Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

domingo, 9 de dezembro de 2007

Alto astral marca o SALÃO DE NATAL da BPW

O espaço aconchegante do SEBRAE foi palco do XI Salão de Presentes de Natal BPW

Eva Medeiros e suas bolsas confeccionadas com couro exótico

Eliana Rocha, Graça Rossetti da Pierre Alexnader ao lado da ´presidente da BPW, Jussara Feltrin Moraes

Célia Zanetti e Lígia oferecem jóias de extremo bom gosto

Aida Machado Domingos expõe suas bijouterias finas para Elida, Marlene e Teresinha
Roberta, Aloísio e Valéria, da Óptica do Divino, esbanjam alegria


BPW e SEBRAE se unem para realizar o XI Salão de Presentes de Natal


Em meio a um clima de festa e descontração a BPW – Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais de Campo Grande – MS realizou o XI Salão de Presentes de Natal, entre os dias 29 de novembro a 02 de dezembro, no SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro empresas.
Após a abertura feita pela presidente da BPW/CG, Jussara Feltrin Moraes teve início a visitação aos stands, devidamente decorados. Na ocasião também fizeram uso da palavra Maria Inês Bunning, coordenadora da América Latina e Caribe de fala Hispânica da BPW Internacional e Aida Machado Domingos, coordenadora da Comissão de Negócios.
Grande variedade de produtos, desde bijuterias, lingeries, biojóias, bolsas, óculos, jóias, artesanato, cosméticos, confecções, até deliciosos quitutes preparados com muito carinho, foram oferecidos aos visitantes.


Para a presidente da BPW/CG Jussara Feltrin Moraes o momento trouxe muita emoção: “Foi bom voltar para o SEBRAE, um lugar muito aconchegante”. Nos dois últimos anos a BPW realizou o Salão de Natal no Armazém Cultural Helena Meirelles, e esse ano retornou ao Sebrae, onde já acontecia tradicionalmente há muitos anos.
Foram comercializados 35 stands e o movimento foi muito bom “O Salão já é uma tradição e a sociedade campo-grandense aguarda essa data para fazer suas compras de Natal”, destacou a presidente.
Por ser o último ano de sua gestão a presidente mostrou-se satisfeita: “Eu fiquei feliz em fechar muito bem o meu ano e a minha gestão, na elaboração desse Salão. Foram quatro dias de muita harmonia, uma energia positiva tanto do aspecto emocional, quanto cultural e comercial”.

A coordenadora da Comissão de Negócios Aida Machado Domingos sentiu-se gratificada, uma vez que o evento foi um sucesso e ela participou na comercialização dos stands. “Este ano foi um dos mais fáceis para negociar os espaços. Eu trabalhei para conquistar novas sócias explicando que o importante é divulgar a mercadoria, e o retorno é conseqüência”.
Aida sentiu-se satisfeita ao final de sua participação na Comissão de Negócios: “Estou me sentindo o máximo, com a missão cumprida, porque é a última da minha gestão, e a sensação de que dei conta do recado”. E finalizou: “É bom fechar com chave de ouro”.
















quinta-feira, 1 de novembro de 2007

BPW HOMENAGEIA MULHERES em noite de posse

Troféu BPW entregue às mulheres que se destacaram em sua área de atuação

Nova diretoria vai atuar no biênio 2008-2009


A FAMASUL - Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul recebeu convidados eespeciais


Jussara Feltrin Moraes, que presidiu a BPW no triênio 2005-2007 e a jornalista $ônia Puxian


Troféu MULHER BPW 2007

Clique nesse link para ver fotos das homenageadas: http://soniajornalista.blogspot.com/

Nova diretoria é empossada

A FAMASUL (Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso do Sul) vestiu-se a rigor, no dia 30 de outubro, para receber convidados especiais na noite de posse da nova diretoria da BPW - Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais de Campo Grande – MS, filiada à BPW Brasil e à BPW Internacional, fundada na Suíça em 1930.
A Associação tem por objetivo fortalecer as mulheres levando-as a assumir posições que lhes permitam tomadas de decisões; promover a cooperação e integração entre mulheres de negócios e profissionais; produzir melhorias dos padrões éticos e técnicos nos negócios e profissões.

A cada biênio, ao término do mandato da nova diretoria, a Associação presta homenagem às mulheres que se destacaram em sua área de trabalho. A seleção é feita atendendo aos seguintes critérios: responsabilidade, dedicação ao que faz, capacidade de fazer além do estritamente esperado, criatividade e competência. Após prévia indicação e análise rigorosa de currículo foram selecionadas onze mulheres.

A solenidade contou com a presença de personalidades de destaque, entre elas: Carla Sthephanini Rocha, coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Mulher, da Secretaria Estadual de Governo; Ademar da Silva Júnior, presidente da FAMASUL; Maria Inês Bunning, coordenadora da América Latina e Caribe de fala Hispânica da BPW Internacional, que na ocasião leu a carta da senadora Marisa Serrano, enviada de Brasília, parabenizando as mulheres homenageadas e a nova diretoria.


HOMENAGEM
Em clima solene, após entoar o Hino Nacional, teve início a cerimônia de entrega do troféu Mulher BPW 2007. Foram homenageadas:


Cacilda Borges do Valle - Agropecuária;


Délinha – Cultura;


Delasnieve Daspet - Embaixadora Universal da Paz;


Edy Ponzini – Empreendedorismo;


Ionara Bigolin - Negócios;


Margareth Regina de Mello Silva - Meio Ambiente;


Maria Cecília Amêndola da Motta – Educação;


Sônia Quadros Pegoretti – Recursos Humanos;


Sônia M. L. Paludo – Assistência Social;


Sônia Puxian - Jornalismo;


Suely Aparecida C. Antonialli – Saúde.

TRAJETÓRIA
Em meio a muita emoção a presidente Jussara Feltrin Moraes que presidiu a BPW no triênio 2005-2007 entregou o cargo à nova presidente, a engenheira agrônoma Fátima Pereira Azevedo.
Tomada pela emoção Jussara lembrou sua trajetória frente à presidência, citando a criação da alguns projetos que marcaram a sua gestão, entre eles: o Baile da Primavera; Baile do Romantismo; City Tour pela cidade, cujo trajeto mostra os pontos turísticos de Campo Grande; Salão do Dia das Mães; a participação atuante da BPW Jovem, com a realização da Festa Junina e do Desfile de Modas. E lembrou que houve um aumento significativo de sócias na sua gestão.
Mas a emoção falou mais alto e com a voz embargada Jussara despediu-se da diretoria agradecendo o empenho e dedicação de todas. No abraço apertado a despedida e a certeza do dever cumprido. E finalizou: “Eu vou levar no currículo da vida esse diploma que a Faculdade do mundo me deu”.

NOVA GESTÃO
A nova diretoria ficou assim constituída: presidente: Fátima Pereira Azevedo; 1ª Vice: Valéria Anastácio de Oliveira; 2ª Vice: Maura Maria Ferreira Corrêa; 1ª Secretária: Ana Paula Brandão; 2ª Secretária: Ana Kelly Martinez de Oliveira; 1ª Tesoureira: Irene Corrêa Nogueira Marques Machado; 2ª Tesoureira: Lúcia Carmem de Mello Remelli.

Conselho Fiscal:
Edimir Neuwirt
Ricardo Kuninari
Marco Antônio Karsterns Mendonça

Coordenadoras das Comissões
Agropecuária: Eva Maria Corrêa Medeiros
Negócios: Lúcia Garcia da Silva
Meio –Ambiente: Vanda Ferreira
Comunicação : Daniela Vasquez
Jovem Mulher de Carreira: Liliane Vaz
Turismo: Marta Rocha
Saúde: Maria Beatriz Feres
Educação:Lílian Richetti
Cultura: Celina Arantes
Capacitação e Emprego: Maria Inês Bunning
Acompanhamentos de Projetos: Valéria Oliveira
Permanente de Sócias: Maura Corrêa


















sexta-feira, 19 de outubro de 2007

LEI MARIA DA PENHA é discutida em audiência pública

Fotos: $ônia Puxian
A deputada estadual Celina Martins Jallad presidiu magistralmente a sessão
Essa lei representa uma importante conquista da sociedade
Juíza Amini destacou que o Brasil é detentor da maior estatística de violência urbana


O plenário Júlio Maia da Assembléia Legislativa de Campo Grande – MS abriu as portas para receber um público estimado em mais de 200 pessoas, no dia 16 de outubto, para a realização da audiência pública sobre o tema: “Debater a Aplicação e Implementação da lei no 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, por proposição da deputada Celina Martins Jallad.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A deputada lembrou que a lei Maria da Penha está em vigor e que a norma é resultado da luta dos movimentos feministas e de mulheres no combate à violência contra as mulheres, em especial, à pior forma de violência: a doméstica. Ela frisou que, respeitada a independência do Poder Judiciário, não se pode aceitar tal decisão: é preciso recorrer em instâncias superiores.

“Essa lei representa uma importante conquista da sociedade em direção à igualdade entre homens e mulheres, que hoje existe apenas no papel, pois, na prática, a mulher continua sendo desvalorizada. Isso é fácil de se perceber quando se vê a mulher ganhando menos ao executar a mesma tarefa que um homem, quando é maioria em serviços de menor prestígio, como no caso das empregadas domésticas. É inadmissível que esta lei seja considerada inconstitucional, ela é
um ganho para a luta das mulheres", acrescentou Celina.

SEM FALHAS

A juíza Amini Haddad Campos, da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá e palestrante na audiência, explicou que a Lei nº 11.340/2206 é totalmente constitucional, não apresenta falha no que se refere ao conteúdo e, se aplicada no país, extremamente eficaz, embora alguns aplicadores da lei ainda a considerem inconstitucional.

“Em Minas Gerais, um juiz escreveu em sua sentença que a desgraça do mundo começou no Éden por causa de uma mulher, que o mundo é masculino e assim deve continuar, antes de declarar a inconstitucionalidade da lei. Apesar de tudo isso, precisamos refletir e nos conscientizar do que significa a lei Maria da penha no Brasil”, contou Amini, mostrando exemplo de violência cometida contra mulheres em alguns países árabes, Indonésia, Chile e no Brasil.

MULHERES SÃO 51% DA POPULAÇÂO NO BRASIL

“Em nosso país, a cada 100 mulheres assassinadas, 70 foram mortas em ambiente doméstico/familiar. Segundo a OMS, quase metade das mulheres assassinadas são mortas pelo marido ou namorado, atual ou ex. Em alguns países, até 69% das mulheres relatam terem sido agredidas fisicamente e até 47% declaram que sua primeira relação sexual foi forçada. Precisamos mudar essa realidade. Espero ver as mulheres nos cargos de decisão desse país e essa harmonia só será possível com exercício igualitário em uma sociedade de homens e mulheres com os mesmo direitos. Atrás de um grande homem não deve ter uma mulher: ela deve estar ao seu lado. É preciso combater a violência de gênero. As mulheres são 51% da população no Brasil, porém, infelizmente, ocupam apenas 4% dos cargos públicos”, disse a juíza.

ESTRUTURA FAMILIAR

Segundo a juíza, o Brasil é detentor da maior estatística de violência urbana e o causador deste problema é a falta de estrutura familiar. Em Mato Grosso o número de casos de reincidências diminuiu em 2% e as denúncias triplicaram.

RETROCESSO

Esse fator também foi apontado pela delegada Lúcia Falcão, da Delegacia Especializada ao Atendimento à Mulher (DEAM). Ela explicou que se a Lei Maria da Penha for considerada inconstitucional, haverá um retrocesso, pois com a nova legislação, houve um significativo aumento de boletins de ocorrências em razão da credibilidade da Lei. Apesar disso, a técnica da Secretaria Estadual de Saúde, Suzana Martins, apontou um dado preocupante: 70 mulheres morrem anualmente e, em 80% dos casos, morrem em decorrência da violência doméstica.

CARTA DE CAMPO GRANDE

Duas ações práticas são frutos da audiência: a Carta de Campo Grande e a criação de um comitê para acompanhar a aplicabilidade da lei nº 11.340/06. Na Carta de Campo Grande descreve-se a luta de diferentes movimentos no combate à violência contra as mulheres e se aponta a importância de uma legislação que propicie a igualdade entre os gêneros. O documento, assinado por todos os presentes, será enviado ao presidente Luis Inácio Lula da Silva e a todas as autoridades de Mato Grosso do Sul.

Participaram também da audiência Carla Sthephanini Rocha, coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Mulher, da Secretaria Estadual de Governo; Jeanete Mazziero, representante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher; Antonio Siufi Neto, procurador de Justiça; Yone Coelho, superintendente da Política de Assistência Social da Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária; Edna Nunes da Cunha, defensora pública geral; Maria Rosana Pinto, do Comitê Permanente de Acompanhamento da Implantação da lei Maria da Penha, Iacita Terezinha Pionti, representante da OAB/MS, além dos deputados Pedro Kemp, Junior Mocchi, Paulo Duarte, Dione Hashioka e do ex-deputado Ben Hur Ferreira.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

CAMPO GRANDE sedia o IX Congresso Nacional das Justiças Militares

Deputada estadual Celina Jallad parabeniza a desembargadora Marilza
pela organização do evento

Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais organiza Congresso

Campo Grande sediará nos dias 4, 5 e 6 de outubro, no Teatro Glauce Rocha, o IX Congresso Nacional das Justiças Militares. Organizado pela Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais (Amajme), o evento será o maior já realizado em Mato Grosso do Sul, com o tema Justiça Militar.

A deputada estadual Celina Jallad comentou: “Marilza sempre foi uma mulher forte, desbravadora, pessoa que respeito e admiro. Não me surpreende que ela, mais uma vez, se supere. Não tenho dúvidas que o congresso será um sucesso”.

MÉRITO JUDICIÁRIO
Na abertura haverá a solenidade de entrega do Colar do Mérito Judiciário das Justiças Militares Estaduais, a mais alta homenagem outorgada a pessoas que tenham prestado relevantes serviços à cultura jurídica ou à justiça militar.
Receberão a comenda o desembargador Milton Malulei (in memorian), o senador Ramez Tebet (in memorian); a desembargadora Nelma Sarney Costa, do TJMA; Rodrigo Collaço, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); o desembargador Luis Felipe Salomão, do TJRJ e diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura; Maria Éster Henrique Tavares, procuradora-geral do Ministério Público Militar; Adriana Lourandi, subprocuradora-geral do Ministério Público Militar, e Célio Lobão, juiz corregedor da Justiça Militar Federal.


IMPORTANTE
A desembargadora Marilza Lúcia Fortes, presidente da Amajme e membro do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, explicou que o evento é direcionado a magistrados, estudantes universitários, militares em geral, e aos que atuam no meio jurídico e têm relação com a legislação penal militar.
“A justiça militar hoje está aplicada em seu papel, pois tem competência mista, civil e penal, porém sua atuação não é muito conhecida. Pretendemos mostrar suas competências. Além disso, teremos palestrantes de renome, que abordarão temas atuais. Não tenho dúvidas, o congresso será memorável”, disse a desembargadora.


TEMAS DE DESTAQUE
Na ocasião serão abordados temas como: A Constituição e a Justiça Militar; Atuação da PM na Preservação e Conservação do Pantanal Sul-mato-grossense; Execução da Sentença na Justiça Militar; Competência Criminal na Primeira Instância da Justiça Militar em face da Emenda Constitucional, entre outros.
E para finalizar o congresso, a procuradora-geral do Ministério Público Militar da União, Maria Éster Henriques Tavares fala sobre a Justiça Militar Federal, e o ministro José Coelho Ferreira, vice-presidente do Superior Tribunal Militar, transcorrerá sobre a Justiça Militar.

domingo, 2 de setembro de 2007

RAY YOUNG, Presidente da GM aposta no Brasil

Presidente da GM do Brasil e Mercosul Ray Young
Presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti ladeado por Guilherme Afif Domingos e Ray Young
Líderes do setor automobilístico e demais convidados participaram da plenária


Com pequenas mudanças e avanços em infra-estrutura, educação e impostos teremos o Brasil do futuro

Sérgio Leopoldo Rodrigues

Se for aprovado no curto prazo um crédito extra de US$ 500 milhões, a General Motors do Brasil deverá investir US$ 3,5 bilhões em cinco anos, na área de engenharia global e capital. Até mesmo a instalação de novas unidades fabris não está descartada, segundo anunciou Ray Young, presidente da GM Brasil e Mercosul, durante palestra na reunião plenária da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no dia 13 de agosto.



Comparando o Brasil com um copo com água ao meio, disse otimista: "Enxergo o copo cheio e não vazio pela metade". Apesar de ter apontado preocupações, riscos e desafios para nosso desenvolvimento econômico, Young, um canadense de origem chinesa, de 45 anos, disparou: "Não vamos fazer deste um País perfeito. Mas com pequenas mudanças e avanços em infra-estrutura, educação e impostos teremos o Brasil do futuro".



Young justificou sua visão positiva, em boa parte, à maneabilidade, agilidade e compromisso do povo brasileiro com o trabalho. "Se o governo fizer essas poucas mudanças elas terão enorme impacto na flexibilidade e competência dos brasileiros", disse. Contudo, enfatizou que não há tempo a perder, para que a GM, como todas as empresas instaladas no Brasil, possam "alavancar essas vantagens, para lutar contra as desvantagens".Entre elas, Ray Young listou as principais que travam o nosso desenvolvimento: elogiou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas lamentou a lentidão na tomada de decisões na implementação de programas para eliminar gargalos de infra-estrutura, sobretudo nas áreas de portos, aeroportos, estradas e ferrovias.



"Temos tempo para reagir e ganhar a concorrência global com qualidade, competitividade e atendimento", avaliou.Young, em bom português, adquirido em pouco mais de três anos no Brasil, criticou a burocracia, e a falta de um ambiente propício para os negócios, já que o custo logístico ainda é bem mais elevado do que nos paises do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). "Enquanto não concluímos o Rodoanel aqui, foram feitos seis anéis viários em torno da cidade, na China, para receber as Olimpíadas em 2008", comparou.



Também alertou: a quantidade e complexidade do nosso sistema tributário "torna o departamento de planejamento de impostos tão importante como o de vendas". Exemplificou: um carro brasileiro embute mais de 30% de impostos, contra 6% nos EUA e 15% na Europa e China. Chegou a sugerir uma parceria entre governo, sindicatos e empresas "para elaborar um plano nacional de competitividade".Soma-se a isso o desafio da educação. Avisou que a quantidade de profissionais qualificados está limitada. "Temos profissionais de talento, mas é preciso focar na educação se queremos responder ao crescimento", salientou.



A melhora do risco Brasil, a obtenção do "investiment grade" e os bons ventos da economia mundial vão ajudar o Brasil a receber mais investimentos. Apesar disso, projetou que se o País crescer a 5% ao ano, pouco em comparação aos seus concorrentes, o setor automobilístico deverá crescer o dobro, chegando a produzir quatro milhões de veículos. Alencar Burti, presidente da ACSP, observou que os planos da GM mostram confiança no Brasil. "Isso trás também um alerta: que precisamos nos mobilizar para mostrar (ao governo) o que queremos e trabalhar mais pelo País". Líderes do setor automobilístico participaram do evento.

REGISTRO FOTOGRÁFICO de eventos especiais

Jornalista $ônia Puxian e o presidente Lula por ocasião do lançamento do PAC em Campo Grande - MS, no dia 31 de julho de 2007
Jornalista $ônia Puxian é homenageada na Câmara Municipal de São Paulo pelos relevantes serviços prestados à comunidade, no mundo da informação. O bispo de Olinda Dom Ismael Nunes, vindo especialmene para a solenidade, procedeu à entrega do certificado, no dia 12 de fevereiro de 2004 Jornalista $ônia Puxian e o governador de Mato Grosso do Sulk, André Puccinelli na vinda do presidente Lula à Campo Grande, no dia 31 de julho de 2007
Prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho e a jornalista na abertura do X Salão de Presentes de Natal da BPW - Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais/CG, no dia 10 de novembro de 2006
Nilda Coelho, a jornalista e o ex senador Lúdio Coelho no 7o Leilão de Gado Mulher BPW, no dia 15 de março de 2007, no Tatersal de Elite da Acrissul - Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul


PRESIDENTE LULA traz investimentos do PAC à Campo Grande


Presidente Lula destacou a importância de priorizar a atenção às comunidades carentes


Ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef anunciou o PAC
O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli ao lado do presidente Lula e demais autoridades






Campo Grande recebe R$345,3 milhões de reais

O Clube Estoril ficou pequeno para acolher as centenas de convidados especiais na recepção ao presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebido pelo governador André Puccinelli. O dia 31 de julho marcou o calendário de grandes eventos da cidade ao receber investimentos da ordem de R$345,3 milhões de reais, referentes ao PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. O programa, que tem como prioridade: a ampliação do sistema de esgotamento sanitário; proteção ambiental do Pantanal; ampliação do sistema de abastecimento de água; remoção de moradias localizadas em bacias de córregos e áreas de risco, foi anunciado pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, na abertura da solenidade.
Autoridades marcaram presença no evento, entre elas: o ministro das Cidades, Márcio Fortes, o presidente da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos; deputado federal, Nelson Trad, os prefeitos de Campo Grande, Nelson Trad Filho; Corumbá Ruiter Cunha; Dourados, Laerte Tetila; presidente do Tribunal de Justiça – MS, João Carlos Brandes; senadores Walter Pereira, Delcício do Amaral.

BUROCRACIA



Durante o pronunciamento do presidente Lula ficou muito claro que a união entre todos os partidos é de fundamental importância. Não se deve misturar as coisas. Ele frisou também que a atenção para com a população carente é prioridade nos seu Governo.
Apesar de ter momentos de alegria e tristeza, e momentos onde a vontade de desistir de tudo também passou por sua cabeça, lembrou que muitas vezes o que falta nem é o dinheiro, mas a estrutura funcional da burocracia e da legislação, que não permite que as coisas aconteçam.

PARTIDOS
O presidente Lula disse que o PAC é um gesto de educação civilizada da política. E questionou: “Eu duvido que tenha um prefeito desse Estado, ou de qualquer Estado do Brasil, que um dia tenha ouvido de minha boca a pergunta: ‘A que partido você pertence’”. Reconheceu que falta muita coisa ainda por fazer, mas que é preciso aproveitar ao máximo esse momento que o Brasil está vivendo, onde a economia atravessa um período de robustez.

DESABAFO
O presidente falou que está pagando uma dívida que os governantes brasileiros contraíram durante anos, com a parte mais pobre da população brasileira. Pediu que a imprensa noticie também, que o índice de mortalidade infantil nas comunidades indígenas de Dourados diminuiu em 82%, para que as pessoas saibam que a situação melhorou. Em 2004, 2005, foi veiculada a notícia do grande número de mortes entre as crianças daquela região.

MUDANÇA

Pobre só é tratado com decência nas vésperas de eleições, lembrou o presidente. Essa é a realidade brasileira. E questionou: “Qual é o legado que nós queremos deixar para nosso filhos e nosso netos. È a mesma coisa, ou vamos mudar?”. E finalizou: “O PAC é o começo da mudança”.

UNIÃO
O prefeito Nelson Trad Filho lembrou a frase do presidente: “Um Governo pode tomar a iniciativa, pode criar os meios, mas para que qualquer projeto tenha amplo sucesso é preciso o engajamento de todos”. E destacou: “Em Campo Grande nós entendemos que um governante isoladamente também nada pode fazer, por isso o nosso lema é: “Campo Grande é a gente que faz!”.

terça-feira, 24 de julho de 2007

PRIMEIRA LOJA MAÇÔNICA DE CG agora é patrimônio histórico

Prefeito de Campo Grande - MS, Nelson Trad Filho assina o documento de tombamento do prédio


Governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli
Deputada estadual Celina Martins Jallad, que propôs o tombamento do prédio
O historiador Hildebrando Campestrini recebe a medalha constitucionalista
Arquiteto Leandro Puxian; presidente do Tribunal de Justiça - MS, João Carlos Brandes; governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli e autoridades militares


MOMENTO HISTÓRICO
Campo Grande viveu um momento histórico e único, no dia 11 de julho. O acontecimento de fundamental importância para a História do Estado ficou gravado na memória de todos que dele participaram: o tombamento do prédio da Loja Maçônica Oriente Maracajú, localizado na Avenida Calógeras, no centro de Campo Grande, por proposição da deputada estadual Celina Martins Jallad. A abertura oficial da solenidade foi feita pelo venerável da Loja Maçônica, Ciro Yonamine.
Com o prédio devidamente inscrito nos respectivos Livros de Tombo do Estado, passa a ser proibida a sua demolição, destruição ou mutilação, ampliação, modificação da fachada e do telhado, e reforma de piso, sem prévia autorização da Secretaria de Estado de Cultura.


HISTÓRIA VIVA
O prefeito Nelson Trad Filho assinou o decreto de tombamento do prédio da Loja Maçônica Oriente Maracajú, e destacou: “Declarar um prédio como parte do patrimônio histórico é muito importante porque chama a atenção da população e relembra a todos nós uma parte da história que permanece viva e está presente entre nós. Por aqui passaram pessoas ilustres que ajudaram a contar sobre esse movimento que, mais tarde, inspirou a criação do Estado de Mato Grosso do Sul”.
Com a assinatura, o prédio passa a ser declarado bem de interesse histórico e cultural, integrando-se às comemorações da luta pela democratização do país e, também, garantia dos valores dos homens e das coisas que fizeram a história sul-mato-grossense. (CG Notícias)

MATO GROSSO DO SUL
“No dia nove de julho de 1932, começava em São Paulo a Revolução Constitucionalista, apoiada pelo sul de Mato Grosso, cujas lideranças instalavam no dia 11 de julho de 1932 neste templo maçônico, o governo do Estado de Maracajú. Esta foi a primeira tentativa concreta de autonomia do sul. Essa epopéia cívica de redemocratização do país durou apenas 82 dias, mas ganhou força suficiente para, meio século após, fazer surgir o Estado de Mato Grosso do Sul”, explicou o historiador Hildebrando Campestrini, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul. (CG Notícias)


ENTREGA DE MEDALHAS
Ainda durante a noite de festa, a Loja Maçônica entregou 16 medalhas constitucionalistas para homenagear autoridades locais, como o prefeito Nelsinho Trad, o governador André Puccinelli, os presidentes da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos, da Câmara Municipal, Edil Albuquerque, do Tribunal de Justiça, João Carlos Brandes Garcia, oficiais do exército entre outros. As medalhas foram entregues pelo veterano do movimento Constitucionalista, Agostinho Alves da Mota, sob os acordes do hino de Mato Grosso do Sul executado pela banda do Exército.
A noite de festa reuniu autoridades de todas as esferas de governo, além de representantes de instituições, líderes da sociedade civil e veteranos do movimento constitucionalista.
(CG Notícias)

10º IMÓVEL TOMBADO
O prédio da Loja Maçônica ocupa, agora o décimo imóvel tombado na Capital, entre o que já estão documentados como patrimônio histórico, como o Obelisco, o Museu José Antonio Pereira, a Morada dos Baís, o Monumento símbolo da UFMS (paliteiro) entre outros. (CG Notícias)

ARREPIOS
Para mim que pude presenciar um ato de significante importância como esse, não restou outra alternativa senão conter os arrepios que me percorreram a alma e fizeram estremecer a emoção da cabeça aos pés.
Eu sempre valorizei a Cultura, a tradição de um povo e tudo o que se refere à sua manifestação e continuidade. E nesse dia pude participar ao vivo, de uma cerimônia que se perpetuará na lembrança de minhas ricas experiências vividas ao longo da carreira jornalística.

COLUNAS
A imponência do Templo Maçônico, o requinte das colunas geometricamente distribuídas pelo espaço majestoso do ambiente, os degraus que levam ao plano mais alto onde se sentam as autoridades, a pintura no teto fazendo alusão ao céu, definem a seriedade e o respeito que se deve ter ao adentrar um local tão sério, que guarda histórias muitas vezes não reveladas...

DR WILSON BARBOSA MARTINS
A presença do ex-governador Dr. Wilson Barbosa Martins, que também recebeu a medalha constitucionalista, valorizou ainda mais a importante celebração.
Tudo muito bem planejado e preparado para que o acontecimento fosse devidamente registrado. E assim foi...
Na esquina da Avenida Afonso Pena com a Avenida Calógeras já se percebia uma movimentação diferente, com o trânsito semi fechado através de cordas de isolamento, para receber os convidados especiais frente à Loja Maçônica.

11 de JULHO DE 1932
O ar de festa e celebração já tinha início na entrada, onde foi descerrada a fita que deixou à mostra a placa com os dizeres: “NESTE PRÉDIO, EM 11 DE JULHO DE 1932, POR OCASIÃO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA, FOI INSTALADO O GOVERNO DO ESTADO DE MARACAJÚ”. Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul

domingo, 8 de julho de 2007

Dr. Wilson Barbosa Martins comemora 90 anos de vida

A deputada estadual Celina Martins Jallad comemora feliz ao lado do pai
Familiares reunidos festejam a data especial
O bolo presta uma homenagem ao homem intelectual voltado à cultura
Presidente do Tribunal de Justiça - MS, João Carlos Brandes Garcia e sua esposa, a advogada Maria Rita
Dr. Wilson Barbosa Martins e a jornalista $ônia Puxian



Faltam palavras para definir a grandeza de emoção que fluiu na festa de aniversário de 90 anos do ex-governador Dr. Wilson Barbosa Martins, no Buffet Grand Mére. O salão devidamente decorado recebeu grande número de convidados especiais, familiares e amigos, para celebrar a importante data.


Importante por comemorar mais um ano de vida bem vivida e digna de reconhecimento pelos méritos de um grande homem que faz parte da História de Campo Grande.
Seus passos de empreendedor e vencedor traçaram caminhos de glória por onde hão de passar os seguidores de seus ensinamentos.


A nobreza de seus ideais espelha a figura de um homem de garra e caráter, que ficará perpetuada na memória de todos que o conhecem.
Parabéns Dr. Wilson! Que os seus sonhos continuem se concretizando ao longo de sua caminhada... O senhor é exemplo de vida!

VICTÓRIA BRAUN troca de idade


Victória ladeada pelo esposo João e as filhas

A renomada artista plástica Victória Braun, também reconhecida no exterior, comemorou mais um ano de vida, no dia 23 de junho.

Muito luxo e requinte marcaram o encontro com dezenas de convidadas especiais, na tarde de sábado, no seu luxuoso apartamento. Os doces de dar água na boca foram confeccionados com muito amor e carinho pela aniversariante, que não mediu esforços para que tudo saísse da melhor maneira possível. E assim aconteceu... A arte também esteve presente na culinária impecável da aniversariante.

FELICIDADES e muitas alegrias.

domingo, 24 de junho de 2007

"Graal das Metáforas" é o novo livro de Rubênio Marcelo













Com o amplo Teatro Fernanda Montenegro (MACE) literalmente lotado, aconteceu, na noite de 05/06 p.p., em Campo Grande, o lançamento do Livro “Graal das Metáforas” do escritor Rubenio Marcelo. Foi um evento brilhante em todos os aspectos e digno de entrar para os anais da Literatura no Estado. Com as presenças de acadêmicos, poetas, escritores, jornalistas, convidados, e inúmeras autoridades de diversos segmentos da sociedade, a concorrida solenidade cultural foi coroada de pleno êxito. Os trabalhos de apresentação da pauta foram conduzidos pelo Cerimonial da UNIDERP.

Com prefácio do acadêmico Jorge Antonio Siufi, apresentação da acadêmica Enilda Mougenot Pires, além de comentários/"orelhas" de José Pedro Frazão e Ronaldo Cunha Lima, e posfácio de Adelaido dos Anjos, “Graal das Metáforas” - publicado com todos os padrões de modernidade pela Editora Viena (SP) - é o sétimo livro do acadêmico e poeta Rubenio Marcelo, que é também Secretário-Geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. A obra apresenta belíssimos sonetos e outros poemas da fase atual de produção do autor.

Falando sobre este novo livro de Rubenio Marcelo, a ilustre escritora e acadêmica Maria da Glória Sá Rosa (Profª Glorinha) enfatiza: “Rubenio Marcelo envereda por novos caminhos, surpreende o leitor com uma linguagem enxuta em que o uso de símbolos dá nova cor e brilho às idéias e sensações que ressurgem no espelho mágico da poesia”.

Reginaldo Araújo, presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, ressalta: “Ler poemas e sonetos de Rubenio Marcelo é ouvir a voz da natureza rindo e cantando”. A acadêmica e professora Raquel Naveira afirma, na obra: “Rubenio Marcelo deseja saciar a sede de beleza nas sagradas águas da Poesia e nos oferece a taça como novo cavalheiro do rei Artur. Seu trabalho poético traduz assim a eterna busca de si mesmo e do Ideal literário”.

O sonetista Geraldo Ramon Pereira assevera: “É admirável a arte com que o poeta Rubenio Marcelo consegue dosar, numa mesma poesia, o lógico e o incerto, o real e o imaginário, o racional e o subjetivo... Resultando daí uma química emocional que arrebata e transcende prazerosamente o leitor”.

O renomado poeta Ronaldo Cunha Lima, da Academia Paraibana de Letras, afirma, em seu comentário: “Ouvir Rubenio Marcelo, assim liberto em livro, é como escutar cantigas do vento à beira-mar, apascentando os olhos da gente com a sutilidade de seus versos”.

Já o acadêmico poeta Guimarães Rocha destaca: "Com forte linguagem de comparação, ora dialética, ora tensional ou distendida, Rubenio Marcelo lembra, às vezes, na ânsia libertária, o mais vibrante de todos os poetas brasileiros, o baiano abolicionista Antônio de Castro Alves, outras o pernambucano Manuel Bandeira, usando o verso livre, mas também as formas fixas da arte poética".

Em Campo Grande a obra pode ser adquirida nas Livrarias Lê (Shopping e Rua Antº Maria Coelho), Livraria Espaço Vip (Aeroporto), ou na própria Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.
Fonte: site da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Papa Bento XVI envia benção especial nas Bodas de Ouro de Madalena e João

Foto: $ônia Puxian
50 ANOS

Simplesmente sensacional! Se eu buscar palavras para definir a grandeza da celebração das Bodas de Ouro de Madalena e João Behisnelian, nem assim eu vou conseguir traduzir tudo o que aconteceu... A festa reuniu mais de 600 convidados especiais nos salões nobres do Terraço DASLU, em São Paulo, no dia 6 de maio. A começar pela cerimônia de renovação de votos da união do casal, realizada por Dom Vartan Waldir Boghossian, bispo exarca do Exarcado Apostólico para os fiéis de rito armênio residentes na América Latina e México, até os vários shows oferecidos aos convidados, muitas atrações mexeram com a emoção dos presentes.

MARCHA NUPCIAL

O inicio da cerimônia, com a entrada do casal, filhos, noras e netos ao altar, para a bênção das alianças, foi feito ao som de violinos tocando a Marcha Nupcial. A emoção tomou conta dos convidados. Lágrimas furtivas rolaram despercebidamente... Uma bênção especial do papa Bento XVI foi enviada ao casal, diretamente do Vaticano, lida pelo bispo exarca Dom Vartan Boghossian a todos os presentes.

ROSAS E ORQUÍDEAS

O cardápio especial selecionou o que há de melhor na culinária exótica, alem da variedade de sobremesas e doces finamente confeccionados para agradar ao mais requintado paladar. Tudo isso oferecido dentro do mais selecionado ambiente, decorado por flores naturais com destaque para as rosas e orquídeas, não só nas mesas, mas em todo os salões. Por entre as colunas interligadas por arcos que decoravam o suntuoso hall de entrada, muito requinte e bom gosto envolviam a todos que chegavam. A grandeza dos ambientes dava um ar de majestade a cada passo, destacando a nobreza do estilo neoclássico do prédio.

FESTA TOTAL

No embalo das surpresas que aconteciam a cada momento, muitos shows agitaram os convidados. Um conjunto armênio e o cantor vindos diretamente de Buenos Aires apresentaram lindas canções armênias; um casal de dançarinos de tango, também vindos de Buenos Aires, fez uma apresentação de tirar o fôlego, além de dançar com o casal Madalena e João e os presentes. Isso foi só pra começar. Teve também a apresentação de dança do ventre com a bailarina vinda também de Buenos Aires, que dançou com musica ao vivo, e é claro, dançou com o dono da festa, que deu um show à parte.

SIDNEI MAGAL

Para esquentar ainda mais o ambiente e dar continuidade ao espetáculo, foi anunciado em grande estilo, a apresentação do cantor Sidnei Magal. Luzes, câmera, ação, fumaça e a entrada triunfal do cantor. Os convidados se aproximaram do palco para cantar e vibrar bem próximos a ele... A energia positiva tomou conta de todos... Como se não bastasse o casal foi convidado a subir no palco e dançar ao lado de Magal. Mais empolgação...

TAMBORES

Após a apresentação do cantor entrou um grupo de Tecno Samba, que deu seqüência à agitação dos convidados, no ritmo quente de tambores e tamborins... A cada momento nova surpresa e mais empolgação. É claro que as havaianas estiveram presentes e foram distribuídas aos convidados, com as iniciais do casal gravadas em dourado. Tudo deslumbrante!

FESTA VIVA

Como vocês viram, o tempo se perdeu em meio a tanta festa e animação, e nem percebeu que passou. Quando olhei para o relógio já eram nove horas da noite e a festa ainda não havia terminado. Vale lembrar que foi almoço! E inesquecível... Ficou gravado na lembrança de todos. OPS! A festa ainda não acabou, ela continua viva pulsando em nosso coração... (Este texto foi publicado no jornal Folha do Povo)

Madalena e João foram abençoados


Foto: $ônia Puxian

Convidados especiais lotam o Terraço DASLU

Foto: $ônia Puxian

Madalena e João brindam a data especial

Foto: $ônia Puxian