Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O ARMÊNIO ZORI BALAYAN veleja por rios e oceanos com saveiro de um só mastro

Zori Balayan é escritor, ensaísta, médico, viajante. É autor de mais de setenta livros, entre novelas, contos, jornalismo de arte, ensaios e esboços filosóficos. Nos barcos construídos por ele, junto com dois companheiros, tem navegado do Pacífico ao Atlântico, passando por muitos rios, mares e lagos da Europa e da Ásia. No veleiro, construído por sua equipe, com uma pequena tripulação ele navegou por todos os mares ao redor da Europa. Encabeça, atualmente, uma expedição que circunavega o globo terrestre com um saveiro de um único mastro.

O veleiro de nome “Armênia” é o segundo a navegar por mares e oceanos. O primeiro veleiro foi o “Cilícia”, nome do Reino Armênio de Cilícia, na era medieval. Com este a tripulação viajou por sete mares e o Golfo de Biscaia no Oceano Atlântico, circundando a Europa pela primeira vez no mundo pelos mares Negro, Marmará, Mediterrâneo, oceano Atlântico, os mares do Norte e do Báltico, rios interiores, lagos e canais da Rússia, o mar de Azov e novamente o mar Negro. Deste modo, o barco “Cilícia” completou seu círculo ao redor da Europa pela primeira vez no mundo por cursos marítimos e hidrovias.

Como regra, cada viagem de Zori Balayan tem se revertido num livro. Meses de transições em trenós puxados por cachorros através da tundra do Extremo Norte ao Oceano Ártico culminaram em diversos volumes.
Homem público e político, Zori Balayan foi eleito para o cargo de Deputado do Povo no último Parlamento Soviético. Foi um dos promotores mais ativos da luta de libertação nacional para a reunificação da região histórica de Karabagh com a República da Armênia. Existem muitos trabalhos e ensaios escritos sobre Zori Balayan.

A expedição atual chama-se “Mesrop Machdots”, nome do inventor do alfabeto armênio. Graças a esse alfabeto, os armênios espalhados pelo mundo – vítimas de numerosas invasões bárbaras, violências e o Genocídio – foram capazes de preservar a sua língua, cultura e religião. Não é uma coincidência, portanto, que com o passar de muitos séculos e nos cinco continentes, os armênios tenham construído suas Igrejas Cristãs absorvendo a cultura dos povos que lhes hospedaram, porém sem perder a sua identidade nacional. Desde os tempos remotos, este povo que esteve no exílio deduziu sua fórmula de salvaguarda: “O preço do amor é o amor próprio”. O mesmo também tem ocorrido com o povo do Brasil.

A missão mais importante da expedição “São Mesrop Machdots” é a de visitar todos os países onde existem coletividades armênias organizadas, com suas igrejas, escolas, instituições culturais e demais organizações, a fim de convencer o mundo de que apenas com a unificação da cultura universal será possível salvar o mundo da xenofobia e da intolerância ao alheio.

O exemplo disso pode ser também, a vida da comunidade armênia radicada no Brasil, aonde os primeiros armênios chegaram em fins do século 19 e início do século 20. Relatos diários sobre a vida e estilo de vida dos armênios ao redor do mundo têm sido divulgados do barco “Armênia” via Internet, manifestando sincera gratidão aos povos com que os armênios compartilham alegrias e tristezas.

Conheça a opinião de personalidades de destaque:

"...Zori Balayan é um dos iniciadores do movimento de Karabagh; dele provém a brisa de Karabagh e o amor à pátria”. Andrei Sakharov

“... Quero beijar a testa do Zori por nos ensinar como devemos amar a pátria”. Vazken I – Catholicós de Todos os Armênios

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CASA COR MS estréia em CAMPO GRANDE e exibe projetos arrojados

Campo Grande abre as portas para receber pela primeira vez a franquia Casa Cor, consagrada mostra de arquitetura e decoração das Américas. Um marco para o estado de Mato Grosso do Sul, que entra para o seleto hall de apenas 15 cidades no mundo que sediam um evento desse porte. Por onde a Casa Cor passa, impacta a sociedade local e transforma a cara da cidade. Em Mato Grosso do Sul não será diferente.
Fotos: $ônia Puxian
Emili Giglio, a primeira - dama do Estado Beth Puccinelli e o empresário Vagner Giglio
Os arquitetos Cristiana Fiorentin, Brunna Vilas Boas, Miriam Vilas Boas e Luiz Augusto Capilé esbanjaram bom gosto na criação do chalé das Pedras, com um forte diferencial: ventilação cruzada com bastante abertura nas laterais e telhado com palha Santa Fé

Chalé das Pedras
A arquiteta Jéssica Martins brincou com a imaginação ao criar o quarto infantil para meninas, onde o tema preferido da cliente é desenhado com muito bom gosto. E traz ainda uma novidade: os móveis podem ser ajustados conforme a criança vai crescendo

As arquitetas Gelise Almeida e Annelise Giordano se esmeraram na criação da cozinha onde utilizaram materiais recicláveis na composição de alguns ítens, como por exemplo o porta tempero feito com madeira de demolição de casa antiga

A engenheira civil e arquiteta Denise Demirdjian usou de muita criatividade ao criar o lavabo funcional para meninos. Com um motivo tão atraente como esse toda criança vai querer tomar banho
A arquiteta Alessandra Ribeiro Fernandes brincou com as cores e mostrou que bom gosto e requinte podem andar de mãos dadas em várias nuances

Depois de mais de 90 dias de obras a Casa Cor MS traz ao público o resultado da criatividade e talento de 124 profissionais entre arquitetos, decoradores e paisagistas. São mais de 2,5 mil m² de área construída, em um terreno de 6 mil m² convidando o visitante a uma verdadeira viagem sinestésica por conceitos, tendências, provocações e muita informação.

CONVIDADOS ESPECIAIS
Marcaram presença na lista de convidados especiais: o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho; a primeira-dama do Estado Beth Puccinelli; o empresário Vagner Giglio e esposa Emili; o presidente do CREA Jary Castro; o arquiteto e urbanista Celso Costa; a professroa do curso de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Heloisa Bortolotto; o jornalista e artista plástico Humberto Espíndola; a historiadora Maysa Barros; a jornalista Sheila Canto do jornal Correio do Estado.

CINCO MILHÕES
Foram investidos aproximadamente cinco milhões de reais na execução da reforma do prédio. A Casa Cor foi organizada pela família Giglio: Vagner, esposa Emili e o filho Marcelo. A franquia existe no Brasil há mais de vinte anos e chega à Campo Grande trazida pelo empresário Vagner Giglio, responsável também pela franquia em Mato Grosso desde o ano de 2.000.

ENTRAR PARA A HISTÓRIA
Quando um sonho se torna realidade fica fácil entender que vale a pena insistir e investir. “Conseguimos trazer o evento, conseguimos juntar um time de sucesso, 124 profissionais que apresentaram uma mostra que vai entrar para a História do Brasil e a História de Mato Grosso do Sul”, disse o empresário Vagner. E feliz, completou: “Nós já estamos pensando na próxima Casa Cor porque essa já é um sucesso”.

FAZER MUITO COM POUCO
Para o arquiteto paisagista Luiz Augusto Capilé a mostra é importante porque divulga a criatividade dos profissionais do Estado. “Nós procuramos mostrar para a sociedade que é possível fazer muito com pouco e as coisas bonitas não são extremamente caras”. O arquiteto utilizou a palha Santa Fé na execução do telhado, usada em casas, edificações indígenas no sul do Brasil cujo controle é feito com rigor, desde a plantação até a colheita.

PÉ DE IGUALDADE
A engenheira e arquiteta Denise Demirdjian Sampaio Jorge destacou a importância da Casa Cor em Campo Grande, porque valoriza o profissional daqui: “Nós temos condições de mostrar que em termos de decoração e arquitetura a gente não deixa nada a desejar, e estamos em pé de igualdade com muitos profissionais de outros Estados”. Só para lembrar, Denise foi Miss Mato Grosso do Sul em 1983 e segunda colocada no Concurso Miss Brasil.

A MAIS CHIQUE
A visitação à casa mais chique de Mato Grosso do Sul tem início no dia 18 de setembro até 27 de outubro, das 16 às 22 horas de terça à domingo. A Casa Cor MS fica na Rua Antônio Oliveira Lima, nº 280, Itanhangá Park.


SUSTENTABILIDADE
Em 2009, Casa Cor MS traz o tema sustentabilidade como conceito de ordem em desenvolvimento com responsabilidade. Propostas de conservação, reutilização e reaproveitamento de materiais, bem como a opção por produtos com certificação fazem parte da concepção de todos os projetos. Assim como a homenagem ao centenário de Roberto Burle Marx, brasileiro, considerado o maior paisagista do mundo.

A MAIS CHIQUE
A visitação à casa mais chique de Mato Grosso do Sul tem início no dia 18 de setembro até 27 de outubro, das 16 às 22 horas de terça à domingo. A Casa Cor MS fica na Rua Antônio Oliveira Lima, nº 280, Itanhangá Park. O valor do ingresso é de R$16,00.

Matéria publicada no jornal Folha do Povo no dia 17 de setembro de 2009

domingo, 23 de agosto de 2009

i30 O ESPORTIVO mais badalado e sofisticado do momento




Se você admira a tecnologia da mais sofisticada marca alemã, o design e a esportividade do BMW série 1 e a perfeição dos luxuosos ingleses, você vai amar o i30, a nova sensação da Hyundai.

O esportivo de luxo recém lançado no mercado nacional estréia em Campo Grande e já é considerado o esportivo mais badalado e sofisticado do momento. Moderno e arrojado em seu design o i30 vem completo de fábrica. Por onde passa desperta admiração e encantamento.

Freios ABS, rodas esportivas de liga leve aro 17, piloto automático, saídas USB para MP3, som completo com CD e DVD, airbags são alguns dos componentes de alta tecnologia que o carro apresenta. Direção escamoteável, bancos com regulagem de altura também estão presentes no esportivo de linhas arrojadas.

domingo, 5 de julho de 2009

CERIMÔNIA ESPECIAL marca posse de Leandro Jorge Puxian como VENERÁVEL MESTRE na MAÇONARIA

O arquiteto Leandro Jorge Puxian revela satisfação em sua nova caminhada, agora como Venerável Mestre O Templo Maçônico denominado "Palácio Maracaju", situado na Avenida Calógeras, tombado em 11 de julho de 2007, foi palco da cerimônia de posse do arquiteto Leandro Jorge Puxian, que passou a exercer o cargo de Venerável Mestre da Loja Maçônica Solidariedade. A transmissão ocorreu pelas mãos do então Venerável Mestre, o médico Paulo Roberto Gomes, no dia 30 de junho. A presença maciça de convidados especiais e amigos lotou os salões da Maçonaria numa demonstração de amizade, carinho e consideração.
O lauto jantar oferecido aos convidados especiais apresentou uma variedade de pratos desde o tabule, lagarto ao molho de champignons, frango, creme de milho, molho branco com nozes, saladas, até o arroz armênio que despertou o agrado de muitos, tudo regado a refrigerantes e cerveja. A emoção de reunir amigos e comemorar a fase de um novo caminho na Maçonaria traduziram a alegria de Leandro e familiares.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

ANOTE AÍ

$ônia Puxian
ALTA TECNOLOGIA
É sempre assim, depois que acontece um acidente grave as companhias aéreas resolvem tomar providências. Segundo informações veiculadas nos meios de comunicação ocorreram problemas com a leitura de velocidade da aeronave. O Airbus A330 da Air France havia emitido 24 mensagens automáticas em seus minutos finais de vôo, detalhando falhas de sistemas. Quando a alta tecnologia avança em demasia o ser humano perde o controle da situação e a máquina não responde ao seu comando. Compare ao seu computador, se entrar um vírus você não tem controle, pode perder tudo.

TARDE DEMAIS
A empresa já havia sido notificada do fato e deveria realizar mudanças no sistema de sensores dos Airbus. Cogitou-se até em congelamento da peça, gerando erros que poderiam ter confundido os computadores de bordo e os pilotos. Agora, tarde demais, o que restou foi só a dor pela perda de entes queridos. O que fazer? Perguntei a uma senhora na fila do supermercado e ela respondeu: “Escolher companhias aéreas que levam a sério a manutenção de suas aeronaves e valorizam vidas humanas”.

NOTA 10
Para a brilhante atuação de Rodrigo Lombardi, o Raj da novela “Caminho das Índias”, da Rede Globo de Televisão. O ator incorporou bem o personagem e atua com muito talento. A expressão facial e o olhar apaixonado pela esposa demonstram a sua capacidade de interpretar com maestria. Casado há três anos com a maquiadora Betty Baumgarten o casal tem um filho, Rafael, e o ciúme por parte da esposa não rola na vida real.

SERÁ?
Segundo comentários, a TV Record anda sondando a possibilidade de contratar Gugu Liberato. Para convencer o apresentador a emissora fez uma proposta irrecusável: três milhões por mês. Mas por enquanto, oficialmente, ainda não tem nada de concreto. É esperar pra ver.

MAIS DE QUATRO HORAS
Evite ficar sem se alimentar por mais de quatro horas. Se isso acontecer o seu organismo vai achar que tem que armazenar gorduras devido à falta de consumo dos alimentos. Ruim, né? É melhor fazer cinco refeições ao dia em menor quantidade e ingerir ao menos dois litros de água ao dia, preferir legumes, carnes magras, peixes e consumir frutas entre as principais refeições. Experimente!

SUCESSO
E se o assunto é sucesso anote aí o que eu encontrei na leitura do livro: “Fique bem na Fita”, de Jô-Ellan e Mark Mazzarella: “O sucesso hoje é medido quantitativamente, não qualitativamente. Os pais não se vangloriam de que seu filho é a pessoa de ‘mais sucesso’ que conhecem porque ele trabalha como fiscal num parque e vive a vida que escolheu, de um modo que o deixa feliz e satisfeito por contribuir com a sociedade, nem de que sua filha é um ‘sucesso’ porque criou três filhos saudáveis e felizes. Em vez disso, aqueles cujos filhos se tornaram médicos, advogados ou empresários ricos são os que se vangloriam do ‘sucesso’ de seus filhos”.

NOS OLHOS
E mais: “Em uma de nossas pesquisas, pedimos às pessoas que identificassem quais os
traços que as levavam a acreditar que alguém fosse ‘bem sucedido’. O traço mais citado
foi a aparência e especialmente o quanto se vestiam bem, seguido pelas posses e pelo status ocupacional. Em quarto lugar foi citada a inteligência. Apenas quatro pessoas das 125 pesquisadas identificaram a felicidade como uma indicação de sucesso. Uma única alma, possivelmente a mais iluminada de todas, disse que o sucesso como a beleza, ‘está nos olhos de quem o vê’”.

DE DENTRO PARA FORA
Na verdade o sucesso começa de dentro para fora. Se você estiver em dia com a sua auto-estima o resultado será realização total. Amar-se é o principal requisito para alcançar os seus objetivos. Quando você está de bem consigo mesmo a resposta aos seus anseios é positiva. Tudo flui naturalmente e chega ao seu destino como o previsto.

SEM GANDHI E MADRE TERESA
Ainda no livro: “Ao revisarmos os resultados de nossa pesquisa, a imagem de sucesso que emergiu foi a de Donald Trump, Madonna ou George Steinbrenner. Roupas, carros, casas e jóias eram as palavras-chave. As qualidades positivas possuídas por Gandhi e Madre Teresa não foram mencionadas”.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

FRED FOREST vem à SÃO PAULO participar do "Ano da França no Brasil"

Fred Forest, Vivian Puxian e Milton Sogabe

O renomado artista, pioneiro na utilização dos meios de comunicação de massa, decidiu apresentar uma performance diferente na Bienal de1973 e levou às ruas do centro de São Paulo pessoas carregando cartazes em branco. Essa ação atraiu grande número de pessoas e culminou com a detenção de Fred, que acabou revelando-se um manifesto contra o governo militar.

Por $ônia Puxian
Em comemoração ao “Ano da França no Brasil” chega à São Paulo, Fred Forest, um dos principais artistas na História das novas mídias nas artes. Dono de uma visão contemporânea e inovadora ele utiliza-se de diversas ferramentas: vídeo, telefone, rádio, robótica, computador, o que o tornou conhecido por suas ações realizadas na Bienal em 1973 e lhe renderam um prêmio de comunicação e uma prisão pelo regime militar estabelecido na época. Suas idéias arrojadas e corajosas levaram o público a interagir durante a Exposição expondo suas idéias livremente através de telefones instalados no local.

Através do esforço e dedicação incansáveis da artista plástica Vivian Puxian foi possível a vinda de Fred Forest ao Brasil. Durante quatro meses ela fez contatos, organizou agendas e alcançou seus objetivos com sucesso.

A Galeria do Instituto de Artes da UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho inaugurou seu espaço para receber Fred Forest e apresentar sua obra intitulada “Biennale 3000” e oito painéis históricos contando sua trajetória no mundo das artes. Em conversa com a imprensa, acadêmicos de Artes Visuais e convidados especiais, Fred explicou a finalidade de sua criação e contou em detalhes sua conturbada participação na Bienal de São Paulo e demais acontecimentos. Para a curadora Vivian Puxian a presença numerosa dos convidados especiais compensou todo seu esforço e traduziu com sucesso seu empenho na realização dessa exposição, que marcou o início de uma nova era para a Galeria de Artes, que abriu as portas pela primeira vez no novo prédio.

Fred Forest sempre defendeu a democracia e popularização da arte e, como conseqüência, lançou em meio a uma grande polêmica, em 2006, a 1ª versão da “Biennale 3000” http://www.biennale3000saopaulo.org, um espaço aberto através da Internet, onde qualquer pessoa pode ter o seu trabalho publicado e divulgado, seja em vídeo, música, imagens, textos ou filmes. Dessa maneira é possível a participação democrática de todos em uma Bienal, sem a aprovação de trabalhos, obras, curadores e outras exigências. O site foi desenvolvido e elaborado por Gustave Bernier e Rene Perol.

O artista participou ainda de vários eventos em comemoração ao Ano da França no Brasil:
· “Le Centre Experimental du territoire et laboratoire social” no Second Life”, no MAC – Museu de Arte Contemporânea do Ibirapuera; um jogo onde o internauta cria seu personagem, um duplo de si e interage com outros do grupo;
· “Os Estados de Alma do Ego Cyberstar” no Second Life, na Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo, ECA-USP;
· “As Digressões do Ego Cyberstar” no Second Life, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre;
· “As Lamentações e as esperanças de Ego Cyberstar”, na Universidade de Brasília.

Colaboraram para a realização do evento:
· Consulado Geral da França;
· Curadoria: Vivian Puxian;
· Milton Sogabe, presidente da Comissão de Exposições do Instituto de Artes da UNESP;
· Tradutora: Priscila Junglos;
· Colaboração: Fábio Oliveira Nunes, Soraya Braz e Marilene Batistussi.
A exposição inaugurada em 29 de abril fica aberta ao público até o dia 16 de maio na UNESP, Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 – Barra Funda.

Saiba mais sobre o assunto, acesse:

http://www.unesp.br/int_noticia_2imgs.php?artigo=4209

http://www.webnetmuseum.org/php/pt/php-news_pt/show_newspt.php

http://www.webnetmuseum.org/html/en/expo-retr-fredforest/actions/73_b_en.htm#text