As empresas Claro, Embratel e NET, do grupo América Móvil, são as patrocinadoras oficiais de serviços de telecomunicações da Olimpíada do Rio, e serão responsáveis por todos os serviços de telecomunicações que dão suporte aos Jogos. O grupo diz que investiu R$ 30 milhões no Brasil nos últimos três anos, sendo que grande parte foi direcionada para a infraestrutura dos Jogos.
A Embratel irá disponibilizar uma rede com mais de 370 quilômetros de fibras ópticas, com velocidade de 40 gigabits por segundo. A empresa também fornecerá a rede que captará os sinais de vídeo de todas as competições esportivas para entregar ao centro de transmissão internacional, de onde sairão imagens para aproximadamente 5 bilhões de telespectadores de 200 países
A Telefônica Vivo informou que está trabalhando para ampliar a cobertura nas áreas onde haverá disputas nas regiões da Barra da Tijuca, Deodoro, Estádio do Engenhão, Maracanazinho e Sambódromo. O reforço da cobertura atinge também a Cidade Olímpica, com aumento da capacidade de banda larga. A operadora também desenvolveu projetos específicos para aumentar a capacidade de cobertura em toda a cidade.
A TIM informou que já instalou no Rio de Janeiro 100 biosites, que são estruturas parecidas com a de postes de iluminação, onde são instaladas as antenas da operadora. A empresa diz que ampliou sua capacidade de rede em locais distribuídos estrategicamente nas rotas de mobilidade urbana e pontos de grande concentração durante as disputas do evento esportivo. A TIM também vai reforçar a cobertura em toda a região metropolitana do Rio de Janeiro, com destaque para as áreas de maior circulação de turistas.
A Oi diz que instalou novas antenas e aumentou a capacidade de estações já existentes para atender ao aumento da demanda por cobertura móvel e garantir que o cliente possa fazer chamadas e usar as redes 3G e 4G em todos os locais de competição. A empresa ampliou a cobertura móvel, com antenas definitivas e provisórias nos locais de competições e em áreas como aeroportos e rodoviária. Como a Oi foi a patrocinadora e fornecedora de serviços dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e da Copa do Mundo de 2014, a empresa diz que já tem como legado a presença em alguns locais que serão utilizados também na Olimpíada.
As operadoras instalaram centrais de monitoramento no Rio de Janeiro. Além disso, equipes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações estarão na cidade para acompanhar o funcionamento dos serviços de telecomunicações durante a Olimpíada. “Estaremos sempre a postos para apagar qualquer incêndio”, diz André Borges.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-07/julgamento-final-de-impeachment-comecara-em-29-de-agosto-diz-stf
Agência Brasil