Nelson Trad Filho, prefeito de Campo Grande – Mato Grosso do Sul, embarcou na sexta-feira (29) para a Grã-Bretanha, onde a convite do Sebrae Nacional vai proferir três palestras sobre as políticas públicas de fomento ao desenvolvimento local que promoveu ao longo os seus oito anos de administração. Estas políticas garantiram a Nelsinho várias premiações nacionais, a última delas, a de "Prefeito Empreendedor". Além dele, integram a delegação os prefeitos de Cariacica (ES) e São José dos Campos (SP).
Numa rápida cerimônia na manhã desta quinta-feira (29), o prefeito Nelson Trad Filho transmitiu o cargo ao vice-prefeito Edil Albuquerque, que até o dia 10 de dezembro estará no comando da administração municipal. Simultaneamente a esta solenidade, realizada no gabinete da vice-prefeitura, a Câmara Municipal foi informada, por ofício.
Na rápida cerimônia de transmissão do cargo, que contou com a presença dos vereadores Flávio Cesar (PT do B), Mário Cesar (PMDB) e da vereadora eleita Carla Stephanini, o prefeito destacou a “lealdade e a competência” do vice-prefeito, agora prefeito em exercício, “que teve uma participação decisiva para os resultados das nossas duas gestões, primeiro como presidente da Câmara e depois como vice-prefeito. Antes de transmitir o cargo, o prefeito encaminhou à Câmara Municipal o projeto que reajusta em 5,31% o IPTU/2013, percentual que corresponde a variação do IPCAE- Índice de Preços ao Consumidor Ampliado Especial.
**************************************************************************************Do Facebook o prefeito enviou mensagens que repasso aos leitores de “Matérias Especiais”:
Briston Market foi revitalizado, recebeu cobertura e atrai centenas de clientes
“Bom dia amigos! Ontem (30) o nosso dia foi bem agitado aqui em Londres. Conhecemos Brixton, bairro no sul da cidade onde vivem muitos imigrantes do Caribe e da África. Era um bairro muito próspero, que foi se degradando e hoje está revitalizado, motivo pelo qual iniciamos nele nossas atividades. Conhecemos de perto o processo de revitalização do Brixton Market, mercado que começou a se formar na região no final do século XIX e ganhou a construção atual, com cobertura, nos anos 20.Há cerca de três anos a maioria das lojas do Brixton Market estavam vazias e o mercado corria o risco de ser demolido. Graças a um projeto de revitalização, o mercado hoje atrai centenas de clientes. Ele foi incluído na lista de proteção do patrimônio histórico do Departamento de Cultura e além disso, agora conta com lojas ocupadas por inquilinos pagantes e diversas atrações ao vivo e atividades para os visitantes, o que incentiva e muito as vendas. Lá vende-se de tudo um pouco, desde tecidos e presentes até verduras e carnes.
O que é muito interessante também é que o bairro de Brixton tem a sua própria moeda, a “Brixton Pound”, que foi lançada em 2009 com a intenção de manter o dinheiro e os investimentos circulando na região. A Brixton Pound pode ser trocada por libra gratuitamente, é utilizada para pagamento de bens e serviços e é um sucesso por aqui".
"Conhecemos alguns dos principais pontos turísticos aqui de Londres. A viagem está sendo fantástica, de muito aprendizado. Como vocês sabem, estou no Reino Unido a convite do Sebrae, acompanhado dos prefeitos de São José dos Campos (SP), Eduardo Cury, e de Cariacica (ES), Helder Salomão, e da equipe do Sebrae. Estamos fazendo esta viagem para conhecer políticas nacionais e municipais em prol do empreendedorismo e da inovação, custeada integralmente pelo Sebrae, para os prefeitos vencedores do Prêmio Prefeito Empreendedor 2012".
Compartilho com vocês foto da London Eye (Olho de Londres), que é uma imensa roda gigante, localizada às margens do rio Tâmisa e de onde conseguimos visualizar praticamente toda a cidade. Inaugurada em 2000, a roda gigante tem 135 metros de altura e, lá de cima, pode-se avistar até 40 km de distância", comentou o prefeito no Facebook.
*****************************************************************************
A programação de hoje (04) é muito interessante. Vamos conhecer o legado que os Jogos Olímpicos de 2012 deixaram para Londres.
Vamos verificar o processo de revitalização urbana ocorrido em função dos Jogos e as estratégias de legado à cidade, analisando possíveis impactos positivos a serem incorporados nas dinâmicas municipais. Para isso, vamos visitar o grandioso Parque Olímpico de Londres e a Prefeitura de Newhan, que exerce jurisdição sobre a porção leste da cidade, região que teve bastante impacto positivo com os Jogos. Compartilho com vocês foto do Parque Olímpico londrino.
A programação de hoje em Londres tem início com reunião no “City Hall”, moderno prédio às margens do rio Tâmisa que abriga a Prefeitura e a Assembleia de Londres. O City Hall foi desenhado pelo renomado arquiteto inglês Norman Foster e inaugurado em 2002.
O prédio é uma atração à parte. Em formato de bulbo, foi feito assim para reduzir a sua superfície e diminuir o con...
sumo de energia, visando a acessibilidade e sustentabilidade. O local é aberto à visitação e costuma trazer mostras e exposições, a maioria sobre a história e a vida da cidade e sobre obras de londrinos ilustres.
******************************************************************************
Hoje (06) vamos visitar o “The People´s Supermarket” (O Supermercado das Pessoas) aqui em Londres, uma empresa social considerada referência mundial pela inovação no modelo de negócios, caracterizado por forte apelo comunitário. É uma idéia totalmente inovadora, desenvolvida em 2009.
Neste supermercado, as pessoas tornam-se membros do negócio (e cada membro é também dono) e oferecem horas de trabalho voluntário. Assim, ganham, entre outras coisas, o direito a descontos nas compras. Além do preço menor para os membros, os produtos já têm o valor reduzido, uma vez que o quadro de funcionários fixos é bem pequeno em relação a um supermercado comum. O objetivo é criar um comércio sustentável, uma empresa social que alcança o crescimento e as metas de rentabilidade enquanto opera dentro de valores baseados no desenvolvimento da comunidade.
Algumas características: não há bônus para os chefes, as margens de lucro são menores, quem é membro também é dono do negócio e tem poder de decisão. Assim, quando vocês está dentro da loja, se sente como o dono, evitando desperdícios, perda de mercadoria, etc. Qualquer pessoa pode comprar no supermercado, porém, quem se torna um membro tem alguns benefícios, direitos e responsabilidades a cumprir, como: pagar uma taxa anual de 25 libras, trabalhar voluntariamente em um turno de 4 horas a cada 4 semanas, comprar regularmente no “seu” supermercado, fazer “marketing boca-a-boca” do The People’s Supermarket e manter-se informado sobre o que está acontecendo na empresa, além da dedicação e engajamento, que são fundamentais para quaisquer donos de estabelecimentos comerciais.
Estes dias em Londres estão me trazendo tantos conhecimentos novos e modelos de negócios que nem imaginava que existia. As pessoas são criativas, inovadoras e transformam idéias simples em negócios de sucesso. Agradeço ao Sebrae pela oportunidade da viagem oferecida aos prefeitos vencedores do Prefeito Empreendedor 2012.
No final do dia, embarcamos para Edimburgo, capital da Escócia, no Reino Unido, onde ficaremos até segunda-feira. Até mais pessoal!
Divulgado no Twitter e Facebook da jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário