Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

sábado, 30 de outubro de 2021

Orquestra Sinfônica de São Paulo apresenta série de concertos

 Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) apresentam a série de concertos OSESP MASP, que combina arte e música no palco do Masp Auditório.

O projeto estabelece diálogos entre as duas formas artísticas, relacionando similaridades estéticas e históricas. Cada apresentação é comentada por um especialista convidado, que faz a conexão entre as obras de arte da coleção do Masp com composições musicais interpretadas pela Osesp.

A próxima apresentação está marcada para o dia 3 de novembro, às 20h, no auditório do museu. Na ocasião, o palestrante Sérgio Molina irá relacionar a obra O navio, 2017, de Emanoel Araújo, a composições de Leonard Bernstein, Duke Ellington, Billy Strayhorn, Heitor Villa-Lobos e André Mehmari. A interpretação ficará por conta do Camaleon Bassoons. Além de presencial, a apresentação e palestra serão transmitidas pelo canal do Masp no YouTube.

Desde o início da pandemia, o projeto foi realizado unicamente no ambiente digital. A partir da edição do dia 6 de outubro, com o abrandamento das restrições sanitárias, o auditório do Masp voltou a ser aberto, com capacidade reduzida e distanciamento social. A entrada é gratuita e o agendamento online no dia 3 de novembro, a partir das 10h, é obrigatório. 

Fonte: Agência Brasil https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-10/orquestra-sinfonica-de-sao-paulo-apresenta-serie-de-concertos


quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Nossa! Corei de vergonha

Escrever é uma forma de se expor. Cada qual coloca no papel o que vai no coração e na ideia, logo demonstra sua opinião, sentimento e modo de pensar. “Dize-me o que escreves e te direi quem és!”. Ops! Nasceu agora essa frase, num momento de inspiração.

Escrever, para mim, é algo significativo, natural e quase sempre o texto nasce pronto, fruto de inspiração e espontaneidade, aí então é só deslizar os dedos no teclado. Deixei de lado o que estava fazendo e obedeci ao meu pensamento que trouxe esse tema de uma maneira natural e rápida. Vamos lá!

Eu me recordo que no tempo de escola, (estudei no Colégio Assunção, um dos melhores de São Paulo, situado em bairro nobre dos Jardins) eu tive uma professora da Língua Portuguesa considerada a melhor e mais competente, pelo conhecimento e rigidez em sala de aula. Certa vez na entrega das provas a minha ficou por último e eu fiquei preocupada. 

Ao terminar a entrega ela comentou com a classe: “Essa eu deixei por último porque quero comentar. Essa prova é da Sônia”, e prosseguiu: “Quero apresentar como modelo de prova perfeita, a melhor nota da sala, sem erro de Português, conteúdo claro, respostas exatas e texto conciso”.

Nossa! Corei de vergonha! Nem acreditei no que ouvi... Fiquei emocionada e fui pega de surpresa. Eu estava ansiosa pela nota porque a professora nunca tinha dado nota 10, era impossível isso acontecer, e até comigo foi assim. Ela levantou a minha prova para a sala e disse que foi a melhor, só descontou um décimo por conta de uma vírgula, nota 9,9. E escreveu ao lado da nota: “Parabéns!”. Aquilo ficou gravado pra sempre na minha memória.

Nem pude me conter de alegria porque eu nem sabia que sabia tanto... E no momento em que atravessei a sala para receber a prova, a sala toda falou:  “A Sônia é um gênio!”. Fiquei mais corada ainda. Todas queriam ver a minha prova. E assim foi! Senti-me muito reconhecida. Só pra esclarecer, a pergunta feita nessa prova teve que ser traduzida pela professora porque a maioria não entendeu a pergunta, inclusive eu. 

       Só pra registrar, a professora leu a pergunta para a sala que se iniciava assim: "Refute se puder...". Assim que terminou ecoaram murmúrios pela sala... O que significava "Refute?". Claro que ninguém sabia e diante do incidente a professora explicou. Refute significa: "afirmar o contrário; desmentir; negar; não aceitar". Você saberia? 

       E pra completar, no tempo em que cursei Jornalismo, o professor virou-se pra mim e disse: “Você não precisa estudar, já sabe muito!”. E brincando respondi: “Eu vim ajudar vocês e testar vosso conhecimento...”. Sorrindo ele falou: “Tinha que ser Sônia Puxian!”. E rimos juntos... 

E não foram poucas as vezes que ouvi isso, sendo também dito por professores do curso de Direito, Publicidade. Curioso que eram sempre os professores mais rígidos e exigentes que reconheciam essa questão. E pra confessar quero dizer que a minha admiração também sempre foi pelos professores mais exigentes, porque eles sabiam mais, logo eu aprenderia mais também.

Mas olhando para esse tempo eu me dei conta que gostava de escrever e era algo natural e espontâneo. E tem outro detalhe, sempre gostei muito de ler, então o conteúdo brota facilmente porque o conhecimento se expande. Tenho a impressão que estou falando muito de mim, talvez até me elogiando, mas não é nada disso, é apenas a vontade e o desejo de compartilhar com vocês, momentos que foram significativos em minha vida e marcaram presença.

O leitor é a extensão desses momentos porque é em respeito a ele e à sua presença nessa página de jornal que eu me inspiro a escrever cada texto. Tenham a certeza de que toda  palavra é a expressão maior de um sentimento que segue à risca o desejo de ser o mais fiel possível a essa espontaneidade da escrita.

Só para registrar, dia desses caminhando pela rua, uma moça veio ao meu encontro e perguntou: “Você é jornalista?”. Curiosa, perguntei como sabia, e ela respondeu: “Leio seus artigos no Correio do Estado e gosto muito!”. Agradeço atenção, amo estar aqui. Tenham ótimos dias, sejam felizessssssssssss...

Sônia Puxian - Jornalista

domingo, 17 de outubro de 2021

Forte temporal atinge Campo Grande - MS e provoca estragos e prejuízos

Forte ventania espalhou poeira pela cidade anunciando a chegada da tempestade
Ficou tudo nublado tomado pela poeira trazida pelos ventos fortes
                                                                                                        Fotos: $ônia Puxian 
Campo Grande e demais municípios do Estado sofreram grandes prejuízos com a chegada inesperada de forte tempestade que começou a se armar logo após o almoço da sexta-feira dia 16. A poeira vermelha que se avistava no horizonte foi trazida rapidamente pelo vento forte e invadiu a cidade deixando tudo empoeirado e embaçado. A visão da cidade e dos prédios foi tomada pela poeira e forte ventania.

    Como que num passe de mágica o vento foi empurrando tudo o que via pela frente, deixando um saldo de mais de 100 árvores derrubadas na cidade. Uma forte chuva acompanhada de rajadas de vento tomaram conta da cidade e arredores mostrando a fúria de sua chegada e varrendo tudo pela frente. 

    O cenário de poeira invadindo os espaços e o forte vendaval armado pela chuva que veio sem tréguas foi dominando tudo e deixando rastros de sua força pelo caminho: 
ruas alagadas, árvores caindo e pessoas se abrigando do vento e chuva foi o cenário que se desenhou ao longo da tarde que parecia não ter fim. A queda de energia e a fúria do vento disputavam força para demonstrar que não veio pra brincar.     

    O vento batia forte nas janelas e vidraças como que querendo entrar à força, foi preciso muito reforço, através de panos nos espaços das janelas, para conter o vento que invadia os espaços com fúria total e balançava as janelas bruscamente. A água escorria pelas paredes e banhava tudo pela frente... 

    Foram momentos de tensão e correria para conter a entrada da água por vários cantos da casa. O balançar tresloucado das árvores disputava o embalo do vento que soprava mais e mais forte, atingindo velocidade aproximada de 100 KM. 

    Poeira vermelha, vento indomável, tudo misturado e empurrado pela forte ventania  foi o cenário que se desenhou em poucos minutos culminando com forte tempestade e rajadas de vento que provocaram queda de energia.  
    
Leia mais:

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

A sua boca fala, o ouvido escuta e a mente processa!

Nas ações e atos que cada um de nós executa a cada dia reside um grande segredo: "Se você fala, o seu ouvido escuta e a mente processa!". Que tal utilizar essa ferramenta preciosa que é o falar pra selecionar coisas boas, lindas e felizes? UAU! Parece fácil, mas não é! 

O resultado que isso vai gerar depende de você e vai beneficiá-lo! Só você pode escolher. E se por ventura o assunto que  trouxerem não for do agrado, pule fora ou mude o foco! Você pode! Isso não quer dizer que você deva fugir dos problemas ou falar de assuntos mais favoráveis, mas restringir ao máximo se aprofundar em coisas negativas cujo resultado está longe de ser resolvido. Cansativo demais. 

Cada coisa na sua hora e com a pessoa certa. Só você pode decidir! Optar pelo melhor não significa viver no mundo do "Conto de Fadas", nem tampouco fugir da realidade, mas restringir ao máximo se aprofundar em temas negativos que confundem a tomada de decisões e atrapalham o manejo mental de uma situação difícil de resolver. 

Escolha a hora e a pessoa certa pra aplicar o uso correto das palavras e o tema a ser abordado. Só não vale se perder em reclamações e deixar de lado a solução, porque ela existe e surge de uma conversa franca e aberta. Escolha o tempo que vai dedicar a cada palavra pronunciada durante o dia!

O momento certo é a chave para a solução de qualquer problema que te aflige. Resta saber se a hora é agora. A tomada de decisões sempre incomoda aquele que precisa fazer escolhas, mas quando o resultado aparece traz alívio e a resposta vem clara à luz da razão. O que passou ficou pra trás e uma sensação de alívio invade o pensamento e atrai a paz. 

Que bom, esse momento chega e traz consigo a certeza de que a instabilidade e a incerteza têm prazo certo pra desaparecer. Ufa! Que alívio. E é  nesse momento em que tudo se aclara e se resolve, que se nota o quanto valeu a pena se estressar um pouco e colocar pra fora tudo que ficou girando na mente e no pensamento por alguns dias à espera de solução. 

Lembre-se: "Tudo passa!", mas para isso é necessário conduzir os pensamentos por caminhos tranquilos e fazer uma análise pormenorizada de todos os tópicos do problema em questão. 

Só pensar não resolve, mas pensar e agir traz o resultado esperado. Pare e pense, depois levanta e age. No arquivo de assuntos pendentes a serem resolvidos existe uma gama de prioridades, mas há sempre aquela que fica deletada por falta de coragem para abordar e resolver. Lembre-se: "Sua boca fala, seu ouvido escuta e a mente processa!".

O que você tem a dizer? Não deixe pra depois, vá ao encontro da pessoa que faz parte do assunto e resolva com clareza e discernimento. É nesse momento que a resposta aparece e o que parecia um gigante se transforma num pequeno recipiente mágico onde o que foi colocado sai de lá com a resposta pronta. 

Tente e seja feliz, o tempo atua a seu favor e a favor da solução. Não se perca em conjunturas mentais e silenciosas. Ponha pra fora e chegue ao resultado esperado. Isso é certeza que acontece e alegra o coração. Que bom! 

Utilize as suas possibilidades de pensar, amadurecer e buscar solução. Isso tudo é seu e quem comanda é você. Tem coisa melhor? Quando você menos espera aquilo que te atormentava já não existe mais, foi resolvido e de maneira rápida, simplesmente porque saiu da esfera mental e partiu para a realidade. 

Viu só? Pensamento, palavras e obras.... Essas mesmas palavras que serviram pra te mostrar tudo isso,  servem também pra te mostrar que é através delas que tudo se resolve, de maneira clara e tocante, é só fazer valer e agir. Esse texto nasceu pra você que pensa, fala, ouve e decide! Faça bom proveito e seja feliz, sempreeeeeeeee...

Sônia Puxian - Jornalista

domingo, 10 de outubro de 2021

CASACOR MS 2021 surpreende pelo bom gosto e criatividade

Fotos: $ônia Puxian

Campo Grande - Mato Grosso do Sul orgulhosamente apresenta a 6a edição da CASACOR - MS com o tema: "A Casa Original", onde grandes e renomados profissionais do setor vão expor seu talento e conhecimento através de  projetos ímpares e muita criatividade. Com a abertura da mostra ocorrida no dia 29 de setembro, o evento termina em 14 de novembro, mas foi prorrogado até 28 de novembro. O local escolhido para abrigar tamanha grandiosidade foi o casarão projetado pelo arquiteto armênio Avedis Balabanian.  
   

    A antiga residência, situada  entre as ruas Manoel Inácio de Souza e Euclides da Cunha, no bairro Jardim dos Estados foi totalmente remodelada para abrigar os 27 ambientes distribuídos ao longo dos mais de 2.000 metros quadrados, esbanjando bom gosto nos projetos desenvolvidos por competentes profissionais da área.     

    O lar é o patrimônio pessoal e familiar de todos e é nele que a convivência esbarra no  bem estar e alegria. Para tornar ainda mais rico esse ambiente, arquitetos, designers de interior, paisagistas e demais profissionais da área dedicaram dias, horas e meses para mostrar o melhor e oferecer o que há de mais moderno e agradável ao olhar.

Leia mais: https://casacor.abril.com.br/mostras/mato-grosso-do-sul/

*************************************************************

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Inflação oficial fica em 1,16% em setembro, diz IBGE

    Foto: Marcello Casal Jr /Agência Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro chegou a 1,16%. O índice, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o maior para o mês de setembro desde 1994. Naquele mês, o índice marcou 1,53%. O IPCA ficou 0,29 ponto percentual acima da taxa registrada em agosto, que foi de 0,87%. Em 12 meses, o índice está em 10,25%, acima dos 9,68% registrados nos 12 meses anteriores. Este ano, o índice, que é a inflação oficial no país, acumula uma alta de 6,90%. 

O percentual de setembro foi puxado pelos grupos habitação, com alta de 2,56% (0,41 ponto percentual) e transporte, 1,82% (0,38 ponto percentual). Segundo a análise do IBGE, o reajuste da tarifa de energia elétrica (6,47%) puxou a alta em habitação. Em relação aos transportes, o resultado foi causado pelos aumentos nos preços dos combustíveis (2,43%).

O IPCA é medido em 15 capitais brasileiras e o Distrito Federal para famílias com renda de um a 40 salários-mínimos.

INPC sobe 1,20%

O índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de setembro subiu 1,20%, registrando 0,32 ponto percentual acima do mês de agosto (0,88%). Assim como o IPCA, o INPC deste mês foi o maior para setembro desde 1994, quando ficou em 1,40%. O INPC registra a inflação para famílias de um a cinco  salários mínimos.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-10/inflacao-oficial-fica-em-116-em-setembro-diz-ibge