Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

terça-feira, 1 de maio de 2007

BATALHÃO PANTERA


Campo Grande - Mato Grosso do Sul


O 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEX), também conhecido como “Batalhão Pantera”, sediado na cidade de Taubaté, no estado de São Paulo, esteve em Campo Grande entre os dias 16 e 25 de abril, para realizar a “Operação Capim Seco”. Comandado pelo Tenente-Coronel de Artilharia, Eduardo Rodrigues Scheider, o 3º BAvEX realizou exercícios militares, com a finalidade de adestrar seus integrantes para o cumprimento de operações aeromóveis de combate, apoio ao combate e apoio logístico.
Este exercício ocorre anualmente, de acordo com o programa geral de instrução da unidade aérea, visando manter os integrantes do Batalhão Pantera em condições de realizar operações no mais alto grau de destreza, profissionalismo e segurança.

OPERAÇÔES AEROMÓVEIS
Os treinamentos técnicos e táticos, bem como as operações aeromóveis se desenvolveram na zona rural do município, compreendendo uma área com o diâmetro aproximado de 76 quilômetros em torno de Campo Grande.
A operação contou com um efetivo de sessenta e três militares especializados, como guias aeromóveis, equipes de abastecimento e equipes de salvamento e resgate aeromédico.

PANTERA, ESQUILO, COUGAR
Para a realização do exercício foram empregadas quatro aeronaves do modelo Pantera (HM-1), quatro do modelo Esquilo (HÁ-1) e uma do modelo Cougar (HM-3).
A escolha de Campo Grande para a realização do adestramento do Batalhão Pantera ocorreu devido à existência de grandes comandos e unidades do Exército Brasileiro, como o 18º Batalhão Logístico (18º B Log) e o 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º RCB), que apoiaram ns áreas administrativa e operacional. E também o fato do município estar previsto para ser a futura sede do 3º BAvEX.

Nenhum comentário: