à medida que forem aparecendo, no momento presente. Mas mantenha os olhos postos nas suas metas, permaneça em movimento rumo aos seus objetivos”, diz T. Harv Eker.

TUDO IGUAL
É mais fácil continuar levando a vida na mesmice do que apostar no novo e desconhecido. Agindo assim nada vai mudar, nem você vai sair do lugar de conforto. Muitos preferem continuar levando a vida de sempre, tudo igual, recebendo salário contado e pagando as contas na medida. Aventurar-se numa nova empreitada gera medo e insegurança. Arriscar-se pode mudar tudo e levar ao caminho de sucesso e grandeza. Faça a sua escolha! Aposte em si mesmo.

CONSELHO
Anote aí o que diz o autor T. Harv: “Quer um conselho? Se você deseja ficar rico, concentre-se em ganhar, conservar e multiplicar o seu dinheiro. Se prefere ser pobre, dedique-se a gastá-lo. Independentemente de quantas dezenas de livros você leia e de quantos cursos sobre sucesso você faça, tudo se resume a isso. Lembre-se: aquilo que você focaliza se expande”. Preste atenção nisso.

ABASTEÇA SUA ENERGIA
O esforço está sempre presente em cada ato do dia-a-dia. Seja no trabalho, na vida pessoal, em casa, com os amigos... É preciso saber impor limite a toda e qualquer situação. De nada adianta ultrapassar suas forças ao atender todos os pedidos se o seu corpo está fatigado. Não faça mais do que pode, não se doe mais do que deve, senão alguém vai ter que cuidar de você. Faça o bem, atenda aos pedidos dos outros, mas deixe um espaço para reabastecer sua energia.

VOCÊ SABIA?
Entre as mulheres mais estressadas do mundo as brasileiras ocupam o 4º lugar. Em primeiro está a Índia, segundo México, terceiro Rússia.

NEM DE MAIS, NEM DE MENOS
Corpo e mente caminham juntos. Se você pensar demasiadamente em coisas ruins vai atrair. Se cobrar muito do corpo, o cansaço e o estresse vão aparecer. É melhor encontrar o equilíbrio em tudo: dar e receber, pensar e realizar. Somente assim a vida fluirá de maneira saudável. FELICIDADES...
**************************************************************************
Matéria divulgada no Twitter e Facebook da jornalista

AVENIDA AFONSO PENA DE CARA NOVA

Fotos: $ônia Puxian

O asfalto que teve início em 19 de setembro está em fase adiantada

A previsão de entrega da obra está prevista para março de 2012

Devido ao adiantamento das obras é possível que termine antes do prazo

Esse trecho da obra está na esquina da Rua Padre João Crippa (17 outubro)

A avenida troca de ares e fica mais bonita ainda

Com o novo horário de verão as tardes ficam mais longas

BELA AVENIDA
Na Vitrine de fotos de hoje desfilam imagens da Avenida Afonso Pena trocando de roupagem. Acompanhe passo a passo o recapeamento que percorre os quilômetros da avenida e traz aparência de festa para a cidade. Tudo muda de cor e os prédios ficam mais bonitos. As árvores, jardins e o céu contrastam com o escuro do novo asfalto, que parece vestir o smoking na avenida mais bonita de Campo Grande. Curta esse momento e viva mais essa novidade que chega até você! Eu fiquei atenta a cada movimento das máquinas e trago até você os lances que a minha lente captou. Aprecie as imagens enquanto lê as mensagens especialmente escolhidas para você.

MEDO E CERTEZA
Você já prestou atenção nos prejuízos que o medo ocasiona? Medo de prestar vestibular e não ser aprovado; medo de iniciar um negócio e não ser bem sucedido; medo de entrar numa relação e não dar certo, e por aí vai... Mas tudo na vida é interrogação. A única certeza que temos é a nossa vontade de fazer as coisas darem certo. Para que isso aconteça aposte em você mesmo e acredite.

APOSTAR E GANHAR
Quando tiveres a certeza de que o medo está fora do seu alcance comece a realizar seus sonhos. Não importa o resultado. É melhor agir do que temer, é melhor apostar do que se acomodar, é melhor ganhar do que se conformar. Troque o medo pela esperança e a dúvida pela certeza. O resultado é fruto da ação, movimente-se.

QUIBE CRU ARMÊNIO
Anote aí, você que pediu a receita do quibe cru armênio: meio quilo de patinho bem limpo e moído duas vezes; dois copos de trigo para quibe; uma cebola média bem picadinha; hortelã; pimenta síria e sal. Modo de fazer: coloque o trigo numa vasilha, lave bem e deixe de molho na água por 15 minutos, para amolecer.

SIRVA GELADINHO
Depois disso escorra e esprema bem o trigo entre as mãos para retirar toda a água. A proporção do trigo lavado e seco deve ser igual à quantidade de carne moída. Na vasilha acrescente a carne, o trigo lavado e espremido, a cebola picadinha, pimenta síria e sal a gosto. Misture tudo muito bem com as mãos, até ficar bem homogêneo. Antes de servir coloque numa travessa e deixe na geladeira por uns minutos. Na horta de comer regue com azeite de oliva e salpique hortelã fresca. Hummm... Estou ficando com água na boca. Bom apetite!

MEL
Para remover as células mortas do rosto adicione numa vasilha de vidro: duas colheres de sopa de fubá, uma colher de sopa de mel e leite até formar uma pasta. Aplique-a no rosto com suaves movimentos circulares e deixe agir por dez minutos. Em seguida enxágüe com água morna e aplique o hidratante habitual.

FORA DAS PRATELEIRAS
Os inibidores de apetite como as anfetaminas estão proibidas por provocarem danos à saúde do paciente. Os riscos à saúde que esse remédios provocam, alterações no sistema nervoso cenral, problemas cardíacos superam o benef´cio da perda de peso. Emagrecer com saúde é a saída.

RIR REJUVENESCE
Abra espaço no vocabulário e no cotidiano, para o verbo “rir”. Não há creme anti-idade nem botox que salve a expressão de uma mulher mal-humorada. Azedume e amargura são palavras que devem ser banidas do dia a dia. Se for preciso, pegue uma comédia na locadora, preste atenção na conversa de duas crianças, marque um encontro com aquela amiga engraçada - faça qualquer coisa, mas ria. O riso nos salva de nós mesmas, cura nossas angústias e nos reconcilia com a vida.

BRILHE CADA VEZ MAIS
Você já parou para observar o sol? Ele é soberano e nasce a cada dia, cumprindo a sua missão. Não importa se o céu está acinzentado, não importa que haja nuvens... Elas estão sempre abaixo dele. Ele não se altera por causa disso. Pense nisso e brilhe cada vez mais, deixe as nuvens abaixo de você. E de sobra as pessoas vão gostar de estar na sua companhia...

ALERTA
Quando o assunto é dieta, cuidado: mulheres que falam em regime o tempo todo costumam ser péssimas companhias. Deixe para discutir carboidratos e afins no consultório do endocrinologista. Nas mesas de restaurantes, nem pensar. Se for para ficar contando calorias, descrevendo a própria culpa e olhando para a sobremesa do companheiro de mesa com reprovação e inveja, melhor ficar em casa e desfrutar sua salada de alface e seu chá verde.

BEM E MAL
Desde o início do mundo a luta entre o bem e o mal está presente. Cada um escolhe o caminho a seguir, mas uma coisa é certa: tudo o que vai, volta. É importante escolher o rumo de cada passo para receber coisas boas na volta. Quanto mais a pessoa pratica o bem, melhor ela se sente e mais benefícios terá. O mesmo processo ocorre com o mal. Faça a sua escolha!

PRA PENSAR
Como diz a frase de minha autoria: “Nunca se preocupe com o mal, a menos que ele parta de você. E nunca deseje o mal a quem o pratica, ele já o traz dentro de si”.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

VOCÊ ESTÁ CONVIDADO para o lançamento especial do livro "DICAS PARA UMA VIDA MELHOR" da apresentadora CLÁUDIA TENÓRIO



Local: Livraria Cultura
Avenida Paulista, 2.073 - Conjunto Nacional
Dia 27 de outubro, às 19h30

Seja bem vindo
Te espero lá!

Divulgado no Twitter Facebook da jornalista

sábado, 22 de outubro de 2011

CASA COR MS 2011 TEM RECORDE DE VISITAÇÃO

Levi Mendes Júnior/Divulgação


Galeria Aracy Balabanian assinada pela arquiteta Janete Padilha

Mais de 25 mil pessoas conheceram a mostra que
este ano apresentou novidades em tecnologia, conforto e sustentabilidade


A Casa Cor Mato Grosso do Sul 2011 encerrou a mostra no dia 19 de outubro com um saldo de 25.130 visitantes. Crescimento de quase 10% em relação à mostra anterior, realizada em 2009. Durante os 48 dias do evento, os visitantes puderam conhecer os 34 ambientes inéditos assinados por 62 profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo de Mato Grosso do Sul.
Para o diretor da franquia, Vagner Giglio, a superação de metas de público e crítica se deu em virtude das parcerias bem consolidadas que, do primeiro dia de obras até a finalização, fizeram toda a diferença. “Nós tivemos este ano tantas parcerias produtivas, sólidas e diferenciadas que o resultado não poderia ser outro. Casa Cor MS agrega um valor esplêndido ao profissional, ao fornecedor e ao parceiro, e se enriquece com a experiência e trabalho diferenciado destes”. A diretora de relações públicas da franquia, Emili Ayoub Giglio acrescenta uma coincidência positiva que irá marcar para sempre esta mostra. “Este ano a Casa Cor comemora 25 anos de Brasil e como a edição de Mato Grosso do Sul recebeu 25 mil pessoas é algo que ficará marcado nos nossos corações e na história da Casa Cor, só temos a agradecer a todos os profissionais e empresas que estiveram ao nosso lado, e ao público de Mato Grosso do Sul que abraçou definitivamente este grande evento”.

Mais de 80 empresas marcaram presença
Um evento desse porte e esplendor contou com mais de 80 empresas que, sob diferentes participações, figuraram como parceiros e fornecedores imprescindíveis na realização logística, material e conceitual da mostra. Vale ressaltar que a maioria dessas empresas é de Mato Grosso do Sul, dessa forma, o evento contribuiu para o fortalecimento da economia local. Durante todo o período de preparação, obras, apresentação dos ambientes e finalização, foram gerados cerca de 1,2 mil empregos diretos e mais de 3 mil empregos indiretos. Foram investidos R$ 6 milhões de reais na Casa Cor Mato Grosso do Sul.

Entidades beneficentes participamA mostra recebeu visitas de entidades beneficentes, como a Fundação Pestalozzi de Mato Grosso do Sul, a Casa da Criança Peniel e o Centro de Rebilitação do Lesado Medular (Crelame). Estudantes de arquitetura de várias universidades do Estado realizaram aulas de campo dentro da Casa Cor MS. Além disso, parte da renda obtida com a venda das Revistas Casa Cor MS 2011 será revertida para a Casa Lar Lions, escolhida como entidade benemérita do evento que receberá investimentos para melhorar o atendimento de crianças com necessidades especiais.

A Casa Cor MS também serviu de palco e passarela para diversos eventos que movimentaram a sociedade sul-mato-grossense. A moda esteve presente no evento com o editorial assinado pelo F5 Coletivo, além dos desfiles que marcaram o lançamento da coleção Primavera/Verão Mara Lima e o Fashion Kids que trouxe as novidades da moda infantil do Shopping Campo Grande.

O Senac levou ao Espaço Gourmet mais de dez oficinas gastronômicas evidenciando toda a arte e novidades da culinária.
A rádio Blink FM 102 ofereceu diversas oficinas de ervas e plantas medicinais em seu espaço, ministradas pela jornalista Márcia Chiad, do Recanto das Ervas, onde crianças puderam aprender a plantar e fazer mudas, fomentando a educação ambiental e oferecendo mais uma opção recreativa para os pequenos.

Com o diferencial das mídias sociais como Facebook e Twitter, obtendo contato mais direto com o público, Casa Cor MS figurou como pauta constante em editorias de jornais, programas de televisão e sites como Moda, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia, Decoração, Paisagismo, entre outras. Comerciais, outdoors e outros veículos estamparam todas as marcas da Casa Cor MS 2011.

Nos três últimos dias da mostra, móveis e objetos de decoração foram colocados à venda com descontos de até 70%, durante o Special Sale. O visitante pôde levar para a casa toda a qualidade e conceito da mostra, além das tendências nacionais e internacionais. Vendedores e consultores permaneceram nos espaços para atender ao público que procurou adquirir um produto diferenciado de Casa Cor MS 2011, movimentando o nicho de lojistas e empresários.

A Casa Cor é a maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, com franquia em 17 cidades brasileira e quatro no exterior. A segunda mostra da Casa Cor MS aconteceu na Rua Abdul Kadri, nº 104, Bairro Chácara Cachoeira (altos da Av. Afonso Pena). Foi aberta ao público de 2 de setembro a 19 de outubro, com 34 ambientes assinados por 62 arquitetos, decoradores e paisagistas em um terreno de 10 mil m². Em 2011, todas as mostras de Casa Cor no Brasil e exterior trabalharam o tema “dia-a-dia com Tecnologia”, e também celebrou os 25 anos de Casa Cor no Brasil.O evento é vitrine para a divulgação e valorização dos profissionais locais, colaborando para projetá-los não só no Estado, mas, em todo o Brasil.

Fornecedores e Parceiros 2011Allianz Seguros – Aluminium Center – Amor Arte Molduras e Quadros – Ant-Chamas
Armazém Fornari – Art Print Comunicação Vusual – Arte Livre Comunicações – Astra – Bahamas Apart Hotel – Bigolin – Blindex – Br Lonas – Braston – Caixa Economica Federal – California Mudas – Campo Grande News – Casa Design – Casa Nova Marmores e Granitos – Loja Casa Tua – Ceramica Atlas – Choly Comunicação & Marketing – Contexto Mídia – Correio do Estado – Criare Moveis Planejados – CTEC Engenharia – Deca – Divino Ar – Docol – Ecomel Melhoramentos – FOTOWEB 360 – EnersuL – Estofatto Interiores – EV Imagens – F5 Coletivo – Facilitando Organiza – Festas e Eventos TV – Firula’s Café – Formaplas Móveis Planejados – Gráfica Alvorada – Guerreiro Arte e Eventos – Habitare – Heaven Spas – Holder gestão comercial – Italinea Móveis – La Buona Cucina – LA Sonorização – Léo Madeiras – Light Desing Iluminação – Luxaflex – Mercatto Móveis e Decorações – Mmartan – REVISTA Mood Life – Morada Moveis – Movstore – Paisagismo Meurer
Perfatto Persianas e Revestimentos – Pontal da Grama – Portobello Shop – Prefeitura de Navirai – MS – Prefeitura Municipal de Campo Grande – Quadro a Quadro MolduraS – Radio Blink – Raviera Motors – Reforce Tecnologia – Romeu Imóveis
Santa Graça Casa – Senac/MS – Shopping Campo Grande – SIEMENS – Tecsan – Tintas Suvinil / Basf – Todeschini S/A – Trefimet – TV Morena – Uniflex / Santa Fé – Via Rosa – Vidrex – Vidro Real Revestimentos Especiais – Vidrotil MOSAICO – Villagres – Villas Damha – Votomassa.

Matéria divulgada no Twitter e Facebook da jornalista

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

VIVER BEM apresenta espetáculo “BRASIL UM CASO DE AMOR"


Luzes,câmeras, ação, está no ar a próxima atração

Beleza e arte de mãos dadas

Sincronismo e leveza no ar

Dança inspira movimentos suaves


O Ponto de Cultura Viver Bem e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul apresentam no dia 24 de outubro, às 19h e 30min, no Teatro Glauce Rocha, o espetáculo de balé “Brasil Um Caso de Amor”. À noite também contará com a apresentação do Coral e da Orquestra Jovem do Viver Bem, composta por 40 pequenos músicos. A entrada é gratuita.

Os trabalhos do Viver Bem tiveram início em 1998 com objetivo de promover a cidadania e dar melhores condições de vida, por meio da qualificação profissional de jovens e de adultos, além de estimular e promover o incentivo à cultura. Em 2010, o grupo passou a integrar a Rede Estadual de Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul.

As ações do Viver Bem buscam usar a arte como fio condutor no resgate da dignidade humana. Desse modo, levou inicialmente o balé clássico para o bairro Nova Lima, um dos mais violentos da Capital. Dez anos depois, em julho de 2008 surgiu a Orquestra Jovem para agregar mais uma opção artística de levar a beleza da música erudita até a periferia da cidade.

O Viver Bem oferece aulas de informática, inglês, ballet clássico, orquestra de cordas, jazz, ginástica, bordado, organização doméstica, higienização e manipulação de alimentos, maquiagem, kung fu, dentre outras atividades. Há também o teatro musical com interpretação e canto, além do projeto de cinema. Os critérios para participar do Viver Bem são a frequência escolar e ser morador do bairro Nova Lima e Região Norte da Capital.

A realização do espetáculo conta com o patrocínio do Comper, Enersul, Fiems/Sesi, Indústria Ativa MS, Labclin, Clínica Luciana de Matos, Niobe, Plaenge, Reflore MS, Sanesul, Unimed Campo Grande, Amamsul, Beatriz de Almeida Estúdio de Dança, Centro Gráfico Ruy Barbosa, LOG Engenharia, Mace, Ong Moradia e Cidadania, Polícia Militar, TJMS, UFMS e Gráfica Imagine.

Matéria divulgada no Twitter e Facebook da jornalista

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

HORÁRIO DE VERÃO - Mudanças de hábito podem trazer economia para o consumidor

Fotos: $ônia Puxian

O entardecer é mais longo

Mais tempo para curtir a praia

Rio de Janeiro - O horário de verão deste ano, que começou nesse domingo (16), poderá trazer significativa economia na conta de energia elétrica caso o consumidor adote hábitos simples no dia a dia. "Energia mais barata para o nosso bolso e menos agressiva ao meio ambiente é aquela que a gente não desperdiça”, disse o engenheiro Alexandre Reis, da Assessoria de Estudos e Programas de Conservação de Energia de Furnas.

No caso do consumidor residencial, o grande vilão é o chuveiro elétrico, lembrou. “O horário de verão é um excelente momento para a gente aproveitar o calor do dia e tentar economizar no chuveiro, colocando, pelo menos, a chave na posição verão”. De acordo com pesquisas, o chuveiro responde por cerca de 24% da conta mensal de energia elétrica. Reis recomendou que sejam evitados banhos no horário de pico que, no estado do Rio, vai das 18h às 21h.

Em relação a aparelhos como geladeira, freezer e ar condicionado, Alexandre Reis sugeriu que o consumidor dê prioridade a modelos que levem o selo Procel de economia de energia, sobretudo quando for trocar um aparelho antigo por um novo. “O selo Procel é uma premiação àquele produto que, em sua categoria, é o mais eficiente”. Todos os produtos que entram no mercado são testados e certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Aqueles que recebem o índice A de eficiência gastam menos energia.

Segundo o engenheiro de Furnas, somente a troca por um aparelho mais eficiente faz com que o consumidor passe a economizar 50% na conta de luz. “E, por vezes, o investimento é diluído na diferença de conta em poucos meses”.

Em relação a outro vilão do consumo, as lâmpadas incandescentes, a substituição por lâmpadas fluorescentes pode gerar economia em torno de 60% para o consumidor. “Lâmpada incandescente é a mais obsoleta que existe”, analisou Reis. Ele explicou que 80% de uma lâmpada incandescente geram somente calor e apenas 20% geram iluminação. As lâmpadas fluorescentes, além de reduzir o consumo, podem durar dez vezes mais, acrescentou. Enquanto uma lâmpada incandescente dura mil horas, as fluorescentes podem durar até 10 mil horas.

As mesmas regras de redução do consumo se aplicam a estabelecimentos comerciais e industriais. Furnas desenvolve um trabalho gratuito de diagnóstico energético para empresas e instituições públicas, como escolas, hospitais e prefeituras. No Rio de Janeiro, a estatal, subsidiária da Eletrobras, realizou trabalho para a redução dos gastos de energia em vários locais públicos, como o Jardim Zoológico e o Jardim Botânico.

As medidas adotadas por Furnas no escritório da empresa no Rio, a partir de 2000, levaram a uma redução de 38,6% nos gastos anuais com eletricidade, o que corresponde a cerca de R$ 925 mil por ano.

As ações de eficiência energética envolveram, por exemplo, a troca de 14 mil luminárias e a colocação de refletores, que levaram o foco da iluminação para as superfícies de trabalho. A economia de consumo gerada apenas com a troca de iluminação atingiu 73%. Na conta de energia elétrica, isso representou economia de 23%.
Agência Brasil