Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

QUANDO O ASSUNTO É ARTE A RESPOSTA É DEDICAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E SUCESSO

Fotos: $ônia Puxian

Esse é o espetáculo "Brasil, um Caso de Amor", que faz parte do projeto Viver Bem,
onde vários países foram apresentados nas coreografias

As crianças estavam bem preparadas e fizeram uma apresentação impecável

Leveza nos passos e suavidade na dança

Cada país com sua música e traje típicos

A orquestra regida pelo maestro Eduardo Martinelli encantou a todos

Matéria publicada no jornal Folha do Povo

Sincronismo nos passos demonstrou qualidade na apresentação

CULTURA RESGATA DIGNIDADE
Na "Vitrine de Fotos" de hoje você vai apreciar as belas imagens do espetáculo “Brasil, Um Caso de Amor” do projeto Viver Bem. Essas ações buscam usar a arte como fio condutor no resgate da dignidade humana, e tiveram início no bairro Nova Lima, com o balé clássico. Esses trabalhos começaram em 1998 com o objetivo de estimular e promover o incentivo à cultura. Dez anos mais tarde, em julho de 2008 surgiu a Orquestra Jovem para agregar mais uma opção artística de levar a beleza da música erudita até a periferia da cidade. A apresentação agradou o público que lotou o teatro Glauce Rocha na noite desta segunda-feira. Parabéns aos organizadores e professores.

CONTROLAR FINANÇAS
Quando o assunto é dinheiro todo mundo gosta e gasta. Ter dinheiro é muito bom, mas conservar é que são elas. Muitas vezes as pessoas passam da conta e o limite vai por água abaixo. É melhor controlar as finanças e deixar o saldo sempre positivo. De nada adianta ter muito dinheiro e gastar mais do que ganha. É importante fazer um balanço mensal das despesas e guardar um pouco todo mês. Só assim seu dinheiro vai crescer e render.

DINHEIRO
E por falar em dinheiro anote aí uma dica de T. Harv Eker, no livro “Os Segredos da Mente Milionária”: “Se você está juntando dinheiro para os dias difíceis, o que acabará conseguindo? Dias difíceis! Pare de fazer isso. Em vez de economizar para tempos ruins, concentre-se em guardar para os dias felizes ou para o dia em que você alcançar a sua liberdade financeira. Nesse caso, pela lei da intenção, é exatamente isso o que obterá”.

BENEFÍCIOS
Nem sempre as pessoas param para analisar o seu modo de pensar frente ao dinheiro. Muitas trazem consigo manias errôneas de lidar com ele seguindo o exemplo dos pais. Para alguns o dinheiro não traz felicidade, para outros é preciso trabalhar duro para ganhar bem. Tudo fica registrado na memória. Resultado? Dificuldade em alcançar um patamar satisfatório. Lembre-se, o que pensares com freqüência acabará se tronando real. Mude o seu ponto de vista em relação ao dinheiro e goze dos seus benefícios.

ENQUANTO ISSO
Na fila do supermercado um senhor de idade comentava: “Não gosto que o caixa fique me devendo troco. As empresas têm obrigação de dar o troco exato para o cliente”. Muitas vezes quando o consumidor faz questão dos centavos dá a impressão que é mesquinho. Mesquinho é quem fica devendo troco e nem pede licença. Ouve-se muito: “Posso ficar devendo os centavos?”. Só faltava essa. Conta esses centavos de cada cliente no final do dia, mês e ano...

E MAIS
“O seu campo focal determina o que você encontrará na vida. Concentre-se nas oportunidades e verá oportunidades. Atenha-se aos obstáculos e terá obstáculos. Não estou lhe dizendo para não tomar cuidado com os problemas. Trate deles à medida que forem aparecendo, no momento presente. Mas mantenha os olhos postos nas suas metas, permaneça em movimento rumo aos seus objetivos”, diz T. Harv Eker.

TUDO IGUAL
É mais fácil continuar levando a vida na mesmice do que apostar no novo e desconhecido. Agindo assim nada vai mudar, nem você vai sair do lugar de conforto. Muitos preferem continuar levando a vida de sempre, tudo igual, recebendo salário contado e pagando as contas na medida. Aventurar-se numa nova empreitada gera medo e insegurança. Arriscar-se pode mudar tudo e levar ao caminho de sucesso e grandeza. Faça a sua escolha! Aposte em si mesmo.

CONSELHO
Anote aí o que diz o autor T. Harv: “Quer um conselho? Se você deseja ficar rico, concentre-se em ganhar, conservar e multiplicar o seu dinheiro. Se prefere ser pobre, dedique-se a gastá-lo. Independentemente de quantas dezenas de livros você leia e de quantos cursos sobre sucesso você faça, tudo se resume a isso. Lembre-se: aquilo que você focaliza se expande”. Preste atenção nisso.

ABASTEÇA SUA ENERGIA
O esforço está sempre presente em cada ato do dia-a-dia. Seja no trabalho, na vida pessoal, em casa, com os amigos... É preciso saber impor limite a toda e qualquer situação. De nada adianta ultrapassar suas forças ao atender todos os pedidos se o seu corpo está fatigado. Não faça mais do que pode, não se doe mais do que deve, senão alguém vai ter que cuidar de você. Faça o bem, atenda aos pedidos dos outros, mas deixe um espaço para reabastecer sua energia.

VOCÊ SABIA?
Entre as mulheres mais estressadas do mundo as brasileiras ocupam o 4º lugar. Em primeiro está a Índia, segundo México, terceiro Rússia.

NEM DE MAIS, NEM DE MENOS
Corpo e mente caminham juntos. Se você pensar demasiadamente em coisas ruins vai atrair. Se cobrar muito do corpo, o cansaço e o estresse vão aparecer. É melhor encontrar o equilíbrio em tudo: dar e receber, pensar e realizar. Somente assim a vida fluirá de maneira saudável. FELICIDADES...
**************************************************************************
Matéria divulgada no Twitter e Facebook da jornalista

AVENIDA AFONSO PENA DE CARA NOVA

Fotos: $ônia Puxian

O asfalto que teve início em 19 de setembro está em fase adiantada

A previsão de entrega da obra está prevista para março de 2012

Devido ao adiantamento das obras é possível que termine antes do prazo

Esse trecho da obra está na esquina da Rua Padre João Crippa (17 outubro)

A avenida troca de ares e fica mais bonita ainda

Com o novo horário de verão as tardes ficam mais longas

BELA AVENIDA
Na Vitrine de fotos de hoje desfilam imagens da Avenida Afonso Pena trocando de roupagem. Acompanhe passo a passo o recapeamento que percorre os quilômetros da avenida e traz aparência de festa para a cidade. Tudo muda de cor e os prédios ficam mais bonitos. As árvores, jardins e o céu contrastam com o escuro do novo asfalto, que parece vestir o smoking na avenida mais bonita de Campo Grande. Curta esse momento e viva mais essa novidade que chega até você! Eu fiquei atenta a cada movimento das máquinas e trago até você os lances que a minha lente captou. Aprecie as imagens enquanto lê as mensagens especialmente escolhidas para você.

MEDO E CERTEZA
Você já prestou atenção nos prejuízos que o medo ocasiona? Medo de prestar vestibular e não ser aprovado; medo de iniciar um negócio e não ser bem sucedido; medo de entrar numa relação e não dar certo, e por aí vai... Mas tudo na vida é interrogação. A única certeza que temos é a nossa vontade de fazer as coisas darem certo. Para que isso aconteça aposte em você mesmo e acredite.

APOSTAR E GANHAR
Quando tiveres a certeza de que o medo está fora do seu alcance comece a realizar seus sonhos. Não importa o resultado. É melhor agir do que temer, é melhor apostar do que se acomodar, é melhor ganhar do que se conformar. Troque o medo pela esperança e a dúvida pela certeza. O resultado é fruto da ação, movimente-se.

QUIBE CRU ARMÊNIO
Anote aí, você que pediu a receita do quibe cru armênio: meio quilo de patinho bem limpo e moído duas vezes; dois copos de trigo para quibe; uma cebola média bem picadinha; hortelã; pimenta síria e sal. Modo de fazer: coloque o trigo numa vasilha, lave bem e deixe de molho na água por 15 minutos, para amolecer.

SIRVA GELADINHO
Depois disso escorra e esprema bem o trigo entre as mãos para retirar toda a água. A proporção do trigo lavado e seco deve ser igual à quantidade de carne moída. Na vasilha acrescente a carne, o trigo lavado e espremido, a cebola picadinha, pimenta síria e sal a gosto. Misture tudo muito bem com as mãos, até ficar bem homogêneo. Antes de servir coloque numa travessa e deixe na geladeira por uns minutos. Na horta de comer regue com azeite de oliva e salpique hortelã fresca. Hummm... Estou ficando com água na boca. Bom apetite!

MEL
Para remover as células mortas do rosto adicione numa vasilha de vidro: duas colheres de sopa de fubá, uma colher de sopa de mel e leite até formar uma pasta. Aplique-a no rosto com suaves movimentos circulares e deixe agir por dez minutos. Em seguida enxágüe com água morna e aplique o hidratante habitual.

FORA DAS PRATELEIRAS
Os inibidores de apetite como as anfetaminas estão proibidas por provocarem danos à saúde do paciente. Os riscos à saúde que esse remédios provocam, alterações no sistema nervoso cenral, problemas cardíacos superam o benef´cio da perda de peso. Emagrecer com saúde é a saída.

RIR REJUVENESCE
Abra espaço no vocabulário e no cotidiano, para o verbo “rir”. Não há creme anti-idade nem botox que salve a expressão de uma mulher mal-humorada. Azedume e amargura são palavras que devem ser banidas do dia a dia. Se for preciso, pegue uma comédia na locadora, preste atenção na conversa de duas crianças, marque um encontro com aquela amiga engraçada - faça qualquer coisa, mas ria. O riso nos salva de nós mesmas, cura nossas angústias e nos reconcilia com a vida.

BRILHE CADA VEZ MAIS
Você já parou para observar o sol? Ele é soberano e nasce a cada dia, cumprindo a sua missão. Não importa se o céu está acinzentado, não importa que haja nuvens... Elas estão sempre abaixo dele. Ele não se altera por causa disso. Pense nisso e brilhe cada vez mais, deixe as nuvens abaixo de você. E de sobra as pessoas vão gostar de estar na sua companhia...

ALERTA
Quando o assunto é dieta, cuidado: mulheres que falam em regime o tempo todo costumam ser péssimas companhias. Deixe para discutir carboidratos e afins no consultório do endocrinologista. Nas mesas de restaurantes, nem pensar. Se for para ficar contando calorias, descrevendo a própria culpa e olhando para a sobremesa do companheiro de mesa com reprovação e inveja, melhor ficar em casa e desfrutar sua salada de alface e seu chá verde.

BEM E MAL
Desde o início do mundo a luta entre o bem e o mal está presente. Cada um escolhe o caminho a seguir, mas uma coisa é certa: tudo o que vai, volta. É importante escolher o rumo de cada passo para receber coisas boas na volta. Quanto mais a pessoa pratica o bem, melhor ela se sente e mais benefícios terá. O mesmo processo ocorre com o mal. Faça a sua escolha!

PRA PENSAR
Como diz a frase de minha autoria: “Nunca se preocupe com o mal, a menos que ele parta de você. E nunca deseje o mal a quem o pratica, ele já o traz dentro de si”.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

VOCÊ ESTÁ CONVIDADO para o lançamento especial do livro "DICAS PARA UMA VIDA MELHOR" da apresentadora CLÁUDIA TENÓRIO



Local: Livraria Cultura
Avenida Paulista, 2.073 - Conjunto Nacional
Dia 27 de outubro, às 19h30

Seja bem vindo
Te espero lá!

Divulgado no Twitter Facebook da jornalista

sábado, 22 de outubro de 2011

CASA COR MS 2011 TEM RECORDE DE VISITAÇÃO

Levi Mendes Júnior/Divulgação


Galeria Aracy Balabanian assinada pela arquiteta Janete Padilha

Mais de 25 mil pessoas conheceram a mostra que
este ano apresentou novidades em tecnologia, conforto e sustentabilidade


A Casa Cor Mato Grosso do Sul 2011 encerrou a mostra no dia 19 de outubro com um saldo de 25.130 visitantes. Crescimento de quase 10% em relação à mostra anterior, realizada em 2009. Durante os 48 dias do evento, os visitantes puderam conhecer os 34 ambientes inéditos assinados por 62 profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo de Mato Grosso do Sul.
Para o diretor da franquia, Vagner Giglio, a superação de metas de público e crítica se deu em virtude das parcerias bem consolidadas que, do primeiro dia de obras até a finalização, fizeram toda a diferença. “Nós tivemos este ano tantas parcerias produtivas, sólidas e diferenciadas que o resultado não poderia ser outro. Casa Cor MS agrega um valor esplêndido ao profissional, ao fornecedor e ao parceiro, e se enriquece com a experiência e trabalho diferenciado destes”. A diretora de relações públicas da franquia, Emili Ayoub Giglio acrescenta uma coincidência positiva que irá marcar para sempre esta mostra. “Este ano a Casa Cor comemora 25 anos de Brasil e como a edição de Mato Grosso do Sul recebeu 25 mil pessoas é algo que ficará marcado nos nossos corações e na história da Casa Cor, só temos a agradecer a todos os profissionais e empresas que estiveram ao nosso lado, e ao público de Mato Grosso do Sul que abraçou definitivamente este grande evento”.

Mais de 80 empresas marcaram presença
Um evento desse porte e esplendor contou com mais de 80 empresas que, sob diferentes participações, figuraram como parceiros e fornecedores imprescindíveis na realização logística, material e conceitual da mostra. Vale ressaltar que a maioria dessas empresas é de Mato Grosso do Sul, dessa forma, o evento contribuiu para o fortalecimento da economia local. Durante todo o período de preparação, obras, apresentação dos ambientes e finalização, foram gerados cerca de 1,2 mil empregos diretos e mais de 3 mil empregos indiretos. Foram investidos R$ 6 milhões de reais na Casa Cor Mato Grosso do Sul.

Entidades beneficentes participamA mostra recebeu visitas de entidades beneficentes, como a Fundação Pestalozzi de Mato Grosso do Sul, a Casa da Criança Peniel e o Centro de Rebilitação do Lesado Medular (Crelame). Estudantes de arquitetura de várias universidades do Estado realizaram aulas de campo dentro da Casa Cor MS. Além disso, parte da renda obtida com a venda das Revistas Casa Cor MS 2011 será revertida para a Casa Lar Lions, escolhida como entidade benemérita do evento que receberá investimentos para melhorar o atendimento de crianças com necessidades especiais.

A Casa Cor MS também serviu de palco e passarela para diversos eventos que movimentaram a sociedade sul-mato-grossense. A moda esteve presente no evento com o editorial assinado pelo F5 Coletivo, além dos desfiles que marcaram o lançamento da coleção Primavera/Verão Mara Lima e o Fashion Kids que trouxe as novidades da moda infantil do Shopping Campo Grande.

O Senac levou ao Espaço Gourmet mais de dez oficinas gastronômicas evidenciando toda a arte e novidades da culinária.
A rádio Blink FM 102 ofereceu diversas oficinas de ervas e plantas medicinais em seu espaço, ministradas pela jornalista Márcia Chiad, do Recanto das Ervas, onde crianças puderam aprender a plantar e fazer mudas, fomentando a educação ambiental e oferecendo mais uma opção recreativa para os pequenos.

Com o diferencial das mídias sociais como Facebook e Twitter, obtendo contato mais direto com o público, Casa Cor MS figurou como pauta constante em editorias de jornais, programas de televisão e sites como Moda, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia, Decoração, Paisagismo, entre outras. Comerciais, outdoors e outros veículos estamparam todas as marcas da Casa Cor MS 2011.

Nos três últimos dias da mostra, móveis e objetos de decoração foram colocados à venda com descontos de até 70%, durante o Special Sale. O visitante pôde levar para a casa toda a qualidade e conceito da mostra, além das tendências nacionais e internacionais. Vendedores e consultores permaneceram nos espaços para atender ao público que procurou adquirir um produto diferenciado de Casa Cor MS 2011, movimentando o nicho de lojistas e empresários.

A Casa Cor é a maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, com franquia em 17 cidades brasileira e quatro no exterior. A segunda mostra da Casa Cor MS aconteceu na Rua Abdul Kadri, nº 104, Bairro Chácara Cachoeira (altos da Av. Afonso Pena). Foi aberta ao público de 2 de setembro a 19 de outubro, com 34 ambientes assinados por 62 arquitetos, decoradores e paisagistas em um terreno de 10 mil m². Em 2011, todas as mostras de Casa Cor no Brasil e exterior trabalharam o tema “dia-a-dia com Tecnologia”, e também celebrou os 25 anos de Casa Cor no Brasil.O evento é vitrine para a divulgação e valorização dos profissionais locais, colaborando para projetá-los não só no Estado, mas, em todo o Brasil.

Fornecedores e Parceiros 2011Allianz Seguros – Aluminium Center – Amor Arte Molduras e Quadros – Ant-Chamas
Armazém Fornari – Art Print Comunicação Vusual – Arte Livre Comunicações – Astra – Bahamas Apart Hotel – Bigolin – Blindex – Br Lonas – Braston – Caixa Economica Federal – California Mudas – Campo Grande News – Casa Design – Casa Nova Marmores e Granitos – Loja Casa Tua – Ceramica Atlas – Choly Comunicação & Marketing – Contexto Mídia – Correio do Estado – Criare Moveis Planejados – CTEC Engenharia – Deca – Divino Ar – Docol – Ecomel Melhoramentos – FOTOWEB 360 – EnersuL – Estofatto Interiores – EV Imagens – F5 Coletivo – Facilitando Organiza – Festas e Eventos TV – Firula’s Café – Formaplas Móveis Planejados – Gráfica Alvorada – Guerreiro Arte e Eventos – Habitare – Heaven Spas – Holder gestão comercial – Italinea Móveis – La Buona Cucina – LA Sonorização – Léo Madeiras – Light Desing Iluminação – Luxaflex – Mercatto Móveis e Decorações – Mmartan – REVISTA Mood Life – Morada Moveis – Movstore – Paisagismo Meurer
Perfatto Persianas e Revestimentos – Pontal da Grama – Portobello Shop – Prefeitura de Navirai – MS – Prefeitura Municipal de Campo Grande – Quadro a Quadro MolduraS – Radio Blink – Raviera Motors – Reforce Tecnologia – Romeu Imóveis
Santa Graça Casa – Senac/MS – Shopping Campo Grande – SIEMENS – Tecsan – Tintas Suvinil / Basf – Todeschini S/A – Trefimet – TV Morena – Uniflex / Santa Fé – Via Rosa – Vidrex – Vidro Real Revestimentos Especiais – Vidrotil MOSAICO – Villagres – Villas Damha – Votomassa.

Matéria divulgada no Twitter e Facebook da jornalista

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

VIVER BEM apresenta espetáculo “BRASIL UM CASO DE AMOR"


Luzes,câmeras, ação, está no ar a próxima atração

Beleza e arte de mãos dadas

Sincronismo e leveza no ar

Dança inspira movimentos suaves


O Ponto de Cultura Viver Bem e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul apresentam no dia 24 de outubro, às 19h e 30min, no Teatro Glauce Rocha, o espetáculo de balé “Brasil Um Caso de Amor”. À noite também contará com a apresentação do Coral e da Orquestra Jovem do Viver Bem, composta por 40 pequenos músicos. A entrada é gratuita.

Os trabalhos do Viver Bem tiveram início em 1998 com objetivo de promover a cidadania e dar melhores condições de vida, por meio da qualificação profissional de jovens e de adultos, além de estimular e promover o incentivo à cultura. Em 2010, o grupo passou a integrar a Rede Estadual de Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul.

As ações do Viver Bem buscam usar a arte como fio condutor no resgate da dignidade humana. Desse modo, levou inicialmente o balé clássico para o bairro Nova Lima, um dos mais violentos da Capital. Dez anos depois, em julho de 2008 surgiu a Orquestra Jovem para agregar mais uma opção artística de levar a beleza da música erudita até a periferia da cidade.

O Viver Bem oferece aulas de informática, inglês, ballet clássico, orquestra de cordas, jazz, ginástica, bordado, organização doméstica, higienização e manipulação de alimentos, maquiagem, kung fu, dentre outras atividades. Há também o teatro musical com interpretação e canto, além do projeto de cinema. Os critérios para participar do Viver Bem são a frequência escolar e ser morador do bairro Nova Lima e Região Norte da Capital.

A realização do espetáculo conta com o patrocínio do Comper, Enersul, Fiems/Sesi, Indústria Ativa MS, Labclin, Clínica Luciana de Matos, Niobe, Plaenge, Reflore MS, Sanesul, Unimed Campo Grande, Amamsul, Beatriz de Almeida Estúdio de Dança, Centro Gráfico Ruy Barbosa, LOG Engenharia, Mace, Ong Moradia e Cidadania, Polícia Militar, TJMS, UFMS e Gráfica Imagine.

Matéria divulgada no Twitter e Facebook da jornalista

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

HORÁRIO DE VERÃO - Mudanças de hábito podem trazer economia para o consumidor

Fotos: $ônia Puxian

O entardecer é mais longo

Mais tempo para curtir a praia

Rio de Janeiro - O horário de verão deste ano, que começou nesse domingo (16), poderá trazer significativa economia na conta de energia elétrica caso o consumidor adote hábitos simples no dia a dia. "Energia mais barata para o nosso bolso e menos agressiva ao meio ambiente é aquela que a gente não desperdiça”, disse o engenheiro Alexandre Reis, da Assessoria de Estudos e Programas de Conservação de Energia de Furnas.

No caso do consumidor residencial, o grande vilão é o chuveiro elétrico, lembrou. “O horário de verão é um excelente momento para a gente aproveitar o calor do dia e tentar economizar no chuveiro, colocando, pelo menos, a chave na posição verão”. De acordo com pesquisas, o chuveiro responde por cerca de 24% da conta mensal de energia elétrica. Reis recomendou que sejam evitados banhos no horário de pico que, no estado do Rio, vai das 18h às 21h.

Em relação a aparelhos como geladeira, freezer e ar condicionado, Alexandre Reis sugeriu que o consumidor dê prioridade a modelos que levem o selo Procel de economia de energia, sobretudo quando for trocar um aparelho antigo por um novo. “O selo Procel é uma premiação àquele produto que, em sua categoria, é o mais eficiente”. Todos os produtos que entram no mercado são testados e certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Aqueles que recebem o índice A de eficiência gastam menos energia.

Segundo o engenheiro de Furnas, somente a troca por um aparelho mais eficiente faz com que o consumidor passe a economizar 50% na conta de luz. “E, por vezes, o investimento é diluído na diferença de conta em poucos meses”.

Em relação a outro vilão do consumo, as lâmpadas incandescentes, a substituição por lâmpadas fluorescentes pode gerar economia em torno de 60% para o consumidor. “Lâmpada incandescente é a mais obsoleta que existe”, analisou Reis. Ele explicou que 80% de uma lâmpada incandescente geram somente calor e apenas 20% geram iluminação. As lâmpadas fluorescentes, além de reduzir o consumo, podem durar dez vezes mais, acrescentou. Enquanto uma lâmpada incandescente dura mil horas, as fluorescentes podem durar até 10 mil horas.

As mesmas regras de redução do consumo se aplicam a estabelecimentos comerciais e industriais. Furnas desenvolve um trabalho gratuito de diagnóstico energético para empresas e instituições públicas, como escolas, hospitais e prefeituras. No Rio de Janeiro, a estatal, subsidiária da Eletrobras, realizou trabalho para a redução dos gastos de energia em vários locais públicos, como o Jardim Zoológico e o Jardim Botânico.

As medidas adotadas por Furnas no escritório da empresa no Rio, a partir de 2000, levaram a uma redução de 38,6% nos gastos anuais com eletricidade, o que corresponde a cerca de R$ 925 mil por ano.

As ações de eficiência energética envolveram, por exemplo, a troca de 14 mil luminárias e a colocação de refletores, que levaram o foco da iluminação para as superfícies de trabalho. A economia de consumo gerada apenas com a troca de iluminação atingiu 73%. Na conta de energia elétrica, isso representou economia de 23%.
Agência Brasil

terça-feira, 4 de outubro de 2011

PRESIDENTA DILMA NA BÉLGICA reitera que Brasil adotou providências para resistir a eventual agravamento da crise


Presidenta Dilma Rousseff durante encontro com primeiro-ministro da Bélgica, Yves Leterme. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


Presidenta Dilma Rousseff e o primeiro-ministro Yves Leterme concedem declaração à imprensa após reunião bilateral em Bruxelas. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff disse ontem (4/10) que o governo brasileiro está tomando todas as providências para diminuir o impacto de um eventual aprofundamento da crise econômica internacional. Na declaração à imprensa, após reunião com o primeiro-ministro da Bélgica, Yves Leterme, em Bruxelas, a presidenta alertou que ajustes fiscais recessivos podem levar a um processo de estagnação econômica, como o vivido pelos países da América Latina nos anos 80 e 90. Para sair da crise, segundo a presidenta Dilma, é preciso aumentar o consumo, o investimento e o nível de crescimento da economia.

“O Brasil faz parte de uma região do mundo que, nos anos 1980 e 1990, sofreram um processo de estagnação econômica, de perdas bastante significativas em todas as áreas, um processo que se inicia nos anos 1980 que se chamou crise da dívida latino-americana. Destaquei que a nossa experiencia demonstra que ajustes fiscais extremamente recessivos só aprofundaram o processo de estagnação, de perda de oportunidades e desemprego. Dificilmente se sai da crise sem aumentar o consumo, o investimento e o nível de crescimento da economia”, disse a presidenta.

Dilma agradeceu o primeiro-ministro da Bélgica pelo apoio à reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e à aspiração brasileira a um assento permanente, e reiterou o convite para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, que será realizada em 2012 no Rio de Janeiro. A presidenta lembrou que o Brasil, de forma voluntária, definiu em lei a redução das suas emissões de gás até 2020.

“A Rio + 20 é um momento especial para que os povos olhem para frente, discutam seu desenvolvimento com cada vez mais inclusão social e respeito ao meio ambiente.”

A presidenta afirmou que é desejo do governo brasileiro estreitar as relações com a Bélgica. Assim, os dois países poderão adotar mecanismos de cooperação para o tratamento de dejetos nucleares e discutir uma maior participação das empresas belgas nos projetos brasileiros de ciência, tecnologia e inovação.

Na declaração à imprensa, a presidenta Dilma ressaltou ainda a parceria firmada entre o governo brasileiro e a iniciativa privada para conceder bolsas de estudo para alunos brasileiros nas universidades europeias. Segundo Dilma Rousseff, 75 mil estudantes devem participar do programa Ciência sem Fronteira para cursar Engenharia, Matemática, Física e Química.

Cultura – A presidenta Dilma Rousseff destacou a realização do Festival Europalia, que, na edição deste ano, homenageia o Brasil. Para presidenta, que participará da abertura do evento, as relações entre o Brasil e os países da União Europeia devem superar as questões econômicas.

“Esta visita coincide com a abertura da Europalia, tendo o Brasil como tema central, e isso é muito importante para esse relacionamento, baseado não só nos agentes econômicos, nas parcerias estratégicas na área de ciência e tecnologia, mas também na cultura que representa a alma dos povos. Eu acredito que esse momento do Festival Europalia coincide também com um momento importante para o Brasil, que mantém crescimento econômico com processo de inclusão social.”

A presidenta Dilma participa às 20h (15h em Brasília) de jantar oferecido pelo presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.
(Blog do Planalto)