Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

PAPA BENTO XVI VISITA O BRASIL



PAPA BENTO XVI EM SÃO PAULO


A palavra é um importante meio de comunicação. Através dela vou levar até você, caro leitor, a emoção viva que presenciei em alguns momentos da visita de Sua Santidade o papa Bento XVI à São Paulo, entre os dias 9 a 13 de maio de 2007. Eu estive presente em várias ocasiões: no Estádio do Pacaembu, na Praça da Sé e duas vezes no Mosteiro de São Bento, onde o papa ficou hospedado. Caminhei longas distâncias a pé, pois o trânsito ficou interditado nas proximidades do local onde o papa esteve presente.


5ª CELAM


Na extensa agenda de programação, alguns eventos mereceram destaque, entre outros: a canonização de Frei Galvão, o encontro com os jovens no Estádio do Pacaembu, a abertura da 5ª CELAM - Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, na sala de Conferência do Santuário de Aparecida. Vale lembrar que o papa Bento XVI escolheu Aparecida para sediar a 5ª CELAM.


ESTÁDIO DO PACAEMBU


O roteiro do papa foi seguido à risca, conforme programa oficial pré-estabelecido pelo Vaticano. Vale destacar que eu tinha em mãos a agenda oficial da visita do papa à São Paulo, passo a passo. E me empenhei em aproveitar ao máximo esse recurso! O meu primeiro contato com o papa foi no Estádio do Pacaembu, no segundo dia de sua chegada. Confesso que fiquei impressionada com a multidão de jovens presentes. Eu cheguei ao local às 16 horas e o encontro estava marcado para as 18 horas. Fazia muito frio em São Paulo.


40 MIL PESSOAS


A segurança impecável não permitiu nenhum deslize. Helicópteros sobrevoavam a região monitorando a movimentação. Tudo muito bem organizado. Duas horas depois o papa- móvel adentrou ao Estádio e a agitação foi total. Muita emoção tomou conta de todos! Somente aqueles que estavam devidamente credenciadas, uma média de 40 mil pessoas, puderam ter acesso ao Estádio. E eu estava lá... Sem credencial, claro, mas entrei mesmo assim! Muitos temas importantes foram abordados pelo papa, inclusive o aborto; a importância da família; dos jovens, responsáveis pelos caminhos da Humanidade no 3º milênio; a preservação da Amazônia e das raças indígenas; a questão da violência, entre outros.


DEVASTAÇÃO DA AMAZÔNIA


A preservação da natureza, o respeito às leis e a defesa do matrimônio e da castidade foram os temas abordados pelo papa Bento XVI em seu discurso para jovens, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Em um estádio lotado, o papa aconselhou-os a viver intensamente sua juventude, seguindo os ideais de fé e solidariedade. Lembrando o trecho do Hino Nacional “nossos bosques têm mais vida”, pediu aos presentes que se preocupem com a preservação da natureza. “A devastação ambiental da Amazônia e as ameaças à dignidade de suas populações requerem um maior compromisso nos mais diversos espaços de ação que a sociedade vem solicitando”. (Agência Brasil)


MOSTEIRO DE SÃO BENTO


Na saída do Pacaembu fui ao Mosteiro para conhecer de perto o local onde o papa se hospedou. Confesso que fiquei encantada! O forte esquema de segurança deixava claro que nenhum incidente perturbaria a paz, e assim foi... Eu fotografei e filmei mais uma vez. Eu havia saído do estádio, eram 21.30 horas e arrisquei descobrir o caminho até o Mosteiro, uma vez que eu não conhecia. Peguei a Rua 25 de marco, prossegui, e no final dela pedi informação. Um casal me disse que eu havia passado do local certo e seria difícil retornar daquela região em que eu estava.


BENÇÃO


Meio perdida fiquei sem saber o que fazer... Simplesmente entrei em uma rua, perdida ainda, e consegui sair no final da Rua 25 de março. Sabe o que eu fiz? Entrei na contra mão, em seguida subi a Ladeira Porto Geral e sai na Rua Boa Vista, que dava em frente ao Mosteiro de São Bento. Fiquei feliz! E para minha sorte o papa quebrou o protocolo mais uma vez e abençoou os fiéis que estavam frente ao Mosteiro, solicitando sua presença. Mais uma vez recebi a benção de Bento XVI.


CATEDRAL DA SÉ


No dia seguinte fui à Catedral da Sé. Nesse dia o papa teve um importante encontro, a portas fechadas, com os bispos do Brasil. A chegada e saída do papa na Catedral mexeram com a emoção do povo, que se contraia para chegar mais perto. Alguns não resistiram e desmaiaram. Confesso que eu andei muito e fiquei bastante tempo em pé aguardando a chegada e saída do papa na Catedral. Fiz muitas fotos e filmei também... Foram momentos inesquecíveis! Dali fui mais uma vez para o Mosteiro de São Bento me despedir de Bento XVI, pois dali ele voaria em helicóptero para Aparecida, terminando assim sua agenda de compromissos em São Paulo - Capital. Foram cinco dias de intensa movimentação... Valeu!

Nenhum comentário: